O que é a onda Q?
O complexo QRS representa a despolarização ventricular. A onda Q é a deflexão negativa inicial e tem duração < 0,05 segundos em todas as derivações, com exceção de V1–3, em que qualquer onda Q é considerada anormal, indicando infarto antigo ou atual.Qual o significado da presença de onda Q no eletrocardiograma?
No infarto, ondas Q podem estar associadas a ondas T verticais ou invertidas. A presença inesperada ou não explicada de ondas Q no ECG representa um importante problema clínico que pode representar, desde um resíduo de um infarto do miocárdio, até um bloqueio de ramo esquerdo.O que significa onda Q em parede inferior?
O surgimento da onda Q, encontrada após a cirurgia de troca valvar, nas derivações D3 e aVF sugere a presença de infarto em parede diafragmática.O que acontece na onda T?
A onda T, no eletrocardiograma, representa o movimento de repolarização ventricular – fase em que o coração se prepara para uma nova contração. Isso acontece quando uma alteração elétrica acomete os ventrículos, para que eles se preparem para o próximo batimento.Sabe reconhecer uma onda Q patológica no ECG?
O que acontece na onda P?
A onda P representa a ativação dos átrios. Em seguida, a corrente elétrica flui para as câmaras inferiores do coração (ventrículos). O complexo QRS representa a ativação dos ventrículos. A seguir, os ventrículos precisam passar por uma alteração elétrica para se prepararem para o próximo batimento cardíaco.O que significa onda U?
A onda U é a última deflexão do eletrocardiograma, representando o final da repolarização ventricular. Desde a primeira descrição de Einthoven em 1903, até recentemente, sua origem tem sido objeto de muita discussão e os mecanismos exatos envolvidos na sua gênese ainda não estão totalmente claros.O que é onda T invertida?
Classicamente a onda T fica invertida e simétrica nas derivações correspondentes ao local da isquemia que provoca a angina. Exemplo disso é encontrar inversão da onda T nas derivações D1 e AVL que correspondem a parede lateral do ventrículo esquerdo. A angina, ou dor no peito, pode ou não ter origem cardíaca.O que é aVR, avl e aVF?
aVR, avaliando potencial absoluto no braço direito; aVL, avaliando potencial absoluto no braço esquerdo; aVF, avaliando potencial absoluto na perna esquerda.O que é infra de ST?
O que é infradesnivelamento do segmento ST? Infradesnivelamento do segmento ST é uma alteração no traçado do eletrocardiograma que pode revelar problemas cardiovasculares. Esse achado surge diante de uma depressão no trecho que faz a ligação do final do segmento QRS à onda T.Qual alteração no ECG indica infarto?
Para saber qual alteração no ECG indica infarto, é importante reconhecer a elevação do segmento ST como um sinal clássico de infarto agudo do miocárdio.O que é o padrão S1Q3T3?
O padrão S1Q3T3 (onda S na derivação I, onda Q na derivação III, onda T invertida na derivação III) ou um novo bloqueio de ramo direito pode indicar o efeito da elevação abrupta no tamanho do VD afetando as vias de condução no VD; esses achados são moderadamente específicos, mas insensíveis, ocorrendo apenas em cerca ...Como identificar infarto antigo no ECG?
Em casos de infarto antigo, chamamos de zona inativa no ECG. É uma cicatriz que permanece para o resto da vida da pessoa. Observe a imagem abaixo com essa cicatriz de infarto antigo, este em específico foi na parede inferior do coração, aquela que fica sobre o estômago.Como interpretar as ondas do ECG?
Em uma lógica matemática, se houver um quadradinho entre cada onda, o coração está operando a 300 BPM. Caso haja dois, o batimento estará em 150 BPM, e assim sucessivamente. A regra que usamos é 300/150/100/75/60/50/30/20/10. Se o batimento for irregular, lembre-se de que cada 30 quadros grandes equivalem a 6 segundos.Como interpretar uma onda?
Como Decifrar
- Quando uma série de ondas estiver surgindo, compare a linha do horizonte com o ângulo da onda;
- Identifique o ponto mais alto (pico) da onda;
- O lado com a maior inclinação ou ângulo indica onde a onda se romperá;
- A direção em que a onda quebra é a direção em que deve ser surfada;