O que é feito em uma retífica de motor?
Retífica de motor, que envolve a restauração do conjunto completo do motor, incluindo pistões, bielas, virabrequim e cilindros.Como fica o motor depois da retífica?
Após a retífica, o motor retorna praticamente novo. Afinal, suas peças foram trocadas e, assim como em um carro zero, ele ainda não se adaptou a certos movimentos. Por isso, o motor retificado precisa ser amaciado e ter troca de óleo prematuramente.Qual o valor de uma retífica do motor?
O preço da retífica completa de motor varia muito, de acordo com a especialidade de cada oficina, com a região e até mesmo com o tipo de carro. É possível encontrar esse serviço por valores que vão de R$ 2 mil a R$ 7 mil.Quantos dias o motor fica na retífica?
Com o serviço feito é quase como se o motor fosse novo. Ou seja, é preciso rodar os primeiros 1.000 km após a retífica sem abusar do veículo usando altas rotações, aquela dica típica de amaciamento. Durante esse período cheque o nível o óleo e do líquido de arrefecimento.Retífica do motor: sinais de que está chegando a hora
Qual o tempo de vida de um motor retificado?
A vida útil de um motor retificado pode chegar a 100 mil km, mas essa medida pode variar de acordo com a qualidade do trabalho de retificação e, claro, o uso e a manutenção subsequentes do veículo.Quantas retificas aguenta um motor?
A retífica do motor precisa ser feita a cada 200 mil km rodados. Isso porque, devido à alta temperatura e ao atrito das peças, o motor fica naturalmente desgastado, até o ponto em que não há outra alternativa a não ser fazer a retífica.O que é melhor retificar o motor ou comprar um novo?
Retificar o motor é o jeito mais eficiente e econômico de expandir a vida do seu automóvel e aumentar o valor na hora da revenda.O que a retífica faz no cabeçote?
A retífica de cabeçotes geralmente é feita para corrigir folgas e assentamentos. Após desmontar o componente, ele passa por um teste de pressão.O que faz fundir o motor?
Os principais motivadores podem ser a falta de óleo ou uma troca irregular do componente. Desse modo, o aquecimento do motor é consequência do contato excessivo entre os itens “secos”. Para evitar esse problema, é importante verificar frequentemente o nível de óleo indicado na vareta.Quais peças são trocadas na retífica do motor?
Retífica é o serviço realizado por oficinas especializadas, que desmontam o motor para a análise de cada componente e realizam a substituição dos itens, como bronzinas, anéis e pistões, e a usinagem de peças como virabrequim, bielas, bloco, volante, cabeçote, válvulas de admissão e escape, entre outros.Quando retífica o motor fica bom?
Em geral, a retificação é uma boa opção para seu veículo. Você terá um motor praticamente novo e o desempenho será o mesmo ou até melhor de antes de apresentar o problema.É normal baixar o óleo do motor após retificado?
Todo motor vai consumir óleo e quando passou por retífica consome até um pouco mais até o amaciamento completo. Sugiro logo a troca e depois complete normalmente. Seu motor ainda está assentando, consome óleo e desgasta um pouco algumas peças até assentar ou amaciar como dizem.Quais são os 3 principais tipos de retíficas?
Há basicamente três tipos de retificadora: a plana, a cilíndrica universal e a cilíndrica sem centros (center less). Quanto ao movimento, em geral as retificadoras podem ser manuais, semi-automáticas e automáticas.Qual a diferença entre retificar e fazer o motor?
Também conhecido como “fazer o motor”, a retífica consiste, basicamente, em desmontar o propulsor, trocar peças móveis e realizar a usinagem do bloco. A ideia é voltar às especificações de um motor novo. VEJA TAMBÉM: A incrível maracutaia do óleo grosso para esconder necessidade de retífica.Como saber se o motor foi retificado?
Como saber se o motor foi retificadoO que você pode verificar é se o propulsor está muito limpo, se o cabeçote parece ter sido “lustrado” e se nota sinais de excesso de cola na tampa do carter, que fica embaixo do bloco e onde o óleo lubrificante fica mantido.
Quais os sintomas de cabeçote ruim?
O defeito na peça pode apresentar alguns sintomas como:
- Indicação de alta temperatura no painel;
- Fumaça excessiva nos canos de escape;
- Redução rápida da água do radiador;
- Velas de ignição úmidas;
- Falhas no motor.
Quando eu sei que tem que levar o cabeçote para retífica?
Alguns sinais de que o motor pode precisar de retífica incluem o consumo excessivo de óleo, a perda de potência ou o aparecimento de ruídos estranhos. Geralmente, a retífica é feita se o motor sofrer algum dano decorrente de superaquecimento ou de falta de lubrificação.Qual o preço médio para o conserto da junta do cabeçote?
É importante destacar que apesar de algo simples, existe todo um processo envolvido nessa troca e seu custo gira a partir de R$ 150,00. Agora é que vem o problema: se você demorar para perceber o superaquecimento ou demorar para corrigi-lo, a junta queimada pode gerar sérios danos ao cabeçote e ao motor.Quanto tempo roda um motor retificado?
Falando em quilometragem, outra dúvida comum é quantos mil quilômetros um motor retificado entrega. Na prática, se tudo for feito corretamente, ele deve durar tanto quanto o motor novo, saído da fábrica. O que, nos carros a gasolina/etanol, costuma ser algo entre 200 e 300 mil km.Qual o tempo de garantia de um motor retificado?
Irrestringível, irrenunciável e inegociável. O prazo para exercício de direito de Garantia Legal dos serviços de retífica de motores, considerado como serviços duráveis, é de 90 dias, a contar da data do término do serviço e entrega ao cliente.Quanto tempo dura um motor sem retificação?
No caso dos motores Ciclo Otto (gasolina, etanol), eles começam a dar sinais de cansaço a partir de 200 ou 300 mil km. O motor diesel em geral dura mais e pode até ultrapassar um milhão de quilômetros.Como saber se a retificação foi bem feita?
Nível de óleoAssim que realizar a retífica, faça a medição do nível de óleo e, após rodar cerca de 1000 km, verifique novamente para saber se o nível está muito mais baixo. No manual do carro você pode encontrar a informação do nível aceitável.