"O ato de orar também ajuda na liberação de neurotransmissores relacionados com o prazer e bem-estar geral, como endorfina e dopamina, o que explica a sensação de paz trazida pela oração, o que ajuda na redução do estresse e ansiedade".
Fabiano de Abreu Agrela, a oração tem impacto no funcionamento cerebral. "Durante a oração há uma ativação de regiões específicas, como o córtex pré-frontal medial e o córtex cingulado posterior e anterior, partes normalmente relacionadas à autorreflexão, mas com ligações também com a empatia.
Fim do Que História! "Uma maneira comum de rezar é quando uma pessoa repete uma oração específica várias vezes como parte de sua prática. E quando você faz uma ação como essa, uma das áreas do cérebro que é ativada é o lobo frontal", explicou o especialista à BBC.
A oração convida o Espírito Santo a estar presente em sua vida. Ao orar diariamente, você convida o Espírito Santo para estar com você, consolá-lo e orientá-lo. O Espírito Santo pode lhe dar respostas, ajudá-lo a sentir o amor de Deus e trazer um sentimento de paz e alegria ao coração.
Professando uma oração ou simplesmente conversando com um Deus, a força de uma prece ou de uma reza faz parte do ser humano e tem o poder de acalentar, apaziguar, encorajar, se autoconhecer, despertar a esperança e tornar a vida mais leve e o fardo do viver menos pesado.
Isso acontece em seu cérebro quando você ora 🧠 - Dr. Cesar Vasconcellos Psiquiatra
O que acontece com o nosso corpo quando oramos?
Os resultados mostraram que durante a declamação da oração a respiração se tornava lenta e regular e ocorriam efeitos importantes na sincronização da frequência cardíaca, pressão arterial e fluxo sanguíneo transcraniano. “Estes dados mostram a importância da reza do terço na estabilização do sistema nervoso autônomo.
A oração por si só não tem nenhum poder. Ao orarmos, invocamos o poder de Deus, que o faz jorrar onde, quando, como e em quem quer. Quem faz promessas de efeitos e resultados da oração coloca-se no lugar de Deus e coloca Deus como servo que tem que The obedecer, dando-lhe as respostas que as pessoas querem receber.
Depois de sua oração, você pode ouvir os sentimentos e as intenções que lhe vêm ao coração. Um deles pode ser a resposta para sua oração. Quando oramos com um coração sincero e com real intenção, nosso Pai Celestial responde de acordo com a fé que temos Nele.
Às vezes oramos não para ganharmos algo, mas sim, para perder coisas que não nos permitem crescer espiritualmente. A oração educa, fortalece e cura. A oração é o canal que nos conecta diretamente com Deus.
Em sua explicação, o padre relaciona o sono à paz que a oração proporciona. Além disso, destaca que é importante não deixar de rezar só por que irá sentir sono: "A oração, por si só, deve ser uma prática que nos acalma, porque nos apresenta a presença de Deus".
“Orarei com o espírito, mas também orarei com a mente” (I Coríntios 14:15). Algumas pessoas ficam chocadas com o fato de que algo tão espiritual quanto a oração tenha sistema ou estrutura. Mas esse próprio fato é um dos aspectos mais importantes na Oração do Senhor.
“Ele reage produzindo substâncias que ajudam você a caminhar de forma melhor ou identificar aquilo que você acredita que seja mais adequado para realizar o seu objetivo”, diz.
"Quando a pessoa sente que a oração está quase tomando conta dela, por assim dizer, a atividade do lobo frontal realmente diminui. Isso ocorre quando o indivíduo relata sentir que não são eles que estão gerando a experiência, mas que é uma experiência externa que está se passando com ele", disse o pesquisador.
A oração é uma forma de nos comunicarmos com Deus e buscar Sua vontade em para nossas vidas. Por meio dela, cultivamos uma relação sincera com Deus e regamos a confiança, expressando nossos medos, preocupações e aprendendo a reconhecer, a cada dia mais, a soberania e amor do Senhor que a tudo conduz em nossas vidas.
Deus sempre nos ouve quando oramos. As escrituras mostram inúmeros exemplos de orações que Deus ouviu e respondeu. Ele continua respondendo às nossas orações hoje. Por meio do poder da oração, você pode receber respostas para suas dúvidas e as bênçãos que Deus lhe reservou.
Ele ouve e atende as nossas orações ao seu tempo e ao seu modo. É por isso que oramos: "Seja feita a tua vontade assim na terra como no céu". Podemos ter a certeza de que a vontade de Deus sempre é a melhor para a nossa vida.
Como saber se estou orando de acordo com a vontade de Deus?
Quando entendemos o que Deus quer para nós, não achamos que estamos aqui para "a boa vida" ou até mesmo uma vida confortável. Estamos aqui para sermos salvos! Quando a temos assim, Ele ouvirá nossas orações, podemos ter certeza disso.
Fabiano de Abreu Agrela, a oração tem impacto no funcionamento cerebral. "Durante a oração há uma ativação de regiões específicas, como o córtex pré-frontal medial e o córtex cingulado posterior e anterior, partes normalmente relacionadas à autorreflexão, mas com ligações também com a empatia.
Quando oramos em nome do Senhor, Ele mesmo apresenta nossa oração ao Pai. O Espírito Santo se derramou, em Pentecostes, porque também a comunidade orou e sua oração atingiu em cheio o céu. Dia e noite, o Reino dos Céus é arrebatado pelos violentos. Nossa oração violenta os céus!
Normalmente, a ação de orar é acompanhada da meditação e da reflexão, o que permite que a pessoa possa pedir por bênçãos à sua própria vida e a dos seus familiares e amigos. Mesmo que só aconteça por alguns minutos diários, uma oração é algo marcante e permite um foco maior no que a pessoa está fazendo naquele momento.
Quando nos descuidamos da oração, nossa vida de fé diminui gradativamente. Muitos se descuidaram a tal ponto da vida de oração, que hoje se encontram espiritualmente anêmicos, sem forças diante das difíceis situações da vida. Quanto mais rezamos, mais nossa fé cresce e se fortalece.
Cientistas da Universidade Duke confirmaram que a oração pode influenciar a capacidade orgânica de enfrentar doenças. Quando a pessoa ora ou canta músicas religiosas, é fortalecido o lobo frontal, parte do cérebro que ativa o sistema imunológico.