Prófase I – nessa etapa ocorre a condensação dos cromossomos; o sumiço temporário da carioteca; desaparecimento do nucléolo e a duplicação dos centríolos para os polos da célula. Na prófase também acontece a permuta de genes (crossing-over), por meio da troca de pedaços entre cromossomos homólogos.
Na mitose, a prófase caracteriza-se pela individualização dos cromossomos duplicados no interior do núcleo, pelo aparecimento do fuso mitótico e pela decomposição da membrana nuclear (carioteca) e é o início da mitose. Acontece duplicação dos centríolos e formação dos fusos e áster. É a etapa mais longa da mitose.
A Prófase I é a primeira etapa da meiose I. Nela ocorre o pareamento dos cromossomas homólogos e pode acontecer um fenômeno conhecido como crossing-over (também chamado de permuta).
Na prófase ocorrem os primeiros eventos da divisão, tais como o início da migração dos centrossomos (que se dividiram na fase S) para pólos opostos; início da desestruturação do envoltório nuclear e da condensação dos cromossomos.
→ Prófase. A primeira etapa da mitose. Nessa fase, algumas importantes modificações são observadas. Entre as alterações da prófase, destacam-se a condensação dos cromossomos, o desaparecimento dos nucléolos e o início da formação do fuso mitótico.
Prófase: inicia-se logo após a interfase, uma longa etapa na qual ocorrem aumento da célula, produção de organelas e a duplicação dos cromossomos. Na prófase, os cromossomos aumentam sua condensação, e o nucléolo, local onde os ribossomos são formados, desaparece.
A meiose I inicia-se com a prófase I, fase marcada pela condensação progressiva dos cromossomos, troca de material genético entre cromátides não irmãs, formação do fuso (feixe de microtúbulos), quebra do envoltório nuclear e início da migração dos cromossomos homólogos em direção à placa metafásica.
Quais são os principais eventos que ocorrem durante a prófase 1 da meiose?
A prófase I é a primeira etapa da meiose I, e, assim como na mitose, observa-se a movimentação do centrossomo, formação do fuso, quebra do envelope nuclear e condensação progressiva dos cromossomos.
Durante a prófase o nucléolo vai se tornando menos evidente, até desaparecer e ocorre a desintegração da carioteca (envoltório nuclear). Em torno do núcleo, organiza-se um conjunto de fibras (microtúbulos) originadas a partir centrossomos, o fuso mitótico.
O fenômeno conhecido como crossing over ou permutação é um dos dois processos que leva à recombinação gênica durante a meiose nos eucariontes. O segundo processo que leva a esse resultado é a segregação independente dos cromossomos.
Qual é a diferença entre a prófase que ocorre na mitose e a prófase I que ocorre na meiose?
Na mitose a prófase é curta, já na meiose é longa, sendo sua maior etapa. Recombinação e cruzamento – Na mitose não há recombinação, o cruzamento ocorre na prófase. Na meiose há recombinação e o cruzamento ocorre durante a prófase I.
Portanto quando se considera apenas uma célula com 2n=4, são produzidos dois tipos de gametas a cada meiose. Porém, o número de células que sofrem meiose em cada organismo é muito grande, levando- nos a perceber que haverá em um indivíduo duplo heterozigoto (2n=4), quatro tipos diferentes de gametas.
A prófase é a primeira fase da divisão celular, que acontece na mitose e na meiose, como um momento de preparação para os processos posteriores. É nesse momento que o aparelho celular que desenvolve toda a mitose entra em ação, por isso, é essencial que a prófase ocorra corretamente.
Os centrossomos ajudam a separar o DNA durante a fase M. Fase G . Durante a segunda fase de intervalo, ou fase G , a célula cresce mais, produz proteínas e organelas, e começa a reorganizar seu conteúdo em preparação para a mitose. A fase G termina com o início da mitose.
Ponto de verificação G1 ou ponto de restrição: sendo um dos mais importantes, o sinal de continuidade nesse ponto garante que a célula inicie o ciclo celular. Se a célula não receber o sinal, ela permanece em G0. Ponto de verificação G2/M: responsável por promover os eventos iniciais da mitose.
Prófase II: as células iniciais são as células haploides produzidas na meiose I. Os cromossomos condensam-se e o envelope nuclear é rompido, se necessário. Os centrossomos se separam, o fuso é formado entre eles, e os microtúbulos do fuso começam a capturar os cromossomos.
A mitose é um processo de divisão celular no qual uma célula dá origem a outras duas, as três com o mesmo material genético (e número de cromossomos). Ocorre em casos de reprodução assexuada, crescimento de organismos e regeneração de tecido.
Todo ser humano possui 23 pares de cromossomos em cada célula. Entre eles, um par de cromossomos X e Y, cuja combinação determina essencialmente o sexo da pessoa: mulheres são XX e os homens, XY. Só que o X é muito maior e contém muito mais genes do que o Y.