Segundo Thais Yasuda, dermatologista do Hospital Edmundo Vasconcelos, alterações na tireoide também se manifestam nas unhas. Sinais de hipertireoidismo nas unhas incluem manchas escuras, descolamento (onicólise), embranquecimento, crescimento rápido e coiloníquia (unhas em formato de colher).
A presença de rachaduras ou entalhes nas unhas é causada pelo mesmo problema que provoca fragilidade– disfunções na tireoide e baixa circulação nas extremidades. As rachaduras tendem a começar na ponta da unha e podem se estender para o restante dela, de modo que, em alguns casos, parte da unha pode se soltar.
Por isso, as principais manifestações do hipotireoidismo são cansaço, sonolência, inchaço, depressão, queda de cabelo, unhas fracas, intestino preso, esquecimento, lentificação de batidas do coração e desânimo.
Onduladas: quando na superfície da unha surgem ondulações poderá ser uma manifestação precoce de psoríase ou artrite. Curvadas: pode levar anos a desenvolver-se e ter origem numa deficiência de oxigénio que, por sua vez, pode ser causada por doença inflamatória do intestino, doença cardíaca, do fígado ou dos pulmões.
Quando sua tireoide não está funcionando bem, seu corpo avisa com esses sinais.?
Aumento ou perda de peso sem motivo aparente, queda de cabelo, unhas quebradiças, pele sem viço, sensação de cansaço contínua, entre outros distúrbios, costumam ter algo em comum: são sintomas originados na tireoide. Se você apresenta esses sinais e nunca procurou um endocrinologista, talvez esteja na hora.
TIREOIDE/ CAUSA DE QUEDAS DE CABELOS? UNHAS FRACAS e QUEBRADIÇAS? PELE RESSECADA? INCHAÇO?
Qual é o sintoma quando a tireoide está descontrolada?
O principal sintoma é o surgimento de irregularidades no pescoço. A pessoa também passa a sentir desconforto na região, falta de ar e dificuldade para engolir, além de apresentar tosse e rouquidão.
Quais são os sintomas quando a tireoide está alta?
– podem ocorrer de perda de apetite, intolerância a temperaturas quentes, intestino solto, fraqueza nos músculos, queda de cabelo, perda de cálcio nos ossos; – aumento do volume da tireoide; bócio; – insônia; – perda de peso resultante da queima de músculos e proteínas.
Unhas brancas com bordas mais escuras podem indicar problemas no fígado, como uma hepatite, que pode ser uma hepatite viral, alcoólica, por medicamentos ou até a esteatose, que é o chamado fígado gorduroso, mas não todas as unhas brancas são sinal de hepatite.
“Quando a unha tem formato de colher, por exemplo, bem arredondada, é um sinal de que a pessoa pode estar sofrendo de problemas cardiovasculares ou pulmonares, como asma e bronquite, que afetam a circulação.
Na maior parte das vezes, as manchinhas esbranquiçadas e pequenas são resultado de batidas leves que provocam pequenos traumas na matriz ungueal. Já as linhas finas e verticais (faixas hemorrágicas) são decorrentes do rompimento de vasinhos minúsculos, somem sozinhas e nem sempre são motivo de preocupação.
O hipotireoidismo é uma hipoatividade da tireoide que resulta na produção inadequada dos hormônios tireoidianos e na redução das funções vitais do corpo. A face fica edemaciada, a voz rouca e a dicção lenta, as pálpebras caem e os olhos e face ficam inchados.
Depressão, desaceleração dos batimentos cardíacos, intestino preso, menstruação irregular, falhas de memória, cansaço excessivo, dores musculares, pele seca, queda de cabelo, ganho de peso e aumento de colesterol no sangue estão entre os sintomas do hipotieroidismo.
Desânimo, cansaço e sono excessivo. Estes são alguns dos sintomas típicos do hipotireoidismo, doença que atinge a tireoide — glândula responsável por manter o equilíbrio de diversas funções do organismo.
Concentração e memória. O corpo inteiro pode ser afetado pelo mau funcionamento da tireoide, inclusive o cérebro. São frequentes casos de dificuldade de concentração, raciocínio e memória. Algumas pessoas apresentam hiperatividade, ficam muito aceleradas e não conseguem prestar atenção por muito tempo.
Quem tem hipotireoidismo também costuma ter bastante urticária (coceira). Inclusive é preciso tomar cuidado para não se machucar coçando o corpo. Mas não é só. Quem tem baixa produção de hormônios tireoidianos costuma ficar com o cabelo mais grosso, quebradiço e sem brilho.
Insuficiência renal crônica tem sido associada com várias alterações ungueais, devidas à condição renal ou ao tratamento. Unhas meio-a-meio constituem o achado mais comum. A síndrome das unhas amarelas se caracteriza por unhas amarelas, edema linfático e distúrbios respiratórios.
No caso da pigmentação branca, o tom mais claro pode indicar micoses, psoríase, pneumonia e até um quadro de insuficiência cardíaca. A carência de alguns nutrientes, desnutrição e uma dieta pobre em alimentos proteicos também provocam o quadro. "Ter a unha mais pálida pode indicar anemia também.
Segundo a podóloga Vera Lúcia Feliciano, por causa da má circulação, "os pés ficam frios e pálidos, as unhas ficam com o crescimento lento, estriadas, com distrofias, frágeis e quebradiças". Além disso, com a falta de vascularização nos pés, a sensibilidade fica comprometida.
"Você identifica que o estresse pode estar sendo o responsável pelas disfunções, pois verifica uma unha mais quebradiça, apergaminhada (enrugada) e muitas vezes com marca nas unhas, porque ela fica mais sensível aos fatores externos", explica o dermatologista Murilo Drummond, membro da Sociedade Brasileira de ...
O melanoma ungueal é um tipo de câncer de pele que se desenvolve na matriz da unha, área onde a unha começa a crescer. É considerado raro, mas é importante estar ciente dele, já que pode ser mais difícil de detectar do que outros tipos de melanoma, devido à sua localização menos visível.
Problemas na tireoide podem causar diversos sintomas, desde alterações do peso, até queda de cabelo, pele seca, alterações de humor ou dificuldades de concentração, por exemplo.
De qualquer forma, as dores oriundas da glândula tireoide costumam ser localizadas na região da glândula, na base do pescoço, e são muito menos frequentes do que outras doenças que causam dor no pescoço (como doenças de coluna ou aumento inflamatório de linfonodos cervicais).
O que causa problemas na tireoide? Hipotireoidismo e hipertireoidismo são geralmente causados por doenças autoimunes. Algumas medicações podem causar alterações na tireoide, como amiodarona, iodo, lítio e drogas para imunoterapia. Nódulo e câncer de tireoide não possuem uma causa determinada.