Existem várias formas de contenção e podem ser utilizadas cordas, guias nasais, esteios, cercas, piquetes, cangalhas e etc. A contenção mais simples é a da cabeça, que pode ser feita com as mãos, cordas ou cabrestos. As cercas e esteios são para evitar que o animal se mova demais e atrapalhe os procedimentos.
Cercas, seringas de vacinação, bretes, coleiras, cambões e outros artifícios limitam os movimentos dos animais e permite o seu manuseio. Cada equipamento tem uma finalidade específica e visa dar condição de segurança no trabalho.
Assim, o movimento correto é passar o braço esquerdo por baixo e em volta do pescoço para evitar a fuga. Dessa forma, torna-se mais fácil usar um cabresto, por exemplo. Os criadores e tratadores conseguem aplicar essa técnica para que, assim, seja possível dominar o cavalo e ser feito o procedimento.
De acordo com Aluísio Martins, médico veterinário e reitor da Universidade do Cavalo (UC), o ideal é começar quando os equinos chegam aos dois anos e meio para frente. “Temos cavalos de cliente que, às vezes, a gente monta mais cedo. Mas, fazendo um trabalho bem suave e tranquilo.
De forma geral, a desmama dos potros deve ser feita quando os animais estiverem com 5 meses a 6 meses de idade. Quando está na natureza, porém, a própria égua percebe o período de desmame, e nessa situação pode-se ter uma desmama mais tardia, com 8 meses ou mais.
O Dr. Renan Scarano orienta: “O processo de desmame pode ser realizado de várias maneiras, mas o método mais eficaz é o desmame gradual. Este método envolve separar gradualmente o potro da égua ao longo de um período de tempo, permitindo que eles se acostumem com a separação sem estresse excessivo."
3 - No primeiro ano de vida, o potro cresce até 88 a 90% da sua altura de adulto. Ou seja, um cavalo adulto de 1,50 metros de altura de cernelha pode atingir 1,35 metros aos 12 meses de idade.
Com o avanço da lactação a égua vai se recu- perando aos poucos; deste modo deve-se ter atenção na sua alimentação para permitir sua recuperação e uma produção adequada de leite para sua cria. Geralmente o desmame dos potros é realizado en- tre o sexto e oitavo mês de vida.
A iniciação de potros pode ser realizada a partir de 3 anos, e o processo leva no mínimo três meses. Analisamos e buscamos compreender cada um dos cavalos em ao menos três âmbitos. Primeiramente, do ponto de vista físico: conformação, desenvolvimento muscular, esquelético e capacidade aeróbica.
Quais os tipos de contenção utilizadas nos equinos?
Entre as diversas técnicas existem algumas formas como cachimbo de corda (focinho e orelhas), cachimbo alemão (corrente), cachimbo metálico, pregas cutâneas, twitch tape, peias (maneias).
Os equinos costumam expressar os seus sentimentos através de várias partes do corpo: orelhas, focinho, olhos, pernas e rabo. A quantidade de tempo que precisamos para nos tornarmos amigos dos cavalos depende da frequência e da qualidade desses encontros, assim como da personalidade e da idade de cada animal.
Muros de pedra devem ser bem planejados e definidos, uma vez que não são flexíveis. Muros de Gabião são amplamente usados para a contenção de taludes e margens de córregos. ...
Existem várias formas de contenção e podem ser utilizadas cordas, guias nasais, esteios, cercas, piquetes, cangalhas e etc. A contenção mais simples é a da cabeça, que pode ser feita com as mãos, cordas ou cabrestos. As cercas e esteios são para evitar que o animal se mova demais e atrapalhe os procedimentos.
Ajude-o com a sua calma: é preciso manter a calma para que o cavalo recobre a sua própria. Nesses momentos é preciso um manejo sensível e consistente. Tente um suplemento: mesmo com todas as tentativas pode ser que o seu cavalo necessite um suplemento calmante.
Os métodos de contenção podem ser químicos ou físicos. A con- tenção química ocorre por meio da aplicação de tranquilizantes, sedativos e anestésicos enquanto a contenção física é realizada em bretes, troncos ou empregando cordas.
O bom desenvolvimento do potro dependerá de diferentes fatores. Primeiro de tudo fatores genéticos, tais como raça, tamanho, período de gestação, peso ao nascer…, mas também fatores externos, tais como a produção de leite da égua, a dieta do potro, o cuidado e a atenção dada ao potro durante seu crescimento.
Uma vez que o cavalo atinge a idade de quatro anos, eles geralmente são considerados adultos. Enquanto algumas raças de maturação lenta continuarão crescendo, a maioria atingirá seu tamanho adulto entre quatro e cinco anos de idade. Muitos começarão a ir para a pista de provas nessa idade, entre três e quatro anos.
De fato, o cavalo dorme em pé, mas ele também pode se deitar e isso não significa que está doente. Anatomicamente, o equino consegue dormir assim devido aos ligamentos chamados suspensores do boleto. Os ligamentos são capazes de fixar as articulações das pernas, impedindo-as de se dobrarem enquanto está dormindo.
Após o nascimento, o potro pode consumir ração a partir do sétimo dia de vida. O aleitamento é ideal de quatro a seis meses de vida, mas pode ser expandido caso o animal ainda precise. Segundo Natalia, o ideal é separar a mãe do potro no momento da alimentação para maior controle do que os animais consomem.
Thompson (1995), avaliando o crescimento de potros da raça PSI, obteve valores de 70,4; 82,3 e 88,1 cm, nos machos e 69,6; 82,6 e 89,7 cm, nas fêmeas, ao nascimento, aos 6 e aos 12 meses de idade, respectivamente.
"Convergir as atenções de um potro de 30 meses, para que ele tenha interesse pelas instruções de aprendizagem, é tarefa bem mais trabalhosa do que em animais na faixa dos 48 meses", afirma Paulo Guilhon, professor do Curso a Distância CPT Doma Racional Interativa.
A maneira mais tradicional para se determinar a idade dos cavalos é sim pela observação da arcada dentária. A observação deve ser feita nos dentes incisivos inferiores, que são os dentes da frente. Os incisivos são em número de seis em cima e seis embaixo.
Os cavalos podem se reproduzir a partir dos 18 meses de idade. Mas, a gestação em equinos jovens não é recomendada uma vez que pode prejudicar o desenvolvimento da égua.