Irritação, queimadura, descamação, queda de cabelo e até câncer. Esses são alguns dos inúmeros problemas ocasionados pelo uso do formol e de substâncias que podem liberá-lo em procedimentos estéticos capilares.
Como a gente já adiantou, não. A selagem verdadeira não estraga os fios e também não tem formol. O tratamento, como o próprio nome sugere, serve para selar as cutículas, restaurar fios danificados, repondo a queratina e os nutrientes perdidos. O resultado é um cabelo saudável, mais hidratado, macio e alinhado.
Entre os danos causados pelo formol para saúde podemos listar queimadura, descamação do couro cabeludo, queda de cabelo, ardência nos olhos, falta de ar, tosse, dor de cabeça, enjoo, vômito, desmaio.
- O procedimento é um pouco demorado e pode levar de duas a cinco horas; - É indicado evitar o contato com sal, cloro e até ferramentas de calor diariamente para não desgastar a queratina nos fios e diminuir o efeito do tratamento nas madeixas. Matéria publicada em 31 de Março de 2021, por Webedia.
A selagem é um tratamento de reposição de queratina
Esse procedimento nada mais é do que uma versão da cauterização e faz parte da etapa de construção do cronograma capilar. A selagem devolve a massa perdida, fortalece os fios e é uma ótima recarga de queratina para os fios. E ela não vai alisar seus cabelos!
ESCOVA PROGRESSIVA - a VERDADE que nunca te contaram!
O que agride menos o cabelo botox ou selagem?
Selagem x Botox x Progressiva
Se o intuito for alinhar as cutículas da fibra capilar e reverter os quadros de porosidade, então a Selagem é a melhor escolha. Agora, se o objetivo for reparar os sinais de enfraquecimento e deixar os cabelos mais resistentes, então vai de Botox Capilar.
Não! Ao contrário do que algumas pessoas podem pensar, a selagem capilar não favorece a queda de cabelo. Na verdade, ela pode até ajudar a reduzir esse problema. Isso acontece porque a selagem capilar fortalece os fios, tornando-os mais resistentes às agressões externas e aos processos químicos.
A selagem capilar tem alguma química? Não. Muito pelo contrário! Por ser um procedimento altamente indicado para cabelos que acabaram de passar por algum tipo de química, a selagem não possui nenhuma substância que cause esse efeito.
A selagem dura, em média, três meses, deixando o cabelo saudável e alinhado até o próximo tratamento. Mas esse intervalo pode variar um pouco, de acordo com a quantidade de lavagens. Além disso, você pode tomar alguns cuidados para aumentar a durabilidade.
É um procedimento que fecha as cutículas do cabelo, reduz volume e deixa os fios alinhados. A selagem capilar é uma ótima opção principalmente para quem tem cabelo liso natural e quer diminuir o volume das madeixas. Também faz toda a diferença para quem alisa os fios e quer prolongar o efeito da escova.
Quais os riscos do formol à saúde se inalado? Como o formol é volátil, uma maior quantidade é inalada, tanto por quem aplica como por quem se submete ao tratamento, podendo causar irritação nos olhos, nariz, mucosas e trato respiratório superior. Em altas concentrações, pode causar bronquite, pneumonia ou laringite.
A reação, na verdade, é uma maneira do organismo provocar a renovação do couro cabeludo, que acabou sendo prejudicada pelo calor intenso do secador durante o procedimento. Nos casos mais graves - que acabam gerando feridas -, esse incômodo pode estar relacionado a alergias ou efeitos colaterais do produto utilizado.
A progressiva com formol é muito eficiente no quesito alisar, pois ele altera a estrutura da fibra capilar em sua camada mais interna, de modo que o alisamento é mais duradouro, uma vez que a função inicial dele é de conservar – sendo uma substância comumente utilizada para a conservação de cadáveres para fins ...
Resposta: O uso indevido de formol em alisantes de cabelo pode causar diversos males à saúde, como: irritação, coceira, queimadura, inchaço, descamação e vermelhidão do couro cabeludo, queda do cabelo, ardência dos olhos e lacrimejamento, falta de ar, tosse, dor de cabeça, ardência e coceira no nariz.
A selagem pode ser refeita, aproximadamente, a cada 3 meses, pois esta é, em média, a duração do tratamento, podendo variar de acordo com os cuidados que foram feitos após a aplicação dos produtos, como o número de lavagens ou o contato com cloro e produtos químicos.
A selagem orgânica é uma opção mais natural e menos agressiva para quem deseja alisar os cabelos. Utiliza ingredientes naturais e livres de substâncias prejudiciais, como o formol. Essa técnica proporciona alisamento suave e redução de volume, mantendo a saúde dos fios.
A melhor solução de como tirar selagem do cabelo é cortá-lo, caso não queira esperar que saia naturalmente. Lavar os fios com shampoo antirresíduos vez ou outra também pode ajudar.
Quanto tempo o cabelo volta ao normal depois da selagem?
Cabelo com selagem volta ao normal? Sim, é natural que, após um período – três meses, aproximadamente – o cabelo perca o efeito da selagem e volte ao seu estado normal. Após esse período, pode ser necessário repetir o procedimento, caso o seu cabeleireiro de confiança considere necessário.
O botox deixa o cabelo mais alinhado e com menos volume em comparação com a selagem, mas também dura menos tempo. É um procedimento indicado para cabelos quebradiços, porosos e enfraquecidos.
Depois de fazer esse processo repetidas vezes, a massa capilar, que é composta por queratina e outras substâncias, acaba sendo removida, principalmente porque a cutícula se abre. Com pouca massa, o cabelo tende a ficar cada vez mais ralo.
A selagem capilar danifica o cabelo? Tal como referido acima, selagem capilar não provoca tanto estrago quanto alisamento, por não ser tão invasiva. No entanto, é importante perceber que em demasia pode sim danificar a sua estrutura capilar. Assim, aconselhamos uma prática não muito regular.
Irritação, queimadura, descamação, queda de cabelo e até câncer. Esses são alguns dos inúmeros problemas ocasionados pelo uso do formol e de substâncias que podem liberá-lo em procedimentos estéticos capilares.
Quanto custa fazer a selagem no cabelo? O valor do tratamento pode variar muito, de acordo com o salão, a região do país e o comprimento dos fios. Mas, para ter uma noção, pode variar entre R$120 e R$200.
Selagem capilar alisa o cabelo? Antes de mais nada, é preciso saber que a selagem não alisa o cabelo. Quem tem cabelo cacheado, por exemplo, ficará com os cachos mais abertos. Isso ocorre porque o procedimento deixa os fios profundamente hidratados, auxiliando na manutenção da estrutura capilar.