Para aliviar os sintomas gripais, como a tosse, tome xaropes com alho, gengibre, limão, mel ou própolis. Essas substâncias têm ação anti-inflamatória. Chás calmantes feitos com camomila, raiz de alcaçuz, ervas, alho, canela, cravo e limão, mel e hortelã, aliviam o desconforto causado pela tosse.
Manter o ambiente sempre limpo e arejado para evitar agentes causadores de alergia; Fazer o uso de chás com ingredientes que tenham propriedades calmantes, como gengibre, mel e hortelã; Evitar deitar após as refeições; Fazer inalação com nebulizador e soro fisiológico para diminuir o desconforto.
Utilizar umidificadores de ar para hidratar as vias aéreas e reduzir a irritação; Manter a cabeça mais elevada que o corpo quando for se deitar, a fim de dificultar o acúmulo de secreção.
O gargarejo com água morna e sal ajuda a parar de tossir, por ter propriedades antibacterianas, removendo bactérias que podem causar inflamação e infecção da garganta, e aliviando a tosse. Para fazer esse gargarejo, deve-se colocar uma colher de sopa de sal em um copo de água morna e misturar bem com uma colher.
Quando deitamos, a tosse pode aumentar por uma razão curiosa: a gravidade. Com o corpo na horizontal, o muco pode incomodar mais a região pulmonar. Uma maneira de amenizar essa situação é dormir em uma posição mais elevada, utilizando travesseiros para deixar a parte superior do corpo mais inclinada.
Podem ser resultados de quadros pulmonares (como a asma, por exemplo), infecções respiratórias (bronquite, pneumonia, etc), tabagismo, entre outras patologias; tosse não produtiva ou tosse seca: é aquela com pouco ou nenhum muco, que traz a sensação de que algo está preso na garganta e causa irritação.
Beber, no mínimo, 1,5 litros de água por dia, porque a água ajuda a manter as vias aéreas hidratadas e diminui a irritação da garganta; Tomar 1 colher de sopa de xarope de cenoura ou de orégano cerca de 3 vezes por dia. Estes xaropes possuem propriedades antitússicas, diminuindo os acessos de tosse.
Laringite. O nosso sistema respiratório é formado por várias estruturas, sendo uma delas a laringe. Esse “tubo”, quando inflamado, gera a doença conhecida como laringite. Essa inflamação causa irritação, o que pode levar à tosse seca persistente.
Para tratar a tosse seca, um ótimo remédio caseiro é o chá de gengibre com limão, que possui propriedades anti-inflamatórias, ajudando a reduzir a irritação na garganta e nos pulmões, além de descongestionar as vias aéreas e aliviar a tosse seca.
Quando o assunto é tosse e dor de garganta, um bastante comum, sobretudo em crianças, é enrolar em volta do pescoço um lenço ou fralda limpo embebido com álcool.
Entre as causas pode ser uma alergia causada pela exposição a algum elemento presente no ar. A tosse persistente é o sinal da presença de alguma doença, sendo as causas alérgicas as principais e mais comuns: a asma brônquica, a rinite alérgica e a sinusite alérgica.
Existem medidas simples que ajudam a diminuir a intensidade e episódios de tosse, como tomar muita água durante o dia. Chás de ervas calmantes como erva-doce e camomila também são uma boa pedida, pois auxiliam na diluição do muco acumulado e na redução da irritação na garganta.
A tosse noturna é uma defesa do organismo e tem como principal função a eliminação de elementos estranhos e secreções das vias respiratórias. Esta tosse é bastante incômoda e cansativa mas pode ser aliviada com medidas simples, como tomar um gole de água e manter a casa sempre limpa.