As placas para bruxismo, também conhecidas como placa de mordida ou miorrelaxante, são feitas de dois materiais: acrílico e silicone. Elas são feitas sob medida para ter o formato exato da sua arcada. As placas são removíveis e têm como função proteger os dentes contra os atritos causados pelo bruxismo.
Ao impossibilitar o contato traumático entre as arcadas dentárias, que ocorre de forma involuntária e mais intensa durante o sono, a placa para bruxismo reduz progressivamente os estímulos musculares de ranger e apertar os dentes – características do bruxismo. É o que se chama de desprogramação neuromuscular.
11. Por quanto tempo precisarei utilizar a placa? Não existe tempo de tratamento protocolar para o bruxismo. Em tese, o uso da placa miorrelante deve acompanhar o indivíduo por toda a vida.
O princípio de funcionamento da placa para bruxismo é a desprogramação temporária do reflexo neuromuscular de ranger e apertar os dentes. A forma como ela consegue isto é através do bloqueio do contato e do encaixe entre os dentes, que ocorre de forma involuntária, principalmente à noite.
Se você sentir dor ou desconforto, consulte seu dentista para ajustes. Posso falar normalmente usando a placa de bruxismo? No início, pode ser difícil falar normalmente. Com o tempo e prática, a maioria das pessoas se adapta e consegue falar com mais facilidade.
PLACA DE BRUXISMO: PRINCIPAIS INDICAÇÕES (com o Dr. Ramiro Murad)
Como fica a boca com a placa de bruxismo?
No entanto, caso o paciente não receba o tratamento adequado, com uso constante da placa de bruxismo, o problema pode resultar em dentes soltos e desgastados, além de deixar a região da gengiva dolorida, comprometendo a função e a estética do sorriso.
Esta, por sua vez, poderá ser tanto de acrílico quanto de silicone. O preço médio da placa de acrílico é de R$ 500,00 enquanto a de silicone custa em média R$ 250,00.
Segundo o profissional, a placa de bruxismo quando iniciada e confeccionada da maneira correta tende a causar incômodos mínimos. Por esse motivo, ele reforça: “é importante procurar um especialista em DTM para um diagnóstico correto e condução do tratamento”.
Não coma ou beba com a placa na boca: alimentos e bebidas podem manchar ou danificar a placa de bruxismo. Retire a placa antes de comer ou beber; Leve a placa sempre que for ao dentista: o seu dentista pode ajudar a avaliar a eficácia da sua placa de bruxismo e fazer ajustes necessários.
A moldeira de clareamento é feita a partir de um molde da arcada, para que a colocação seja perfeita e não machuque. O material usado é o silicone. A recomendação é utilizar diariamente, por um tempo determinado, de acordo com o produto indicado, para bons resultados.
Alívio: como a placa de bruxismo reduz os sintomas
Uma maneira de avaliar se a placa está funcionando é observar se ela está contribuindo para a redução dos sintomas do bruxismo. Isso inclui a diminuição da dor facial, das dores de cabeça, do desgaste nos dentes e da tensão na mandíbula.
Prevenção de estresse: Uma das principais causas de bruxismo é ansiedade, portanto, o seu dentista pode aconselhá-lo a utilizar um ou mais métodos de relaxamento em casa, como meditação ou, em alguns casos, aconselhamento de um profissional, para você relaxe e pare de apertar sua mandíbula.
A placa rígida, confeccionada em acrílico ou policarbonato, é uma estrutura resistente que não apresenta deformações durante o uso. Com um ajuste mais preciso, que não se altera com o tempo de uso, é a mais utilizada e também a mais indicada no tratamento a longo prazo do bruxismo.
Para limpar com limpador de dentaduras, as pessoas devem enxaguar a placa anti bruxismo e deixá-la de molho no limpador de dentaduras por cerca de 20 minutos. Após retirá-la, deve-se esfregar suavemente com uma escova de dentes macia.
Devido a fricção que ocorre, as placas de silicones podem rasgar mais facilmente e por ser macia, a placa de silicone pode estimular o apertamento dos dentes e aumentar o bruxismo. Além disso, o uso prolongado da placa de silicone para bruxismo pode causar mau hálito.
Qual a diferença entre placa de bruxismo e placa miorrelaxante?
A placa miorrelaxante, também chamada de placa para bruxismo, é um dispositivo móvel para encaixar nos dentes. É indicado como coadjuvante no tratamento do de distúrbios na articulação da boca ATM (placa de bruxismo), principalmente para minimizar os efeitos negativos do distúrbio sobre os dentes e suas estruturas.
Tendo em vista que os surtos de bruxismo geralmente ocorrem no período da noite, geralmente a indicação é que o uso da placa seja feito sempre durante o sono. Contudo, em casos mais complexos e diante do período em que as crises são mais intensas, o uso também pode ser feito durante o dia.
O tratamento mais prevalente é a indicação da placa inter-oclusal, entretanto, o SUS ainda não consegue oferecer recursos para que todos os profissionais possam confeccionar este dispositivo, sendo necessário o encaminhamento ao serviço particular.
Além disso, há uma média de tempo para realizar a troca da placa, sendo o período entre 6 a 12 meses. Essa troca é necessária devido à força que o paciente faz sob os dentes, pois como o bruxismo tem a capacidade de destruir os dentes, essa força exercida na placa também pode deteriorá-la.
Alguns estudos sugerem que existe relação com o estilo de vida e que pessoas que sofrem de ansiedade, estresse, refluxo gastroesofágico, características do sono, como roncar e babar no travesseiro, e dificuldades de concentração nas atividades do dia a dia, seriam mais propensas a desenvolver o problema.
Estudos também afirmam que o consumo excessivo de cafeína, álcool, fumo ou o uso frequente de drogas também pode aumentar a frequência do bruxismo, tanto durante o dia quanto durante a noite. Além disso, o refluxo também pode favorecer o bruxismo.
A placa de bruxismo é recomendada para pessoas que apresentam eventos recorrentes de ranger ou apertamento de dentes, durante a noite ou em estado de vigília. Ela faz parte do tratamento desse problema e contribui para desestimular as contrações musculares.
Quando deve ser substituída? Caso tenha sido confeccionada apropriadamente a mesma placa pode ser utilizada durante todo o tratamento (aproximadamente 6 meses). Porém, se o tratamento se prolongar por mais tempo, se a placa fraturar, ficar amarelada ou com deposição de tártaro, ela deverá ser substituída.