Repleta de símbolos passados de geração em geração, a oliveira era respeitada como uma árvore sagrada desde a Grécia Antiga. Símbolo de fertilidade e paz, a planta está presente na mitologia grega, sendo consagrada aos deuses Minerva, Júpiter e Apolo. Sua grandiosidade simbólica não para por aí.
A oliveira, cuja designação científica é olea europaea, é uma árvore mítica, intimamente ligada à história, à tradição e à cultura dos povos do mediterrâneo. É símbolo de paz, sabedoria, abundância e conquista.
Referência: Salmo 128:3: “A tua mulher será como a videira frutífera no interior da tua casa; os teus filhos como plantas de oliveira ao redor da tua mesa.” Neste salmo, a oliveira é usada como um símbolo de bênção e prosperidade, associada à imagem de filhos saudáveis e abundância familiar.
[ Botânica ] Árvore (Olea europaea) da família das oleáceas, de folhas perenes acinzentadas, cujo fruto é a azeitona (ex.: o ramo de oliveira é símbolo da paz). Origem etimológica: latim [arbor] olivaria, árvore da azeitona, feminino de olivarius, -a, -um, relativo a azeitona.
Três árvores que nos ensinam nas escrituras - Estudo Bíblico - Oliveira - Videira - Figueira
O que significa ter uma oliveira?
Símbolo de fertilidade e paz, a planta está presente na mitologia grega, sendo consagrada aos deuses Minerva, Júpiter e Apolo. Sua grandiosidade simbólica não para por aí.
Em todos os termos terás oliveiras; porém não te ungirás com azeite; porque a azeitona cairá da tua oliveira. Porque, se tu foste cortado da natural oliveira brava e, contra a natureza, enxertado na boa oliveira, quanto mais esses, que são naturais, serão enxertados na sua própria oliveira!
Qual é o significado espiritual do ramo de oliveira?
O ramo de oliveira é um símbolo de paz e vitória associado aos costumes da Grécia antiga e relacionado com súplicas aos deuses e pessoas no poder. É encontrado na maioria das culturas da bacia do Mediterrâneo e tornou-se associado à paz no mundo moderno.
Deus viu que a cristandade (a oliveira original, formada tanto por israelitas como por gentios) corrompeu-se, mas as raízes ainda estavam boas. Os ramos naturais que foram dispersos também se corromperam. Deus e Seus servos restauram a pureza da vinha.
É da azeitona que é extraído o azeite. Logo, pense na decepção de quem olha para uma oliveira tão bela esperando que, ao prensar da azeitona, jorre o azeite. É justamente o que não acontece! Está enxergando na oliveira, tem jeito de que possui azeite, mas quando o aperto vem, o produto mente.
As oliveiras são árvores resilientes - como o povo de Israel! Longevidade!! Para os Gregos era um de seus meios económicos, pois a Grécia não tinha um solo bom para cultivo, daí a oliveira ser símbolo de prosperidade.
Disse-lhes: «Por que dormis? Levantai-vos e orai, para que não entreis em tentação». Quando o véu das sombras desce sobre Jerusalém, as oliveiras do Getsémani parecem-nos reconduzir, ainda hoje, com o sussurrar das suas folhas, àquela noite de sofrimento e de oração vivida por Jesus.
Na bíblia, o trigo é símbolo da prosperidade, da abundância, da fertilidade e da riqueza. Ele também simboliza sucesso no trabalho e conquistas na vida, representa autoridade e governo e colheita farta.
Esta é a parábola da oliveira. Romanos 11.17: “tu, sendo oliveira brava, foste enxertado em meio deles e te tornaste participante da raiz e da seiva da oliveira.”
Suas folhas em formato de coração também estão associadas ao amor, paixão, abundância e renascimento. O empreendimento foi projetado com toda atenção, para preservá-la em suas condições naturais, além de criar um espaço de conexão com a natureza para os futuros moradores do Solar!
De Sião o Senhor te abençoará; verás a prosperidade de Jerusalém por todos os dias da tua vida, e verás os filhos de teus filhos. A paz seja sobre Israel.” O Salmo 128 fala sobre a benção para a família que teme a Deus.
A Oliveira é um símbolo de paz, fertilidade, sabedoria, prosperidade, saúde, sorte, vitória, estabilidade e tranquilidade, sabia? 🌳 Uma escultura viva que já viveu muita história e que pode viver ainda mais! É uma planta que impressiona tanto por seu simbolismo como pelo seu aspecto ornamental DIVINO!
Na Bíblia, a figueira, a videira e a oliveira carregam profundas lições espirituais. Cada planta revela aspectos sobre a relação entre Deus e Seu povo, representando prosperidade, juízo, unção e dependência divina.
A oliveira, como símbolo de Israel, vem na parábola apresentada por Paulo em Romanos 11.17-27. Os judeus são a boa oliveira (v 24), os gentios são a oliveira brava ou zambujeiro (v 17).
Vocês, os não judeus, são como aquele galho de oliveira brava que foi cortado e enxertado, contra a natureza, na oliveira cultivada. Os judeus são como essa oliveira cultivada. Portanto, para Deus será muito mais fácil enxertar de novo, na própria árvore deles, esses galhos quebrados.
Esta árvore traz muito mais em si do que podemos imaginar, representa prosperidade e paz. Veja os principais motivos para usar uma Oliveira em seu jardim: BELEZA: As oliveiras são plantas belíssimas. Suas inflorescências aparecem na primavera e sua polinização é feita pelo vento.
Na Bíblia, o azeite carrega um profundo significado espiritual, representando o Espírito Santo. Ele foi usado para consagrar sacerdotes, reis e profetas, como no momento em que Samuel tomou o chifre do azeite e ungiu a Davi (1 Samuel 16:13), simbolizando a união dele com Deus.
Relevância e protagonismo não dependem de aparência, de holofotes ou aclamação. A discrição é uma virtude dos sábios. 2. A lição da PERENIDADE – A videira, também frequente no texto bíblico, tem uma vida produtiva relativamente curta, entre 20 e 40 anos, enquanto uma oliveira pode dar frutos por milhares de anos.
🌿 O ramo de oliveira tem por significado um desejo de paz, sucesso e prosperidade. Simboliza ainda abundância e purificação – sendo uma promessa de dias melhores no futuro.
O que significa ser como uma oliveira verdejante na Casa de Deus?
Em suma, ser uma oliveira frondosa na Casa de Deus é estar arraigado, sempre firme em Cristo; é ser capaz de produzir o azeite de um perfeito adorador; é alimentar aos famintos com o pão da vida; e, por fim, é iluminar Cris- to em todos os lugares onde estiver, começando pela sua própria casa. Que Deus vos abençoe!