As rosas do deserto são plantas que gostam de ambientes com ventilação natural, boa iluminação e luz solar direta ou filtrada, durante boa parte do dia, ou até mesmo em período integral.
3. Regar todo dia. A espécie não precisa ser molhada todo dia - mas também não deve ficar longos períodos sem ser receber água. "As regas variam de 1 a 2 vezes por semana, pois essa planta é capaz de armazenar água em seu caule e em suas raízes", conta a profissional.
Essa planta precisa ficar exposta ao sol por pelo menos 4 horas por dia, se isso não acontecer, não irá florescer. Então, o vaso deve ser preparado com um substrato muito arejado, porque o excesso de água nas raízes é a principal causa da morte desta planta.
Para que a floração dê certo a roseira precisa de uma boa dose de fósforo. A casca de banana pode ser muito útil nesta hora, uma vez que o resíduo é rico em fósforo. Você pode enterrar cascas de bananas picadas próximo à roseira, sem encostar no caule.
TUDO sobre a ROSA do DESERTO: Saiba como cuidar e replantar
Qual o melhor adubo para rosa do deserto florir?
O melhor adubo para rosa-do-deserto pode ser o químico, que contém fórmula equilibrada indicada. Contudo, também é possível utilizar fertilizantes naturais, que contenham vitaminas e minerais, como cálcio, potássio e fósforo. É o caso do húmus de minhoca.
A rosa-do-deserto assim plantada costuma dar flor entre um e dois anos, mas, para conquistar aquele caule grosso e sinuoso que vemos em exemplares de exposição, você terá de "trabalhar" a planta periodicamente, como um bonsai.
Se sua rosa-do-deserto não dá flor, veja se ela está recebendo sol o suficiente – não é claridade, é raio solar nas folhas o dia todo. É planta de deserto, verdim. Se ela já recebe bastante sol, tente lembrar da última vez que você adubou a moça.
Irrigação. Conforme informado anteriormente, a rosa do deserto precisa de água, então o pensamento de que só pode regar ela uma vez na semana não é correto, porém, é necessário cuidado para não encharcar o solo e prejudicar o desenvolvimento da planta. Uma irrigação correta faz com que ela permaneça bonita e saudável.
Quando recebe água em excesso o seu caudex começa a ficar mole, em alguns casos até sem chances para recuperar, então atenção aos sinais ⚠️ aperte o tronco da sua rosa do deserto, se ele estiver levemente mole, pare com a rega e deixe em um local coberto para não receber mais água da chuva, e se tiver oportunidade ...
🥰 Uma das belezas da Rosa do Deserto é o seu Caudex grosso e você pode levantar ele para ficar mais amostra e deixar sua Rosa do Deserto ainda mais bonita. Você pode fazer esse processo 1 vez por ano, e é importante que ao fazer o replante nenhuma raiz cortada fique enterrada para não proliferar fungos e bactérias.
Quantos anos dura a rosa-do-deserto? Conforme a bióloga, a Adenium obesum pode viver por décadas, até mesmo, 100 anos. Já o valor comercial da planta pode variar conforme a idade.
A planta rosa-do-deserto quando cultivada pode simbolizar gentileza, amor, clareza mental, atenção, tolerância e sucesso nos negócios. Compre produtos desta foto: Jogo de Vasos de Piso Mali - Branco - 02 Pçs.
Se você já é um jardineiro experiente, sabe que o substrato de qualquer planta precisa ser o mais próximo possível da terra onde ela é encontrada naturalmente. Sendo assim, o melhor substrato para rosa-do-deserto deve ser arenoso, com pouca matéria orgânica, já que, no deserto, esse recurso é escasso para a planta.
A adubação da rosa-do-deserto deve ser feita periodicamente para estimular a floração. É preciso usar um adubo que seja rico em potássio, cálcio e fósforo. Evite adubos que possuam muito nitrogênio, pois essa substância estimula o crescimento vegetativo da planta.
Qual o melhor lugar para deixar a rosa do deserto?
E nada de pratinho, ela precisa ficar em um local em que a água escorra bem e não fique acumulada, porque o excesso de umidade vai apodrecer a raiz da rosa do deserto e ela vai morrer. Além de prejudicar sua planta, deixar água parada também pode trazer um foco de dengue para a sua casa!
A rosa-do-deserto armazena muita água. Porém, a rega é motivo de preocupação para quem cultiva essa planta: o solo não pode ficar encharcado, mas necessita de água. Assim, para as raízes não apodrecerem com excesso de líquido, você deve optar por um vaso com alto poder de drenagem.
Posicione a planta podada longe do sol direto e depois de quatro dias, coloque-a para receber o sol da manhã. Quando notar novas brotações surgindo pode colocá-la novamente no sol pleno. As rosas do deserto apreciam muito a luz solar podendo recebê-la durante o dia todo.
Muito ativa, a piracanta magnetiza as abelhas - seus principais polinizadores - usando flores iridescentes como atrativos. O processo de polinização é encantadoramente simples: enquanto as abelhas lutam pelo néctar, elas involuntariamente transportam os grãos de pólen das anteras para o estigma da planta.
As rosas do deserto são plantas que gostam de ambientes com ventilação natural, boa iluminação e luz solar direta ou filtrada, durante boa parte do dia, ou até mesmo em período integral.
A floração costuma acontecer durante a primavera, mas a rosa-do-deserto pode apresentar flores e botões durante todo o ano, desde que seja cultivada nas condições ideais de luz, água e solo. As cores das pétalas vão dos tons mais claros aos vibrantes, por vezes mescladas e até com efeito degradê.
O mês de setembro chegou, o inverno começa a se despedir e a dar lugar à primavera. Na estação mais colorida do ano, as flores são a principal atração, especialmente as rosas, a mais popular de todas. Cultivadas desde a Antiguidade, elas possuem diversos tamanhos e cores, podendo agradar a todos os gostos.
As principais formulações utilizadas são 10-10-10 ou utilizar formulações prontas e específicas para elas. A melhor época para adubar a rosa do deserto é durante a estação de crescimento ativa, que geralmente ocorre na primavera e no verão.