O que acontece com meu corpo Se eu consumir chia todos os dias?
Sim. A chia pode ser consumida diariamente e fazer parte de uma dieta equilibrada e saudável. No entanto, como acontece com qualquer alimento, a moderação é fundamental. O consumo excessivo de chia pode levar a efeitos colaterais, como desconforto gastrointestinal, distensão abdominal e gases em algumas pessoas.
Se você ainda não está convencido, saiba que a chia previne o envelhecimento precoce, afasta doenças cardíacas, controla e previne diabetes, fortalece a imunidade e ajuda a prevenir o câncer. Por conter cálcio, ela também colabora para manter os ossos e dentes mais saudáveis.
Os participantes do estudo também relataram diminuição do apetite até 120 minutos após o consumo da refeição, diferentemente dos indivíduos que não consumiram a chia, mostrando assim seu efeito no aumento da saciedade.
É verdade mesmo que tomar água com chia emagrece? A resposta é sim e não. Sim porque a chia pode ser uma aliada no processo da perda de peso, e ao mesmo tempo não porque ela não trabalha sozinha e precisa ser parte de um plano que inclua atividade física e alimentação balanceada para ter o efeito desejado.
A semente da chia (Sálvia Hispânica) mostrou- se eficaz no tratamento dietoterápico com pessoas com constipação intestinal, fato este que pode ser evidenciado nos casos estudados, que obtiveram melhoria no funcionamento do trânsito intestinal, o que comprova o grande benefício dessa semente para a saúde humana.
Coma CHIA TODOS os DIAS e VEJA o que ACONTECE no seu CORPO | 12 Benefícios Comprovados Para Saúde
O que a chia faz na barriga?
Melhora a digestão: as fibras melhoram a digestão, previnem a constipação e contribuem com um ambiente saudável para bactérias benéficas no intestino. Possui propriedades antioxidantes: a chia contém antioxidantes que combatem os radicais livres, contribuindo para a proteção das células contra danos oxidativos.
Qual é a melhor maneira de utilizar a chia para emagrecimento?
Para se obter os resultados desejados, é recomendado colocar 1 colher de sopa de sementes de chia em um copo com água, deixando descansar por cerca de 15 minutos e beber 20 minutos antes do almoço ou do jantar. Pode-se também adicionar o suco de meio limão e cubos de gelo nesta mistura para dar mais sabor.
Por ter sabor neutro, ela vai bem tanto com doce, quanto com salgado, e pode ser consumida de diversas maneiras. Uma boa pedida é adicionar a chia em sucos, iogurtes e vitaminas, pois ela auxilia na diminuição do índice glicêmico. Se o que você deseja é praticidade e sabor, por que não combinar as frutas com a chia?
Para hidratar a chia, coloque uma xícara de água filtrada para cada duas colheres de semente e deixe de molho por 30 minutos. A semente fica com uma consistência de gel. Você pode acrescentar a chia já hidratada a iogurtes e às receitas a seguir.
O fato de as fibras da chia não se dissolverem na água também ajuda a regular o colesterol. Portanto, a gordura ingerida acaba sendo eliminada nas fezes de forma natural.
Olá! Não se preocupe, consumir uma colher de chá (cheia) de chia seca sem hidratar não lhe fará mal. A chia é uma semente naturalmente rica em fibras e, quando hidratada, forma uma substância gelatinosa que pode ajudar na digestão e proporcionar uma sensação de saciedade.
A chia é uma campeã nos níveis de antioxidantes, que previnem o envelhecimento precoce e impactam no melhor funcionamento de todos os sistemas do organismo. A maior vantagem da chia em relação à linhaça é a sua durabilidade e digestibilidade.
Possui cobre e zinco ajudam na proteção da pele promovendo a formação de colágeno e livrando todo o organismo dos oxidantes que causam o envelhecimento e as doenças. Mas há algo que você tem que saber para desfrutar desses benefícios. As sementes de chia precisam ser hidratadas antes do preparo.
A quantidade diária recomendada de chia pode variar de acordo com a necessidade individual, mas, em geral, é sugerido o consumo de aproximadamente uma a duas colheres de sopa de sementes de chia por dia.
Um dos principais benefícios da chia para nossa saúde é a prevenção de diversas doenças e, dentre elas, as doenças cardíacas e diabetes são as principais. A presença do ômega 3 na composição, por exemplo, ajuda a equilibrar os níveis de pressão sanguínea que levam a hipertensão.
Além disso, alguns minerais, como, fósforo, cálcio, magnésio, selênio e certas vitaminas (B1, B2 e Niacina) também estão presentes em sua composição, se assemelhando a certas oleaginosas.
Para que serve a chia hidratada? Hidrate a chia antes de consumi-la, isso faz com que os nutrientes possam ser melhor aproveitados pelo nosso corpo, além de favorecer a saciedade e o funcionamento do intestino. A chia atua na redução da glicemia, uma vez que reduz a absorção de açúcar no intestino.
O que acontece com meu corpo se eu comer chia todos os dias?
A chia é uma semente que possui alto teor de gorduras saudáveis, vitaminas, proteínas e minerais. Entre outros benefícios, o consumo regular do alimento contribui para a saúde intestinal, o controle do peso e diminuição dos níveis de colesterol ruim.
De acordo com o professor do Departamento de Alimentos e Nutrição Mário Maróstica, o estudo também revelou que, além de reduzir a quantidade de açúcar no sangue, a chia previne doenças cardiovasculares, diabetes tipos 1 e 2, além de reduzir a incidência de mal de Alzheimer e de câncer.
A chia auxilia as funções cerebrais por conter magnésio, nutriente essencial para o pleno funcionamento do cérebro e ligações cognitivas. Além disso, a semente contém ácidos linoleico e alfa-linolênico que estão relacionados à formação das membranas celulares, as funções cerebrais e a transmissão de impulsos nervosos.