A psicoterapia oferece uma jornada transformadora de autoconhecimento, crescimento pessoal e melhoria da qualidade de vida. Ao enfrentar desafios emocionais e comportamentais com o apoio de um profissional qualificado, você pode desenvolver resiliência, equilíbrio e uma compreensão mais profunda de si mesmo.
Fazer terapia pode ser comparado a praticar exercícios físicos ou alimentar-se da forma correta a fim de alcançar o bem-estar físico. Desse modo, a finalidade do acompanhamento com um psicólogo é buscar auxílio para recuperar ou preservar a saúde da mente, isto é, o bem-estar emocional.
A terapia proporciona uma oportunidade única de autoexploração e autoconhecimento. Ao trabalhar com um profissional qualificado, os indivíduos podem compreender melhor suas emoções, padrões de pensamento e comportamento.
A psicoterapia, também chamada apenas “terapia”, é uma forma de tratamento que visa aliviar o estresse emocional, identificar as causas dos problemas de saúde mental e auxiliar o paciente a descobrir novas formas de lidar com as questões da vida, tanto boas quanto ruins.
Quando Procurar um PSICÓLOGO e Como Saber se ele Pode me Ajudar? - Série #01de10
Quanto tempo a terapia começa a fazer efeito?
A natureza da demanda do paciente também influencia o tempo para perceber efeitos. Segundo estudos, a TCC pode começar a mostrar melhorias em cinco a seis semanas para condições mais comuns — a abordagem é particularmente eficaz para transtornos como depressão, transtorno de ansiedade e fobias.
Em linhas gerais, a psicoterapia é uma forma interessante de ajudar a quem precisa melhorar aspectos emocionais e superar desafios que envolvem a saúde mental. Além disso, uma conversa humanizada com um bom terapeuta pode trazer um importante alívio nos momentos de aflição.
A terapia de suporte: ajuda você a desenvolver mecanismos para apoiar sua própria saúde mental, o que, por sua vez, pode melhorar o resto de sua vida. Com orientação, as pessoas geralmente experimentam melhora na auto-estima, melhores habilidades de enfrentamento e redução da ansiedade.
De acordo com o CFP, o objetivo da psicoterapia é promover a saúde mental e propiciar condições para o enfrentamento de conflitos e transtornos psíquicos de indivíduos ou grupos.
A terapia me ajudou a me conhecer melhor e perceber que "eu não sou o outro e o outro não sou eu". Entender e aceitar as diferenças tem me ajudado a ter mais paciência e reduzir minha ansiedade. No inicio era tudo muito confuso, eu nunca havia feito terapia, nunca havia aberto a alguém meus medos e angustias…
O autoconhecimento, então, é importante também para a pessoa realmente perceber os aspectos positivos da sua vida e se animar com eles. Além disso, ao conhecer a si mesmo, você consegue controlar melhor o que ocorre à sua volta e evita situações desgastantes.
Começar a terapia pode ser um grande passo para ser a versão mais saudável de si mesmo e viver a melhor vida possível. Por meio da terapia, você pode mudar comportamentos e hábitos autodestrutivos, resolver sentimentos dolorosos, melhorar seus relacionamentos com as pessoas a sua volta e com você mesmo.
Um dos benefícios da terapia, além de fornecer apoio para enfrentar situações e sentimentos com mais tranquilidade, é te ajudar a encontrar soluções que façam sentido para os seus problemas.
A psicoterapia tem diversas finalidades, desde te ajudar no caminho do autoconhecimento até ocupar um espaço fundamental no tratamento de transtornos. De maneira geral, a terapia serve e é importante para ajudar as pessoas a lidarem da melhor forma possível com as suas questões emocionais.
A terapia é o processo correto para trabalhar a ansiedade, depressão, estresse, luto, conflitos nos relacionamentos, autoestima baixa, desespero, e uma infinidade de problemas que, aos olhos do paciente, podem parecer não ter solução.
O que fazer quando não sei o que falar na terapia?
Se você se sentir perdido sobre o que falar, é possível fazer anotações, perguntas ou tópicos que gostaria de trazer para a terapia. Essa prática que ajuda a estruturar uma conversa e garante que você aproveite o tempo da sessão de forma mais produtiva.
Durante as sessões com o psicólogo, os pacientes são convidados a falar sobre os problemas que causam sofrimento em sua vida, como instabilidade financeira, conflitos familiares, baixa autoestima, insatisfação profissional, problemas conjugais e dilemas pessoais.
Com a psicoterapia, você começa a ver claramente vários padrões em suas percepções, sentimentos e comportamentos, para entender suas origens e por que e como estão afetando sua vida no presente. É esse entendimento que é o começo da mudança.
Inclusive, “algumas sessões de terapia são particularmente desafiadoras e podem até provocar reações físicas como dores musculares, de cabeça e de estômago, fadiga, sonolência e até dificuldade para pensar e agir”, comenta a psicóloga Márcia Zuzarte.
Se você acreditar que a relação com seu terapeuta atual não está funcionando e tentativas de comunicação não resolverem o problema, pode ser útil procurar outro profissional. Encontrar um terapeuta com o qual você se sinta confortável e confiante é fundamental para o desenvolvimento da terapia.
A terapia é um processo de médio a longo prazo onde psicólogo vai auxiliar o paciente através de questionamentos, reflexões e análises, sendo a terapia considerada a arte da escuta profunda que busca “ ouvir” as dores, dificuldades, desejos, e esperanças mais recônditas de outra pessoa, é uma verdadeira trajetória rumo ...
O terapeuta tem formação em qualquer outra área e oferece tratamento ou presta cuidados a uma pessoa com sofrimento psíquico. Já psicologo tem formação especifica, pois curso graduação em curso de psicologia e portanto tem tal titulação (diploma).
A psicoterapia pode trazer benefícios para toda pessoa que esteja passando por um momento de insatisfação, dificuldade de lidar com um relacionamento amoroso, familiar ou profissional, que tenha necessidade de aumentar o autoconhecimento ou que busque melhorar a saúde mental.