A qualidade da blindagem deve ser avaliada, já que ela tem validade que é determinada pelo fabricante. Essa validade gira em torno de 3 anos, em média. Se o prazo já tiver vencido, o carro deixará de ser protegido. Ou seja, a blindagem já não consegue mais lhe proteger de uma bala perdida, por exemplo.
Passado o período da blindagem é hora de regularizar o carro junto ao Detran e será necessário emitir novo documento do veículo, o CRLV, onde consta o termo “veículo blindado”. Feito isso, você poderá rodar com o seu automóvel pelas ruas.
"A legislação não permite revalidar, fazer retrofit, conserto ou reforço de blindagem. Apesar de não haver previsão em norma de tempo de validade de uma blindagem, o mercado costuma comercializar soluções com prazo de garantia de cinco anos.
A blindagem de um carro tem uma validade padrão de três anos e mesmo com esse período, é preciso fazer várias revisões. Uma dica é que a primeira revisão seja feita 60 dias após finalizar o serviço. Como o seu carro foi desmontado para inserir as proteções, é importante fazer uma avaliação prévia.
Uma média de preço para a blindagem III-A, mais comum no Brasil, é de R$ 45 mil a R$ 50 mil. Uma observação a ser feita, nesse sentido, é que os veículos blindados sofrem uma depreciação maior do que os não blindados no mercado.
Carro usado blindado vale a pena? Por que é mais barato? Dá muito problema? Fala aí, Felipe!
Pode andar com a blindagem vencida?
A qualidade da blindagem deve ser avaliada, já que ela tem validade que é determinada pelo fabricante. Essa validade gira em torno de 3 anos, em média. Se o prazo já tiver vencido, o carro deixará de ser protegido. Ou seja, a blindagem já não consegue mais lhe proteger de uma bala perdida, por exemplo.
Ao contrário do que muitos pensam a blindagem do veículo não possui prazo de validade, tendo assim uma garantia por parte da blindadora de em média 5 anos para supostos problemas na montagem, sendo técnicos ou parciais.
No entanto, a blindagem também pode apresentar desafios, como o aumento do peso do veículo, a redução da agilidade e da dirigibilidade, e o aumento do custo de manutenção e operação. Ao contrário do que muitos pensam, a blindagem de um carro não é feita em seu exterior, com o reforço da carroceria.
De acordo com especialistas do setor, a validade média da blindagem pode variar entre 5 a 10 anos. No entanto, vale a pena ressaltar que essa estimativa pode ser maior ou menor, dependendo das condições a que ela é exposta. Além disso, a manutenção regular é fundamental para prolongar sua vida útil.
Algumas blindadoras oferecem a validade de três anos, mas isso depende de cada empresa. Vale ressaltar que as normas que regem a blindagem não definem isso. Além disso, ela pode ser estendida ou não, de acordo com a avaliação feita no veículo.
Vidros blindados delaminados, por exemplo, não podem ser reparados. A portaria nº 94, publicada pelo Exército em 16 de agosto de 2019, prevê no Art. 63 do capítulo V que “as blindagens balísticas inservíveis ou com avarias, inclusive delaminação, devem ser destruídas”.
A blindagem de carros nível 3 é de uso restrito e resistente a tiros de fuzil, só pode ser realizado para pessoas físicas ou jurídicas que tenham a autorização especial do Exército Brasileiro.
Esse material resiste a impactos e, em alguns pontos do carro, são colocados chapas de metal, produzidas em aço balístico”, aponta. Para a blindagem, o veículo passa por uma avaliação prévia antes de ser completamente desmontado. A partir disso, o procedimento pode levar de 30 a 60 dias para ser finalizado.
Apesar de possível, processo para retirar blindagem custa caro e ainda pode comprometer todo o veículo se for mal feito. A blindagem de veículos é um segmento que não para de crescer no Brasil.
Ele enfatiza que as camadas de materiais de proteção desgastam ainda mais a suspensão, as molas e os amortecedores do carro, causando uma desvalorização de 50% no valor do veículo em até 5 anos.
De acordo com a Abralin, o preço da blindagem automotiva tem uma média de R$60 mil a R$70 mil para o procedimento de nível III, quase o mesmo valor de um carro hatch de entrada, como o Renault Kwid, por exemplo.
Ainda de acordo com o que pudemos apurar junto a algumas blindadoras, estes outros materiais agregarão além dos vidros, aproximadamente cerca de 70Kg a 140 Kg ao veículo, conforme projeto e tipo de carroceria. Desta forma, fique atento quanto às informações que circulam sobre o peso agregado pela blindagem.
Desvantagens: Custo: O processo de blindagem pode ser caro, e o custo de manutenção também é maior comparado a um carro comum. Peso: A blindagem adiciona peso ao veículo, o que pode afetar o desempenho e a eficiência de combustível.
Não deixar a porta aberta por muito tempo porque isso pode empená-la; Não deixar o carro no sol. As altas temperaturas são prejudiciais aos vidros dos veículos blindados. Evite choques térmicos: Não lave o seu veículo blindado com água fria após deixá-lo exposto ao sol.
O primeiro passo é procurar uma empresa vendedora de carros blindados e solicitar seu Certificado de Registro junto ao Exército. Após isso, a revenda deverá solicitar autorização de venda à Região Militar de sua jurisdição para vender aquele veículo específico.
Afinal, quantos anos dura um vidro que passa pelo processo de blindagem? Em média, a validade da garantia de blindagem gira em torno de 3 anos. Ou seja, depois disso, o vidro fica mais vulnerável.
Atualmente, a nível 3A é blindagem com maior nível de segurança para carros de passeio particulares, por isso é a mais utilizada no Brasil. Além de proteger contra os projéteis de mão, incluindo submetralhadoras, oferece o melhor custo benefício.