A citocinese é um processo que ocorre de maneira diferente nas células vegetais e nas células animais. Enquanto nas células animais, observa-se a formação de um sulco que leva à divisão, na célula; vegetal, o que se verifica é a formação da placa celular que se forma na região mediana da célula e cresce para fora.
A citocinese não é mais do que a divisão do citoplasma de uma dada célula de forma a originar duas células idênticas e funcionais, que ocorre no final da telofase. Forma-se um anel contráctil na célula, que comprime o citoplasma até que ocorra a separação das células.
Inicia-se na anáfase e dura até a telófase onde se dá o estrangulamento do núcleo e de toda a célula. Com a continuidade desse estrangulamento, a célula acaba por se separar completamente, o que caracteriza o fim da citocinese.
A mitose é dividida em cinco etapas: prófase, prometáfase, metáfase, anáfase e telófase. Citocinese é o processo de divisão do citoplasma. O processo de citocinese ocorre durante a anáfase e telófase, terminando após o fim da telófase.
A citocinese corresponde à divisão da célula original em duas, com idêntica composição, ficando cada qual com um dos núcleos formados e com uma porção semelhante de citoplasma e de organelos. O processo de divisão citoplasmática ou, simplesmente, clivagem celular, inicia-se ainda na anáfase.
Nas células animais e de protozoários, a citocinese ocorre pelo estrangulamento da célula na região equatorial, causado por um anel de filamentos contráteis, sendo denominado esse tipo de citocinese como “citocinese centrípeta”.
A intérfase é subdividida em: - Fase G1: as células aumentam de tamanho por conta da formação de organelas e iniciam o processo de sintetização de proteínas e produção de RNA. - Fase S: acontece o processo de duplicação e síntese das moléculas de DNA. - Fase G2: ocorre entre a síntese de DNA e a mitose.
O fenômeno conhecido como crossing over ou permutação é um dos dois processos que leva à recombinação gênica durante a meiose nos eucariontes. O segundo processo que leva a esse resultado é a segregação independente dos cromossomos.
Qual é a diferença entre cariocinese e citocinese?
Cariocinese: à divisão do núcleo celular. Consiste na última fase da mitose, que é o processo pelo qual o material genético de uma célula se divide entre duas células-filhas. citocinese: é a divisão do citoplasma e da célula toda.
A fase G0 (G-zero) é a fase do ciclo celular onde a célula permanece indefinidamente na interfase. Geralmente, células altamente especializadas como as células nervosas, encontram-se em G0. Dependendo do tipo de célula, pode acontecer uma estimulação e o retorno do ciclo celular.
Ponto de verificação G1 ou ponto de restrição: sendo um dos mais importantes, o sinal de continuidade nesse ponto garante que a célula inicie o ciclo celular. Se a célula não receber o sinal, ela permanece em G0. Ponto de verificação G2/M: responsável por promover os eventos iniciais da mitose.
A interfase consiste no período entre duas divisões celulares. É o estágio de maior atividade metabólica, quando ocorre o crescimento celular e sua preparação para a divisão celular. Essa preparação inclui a duplicação do DNA, a divisão dos centríolos e a produção de proteínas.
Prófase I – nessa etapa ocorre a condensação dos cromossomos; o sumiço temporário da carioteca; desaparecimento do nucléolo e a duplicação dos centríolos para os polos da célula. Na prófase também acontece a permuta de genes (crossing-over), por meio da troca de pedaços entre cromossomos homólogos.
As etapas da mitose são prófase, prometáfase, metáfase, anáfase e telófase. Ao fim da telófase, observa-se a ocorrência da citocinese, ou seja, a divisão do citoplasma da célula, gerando duas células-filhas. Vale destacar que essas etapas variam de um autor para outro.
A mitose e a meiose são dois tipos diferentes de divisão celular. No primeiro caso, o processo gera duas células-filhas idênticas geneticamente. Elas se desenvolvem a partir de uma célula-mãe. Na meiose, a divisão celular envolve fissão do núcleo, o que gera quatro células.
Uma única célula se divide e faz duas células, e estas duas células, em seguida, se dividem fazendo quatro células, e assim por diante. Chamamos este processo de "divisão celular" e "reprodução celular ", porque as novas células são formadas quando as células velhas se dividem.
As células vegetais possuem algumas particularidades na fase M. Sua divisão é anastral, ou seja, apesar da existência dos centrossomos e sua migração para pólos opostos, não existem centríolos e nem ásteres.
Basicamente, é dividida em quatro fases: Prófase, Metáfase, Anáfase e Telófase. Prófase: fase mais longa; os cromossomos começam a se condensar, o centríolo se duplica formando-se o fuso acromático (ou mitótico) e os ásteres; tanto a carioteca quanto o nucléolo desaparecem.
A citocinese é um processo fundamental na divisão celular, que ocorre após a fase de divisão do núcleo, conhecida como mitose. Durante a citocinese, as células filhas são separadas fisicamente, resultando na formação de duas células independentes.
Nas células vegetais ocorre a citocinese centrífuga, de "dentro para fora". Nesse caso, o complexo de Golgi origina microvesículas que se depositam na região central do citoplasma e se organizam do centro para a periferia celular, formando uma placa denominada fragmoplasto.
A citocinese centrípeta é compreendida como um processo físico, que parte da periferia da célula para o centro, de forma que a divisão citoplasmática se dê por um estrangulamento da região equatorial para a central, evidente nas células animais.