No processo de ebulição da água formam-se bolhas na superfície do líquido pelo fato de a pressão do vapor da água ser igual à pressão na superfície do líquido. Quando fornecemos calor às substâncias, elas têm sua temperatura elevada. Assim, elas tendem a mudar de fase, ou seja, passam de um estado para outro.
O ato de ferver a água mata os microorganismos (organismos pequenos demais para serem vistos a olho nu) presentes na água que podem fazer com que você fique doente. Ao ferver a água e matar os microorganismos, a água se torna segura para beber.
Vaporização: passagem da fase líquida para a gasosa. Exemplo: a água fervendo e se transformando em vapor de água, como a vaporização dos rios, lagos e mares.
É bem sabido que o ponto de ebulição da água ao nível do mar (pressão atmosférica igual a 1 atm ou 760 mmHg e altitude igual a zero) é igual a 100ºC. No entanto, se fervermos a água em Brasília, o valor da temperatura de ebulição será um pouco menor, aproximadamente igual a 98,3ºC.
Danos Potenciais Causados pelo Superaquecimento ou ferver
A junta do cabeçote, que sela o bloco do motor ao cabeçote, pode falhar, permitindo que o líquido de arrefecimento e o óleo se misturem, ou causando perda de compressão no motor.
ÁGUA FERVE A 100°C? Você foi ENGANADO! Nós testamos
O que fazer quando a água do carro está fervente?
Pare o carro imediatamente em local seguro, verifique o líquido de arrefecimento no reservatório e se a ventoinha do radiador está funcionando. Procure não rodar com essa luz acesa! Ela é indicativa de que o motor do seu veículo está superaquecendo e ignorar essa advertência pode ocasionar maiores consequências.
Primeiro, é sempre importante estar atento à temperatura do carro, que é demonstrada no painel do veículo. Mas, caso você passe pela situação do motor ferver, o recomendado é parar o veículo imediatamente e desligar o carro até que ele esfrie por completo.
No processo de ebulição da água formam-se bolhas na superfície do líquido pelo fato de a pressão do vapor da água ser igual à pressão na superfície do líquido. Quando fornecemos calor às substâncias, elas têm sua temperatura elevada. Assim, elas tendem a mudar de fase, ou seja, passam de um estado para outro.
A medida em que a “pressão de vapor” dentro da bolha aumenta e se iguala à pressão externa, ocorre a ebulição. Nesse instante, é visível o desprendimento de grandes bolhas de vapor que escapam velozmente pela superfície do líquido num movimento caótico, caracterizando o que chamamos popularmente de “fervura”.
Vaporização Mudança do estado líquido para o estado gasoso por meio do aquecimento da água. Assim, o "Ponto de Ebulição" (PE) de uma substância é a temperatura a que essa substância passa do estado líquido para o estado gasoso e, no caso da água, o é de 100ºC.
Para nossa sorte, é fácil ver quando a água está fervendo, pois há a formação de grandes bolhas e um movimento turbulento do líquido à medida que estas bolhas sobem para a sua superfície. Além disso, a temperatura fica estável enquanto a água ferve, o que nos permite medir com precisão o seu valor.
A água da chuva que não escoa para rios, lagos ou oceanos, nem é consumida pela vegetação, vai se infiltrando na terra, abrindo caminho entre os grãos do subsolo e as pequenas rachaduras nas rochas. À medida que desce, essa água vai esquentando devido ao calor natural do nosso planeta.
A água para consumo humano deve ser filtrada (com filtro doméstico, coador de papel ou pano limpo), e, posteriormente, fervida. A fervura da água elimina bactérias, vírus e parasitas; por isso, é o método preferencial para tratamento da água de consumo humano.
A água da torneira fervida não faz mal, mas também não é uma garantia de qualidade. Ferver a água é mais comum em ocasiões onde não há água potável ou sem tratamento com cloro. Ela consegue sim acabar com alguns microrganismos, mas ainda assim, o tratamento feito em estações próprias para a água é muito mais eficaz.
Ao entrar em ebulição, a água começa a perder oxigênio. “O sabor dela fica parecido com o de uma água deixada por muito tempo aberta na geladeira, fica ruim”, compara Rocco. Além disso, segundo o especialista, quanto mais alta é a temperatura, maior é a chance de extrair alguns quesitos indesejáveis do grão.
Quando a água ferve e evapora pode-se dizer que ela entrou em ebulição. O ponto de ebulição (PE) representa a temperatura em que uma substância atinge e muda do estado líquido para o estado gasoso.
O GLOBO conversou com especialistas que explicaram que a preferência na realidade deveria ser pela água filtrada. No entanto, garantiram que a da torneira pode sim ser utilizada para cozinhar, desde que seja após ser fervida ou durante o preparo de alimentos que permaneçam muito tempo no fogo.
O truque para saber o ponto de fervura da água não requer nenhum ingrediente ou instrumento especial. O segredo é observar as bolhas. O tamanho e quantidade de bolhas da água dizem mais sobre a temperatura dela do que você imagina. O primeiro estágio são as pequenas bolhas que aparecem no fundo da panela.
“O momento em que a água começa a ferver é o momento em que ela entra em ebulição, ou seja, passa do estado líquido para o gasoso”, conta. Se você é observador, já reparou que, em uma panela, a água não evapora toda de uma vez só.
Ferver a água é considerado um dos métodos mais seguros para tornar a água potável, pois mata vírus, bactérias ou parasitas presentes na água que podem causar doenças.
Para isso, saiba alguns motivos que podem fazer com que um carro ferva: Problemas na correia da ventoinha, na bomba de água ou no termostato; Panes elétricas; Perda do líquido de arrefecimento que, geralmente, é causado por vazamentos na mangueira ou no radiador.
Mas se o carro ferveu, dois cuidados: primeiro, não abrir imediatamente o reservatório da água, para evitar de recebê-la fervendo no braço ou na mão; e se o nível estiver abaixo, evitar de jogar imediatamente água fria no sistema, pois o choque térmico pode danificar alguns dos componentes do motor superaquecidos.