Ibuprofeno e Naproxeno: São eficazes em casos de dor e inflamação após tratamentos de canal, pois atuam como analgésicos e anti-inflamatórios. Dipirona e Paracetamol: Esses analgésicos podem ser úteis em casos de dor de dente causada por sensibilidade dentária, como exposição da raiz ou retração gengival.
Dicas para aliviar a dor no dente após tratamento de canal
Evite morder alimentos duros ou pegajosos que possam colocar pressão adicional no dente tratado. Optar por uma dieta mais macia pode ajudar a reduzir o desconforto.
Aliviar completamente a dor de dente em apenas cinco minutos é um desafio praticamente impossível. Porém, existem algumas medidas que podem proporcionar algum alívio rápido, como a aplicação de gelo no local ou aplicação de cravo-da-índia no local dolorido.
Como todo procedimento, em uma pequena porcentagem de casos, podem ocorrer alguns problemas durante o tratamento de canal. Esses problemas podem ser contornados pelo profissional, por isso, caso você venha a sentir dor após o canal por alguns dias, é importante que entre em contato com o profissional.
Para casos leves ou moderados, a dipirona é um analgésico para dor de dente muito recomendado. Ele traz alívio para dores, principalmente em casos pós-operatórios, podendo ser usado em casos de traumas, como o citado acima.
DOR DE DENTE E TRATAMENTO DE CANAL - Dói? Como é feito?
O que ameniza dor de canal no dente?
Faça compressas frias
A temperatura baixa na região afetada atua como um poderoso anti-inflamatório, levando à diminuição do quadro de inflamação. Além disso, uma compressa de gelo no local vai deixar a região amortecida, amenizando as dores. Mas, não aplique gelo diretamente.
Normalmente, a dor dura entre 3 a 7 dias após o tratamento do canal. Isso ocorre devido à inflamação no tecido ao redor do dente tratado, mas deve diminuir progressivamente. Se a dor for intensa ou persistir além desse período, pode ser sinal de complicações, como infecção ou problemas no preenchimento do canal.
Por que o tratamento de canal dói tanto? Famoso por ser muito dolorido, o tratamento de canal é feito na parte interna do dente, onde passa o nervo do dente. O incômodo durante a realização do procedimento normalmente ocorre quando a polpa do dente está muito comprometida.
O sal funciona como agente para eliminar a infecção e o calor da água morna irá drenar os fluídos desta infecção, além de acalmar o tecido inflamado. Chupar uma pedra de gelo ou fazer uma compressa de bolsa fria na bochecha também pode aliviar a dor. O gelo reduz o fluxo sanguíneo na região e ajuda no desinchar.
Para diminuir a dor de dente intensa, podem ser utilizados medicamentos anti-inflamatórios e analgésicos, como dipirona, naproxeno, ibuprofeno ou diclofenaco, por exemplo. No entanto, o alívio da dor só ocorrerá de forma transitória, já que esses medicamentos não tratam a causa da dor no dente.
É normal o dente ficar dolorido ao toque após canal? Sim, é normal sentir alguma sensibilidade ou dor ao toque após um tratamento de canal. Isso geralmente diminui em alguns dias.
Ajuste a posição de dormir para evitar pressão na área afetada. Aplique compressa fria na bochecha para reduzir a inflamação. Bocheche água morna com sal para aliviar a dor e a inflamação. Utilize chás aplicados localmente para acalmar a dor.
Os dentes e os tecidos ao redor podem apresentar sensibilidade após o tratamento de canal, reação normal e passageira decorrente do processo inflamatório. Nessa hipótese, o paciente pode tomar analgésico para evitar qualquer desconforto.
Quando a infecção do canal ainda não é muito profunda e não prejudica a saúde da raiz, muito provavelmente o tratamento de canal é o mais indicado. Afinal, a preservação de cada dente é extremamente importante para a saúde bucal.
Caso a dor em dente com canal não passe com o uso de medicamentos, o paciente deve procurar o dentista. Então, o profissional vai investigar os motivos e tomar as devidas providências para que o problema seja resolvido. Dependendo do caso, o tratamento deve ser feito novamente.
Essa dor recorrente não é normal. Na verdade, o tempo de desconforto varia caso a caso, mas, até 15 dias depois do tratamento, pode haver incômodo. Neste período é aconselhável tomar o analgésico e o antiinflamatório orientados pelo dentista.
Recorra aos analgésicos: o dentista pode recomendar o uso de analgésicos de venda livre para aliviar a dor após o tratamento de canal. Siga as instruções do dentista e não tome mais do que a dose recomendada.
Para ajudar a aliviar a dor mais rápido, pode-se colocar uma bolsa de gelo no rosto, próximo à região dolorida, tendo o cuidado para não queimar a pele. O gelo deve ficar no local durante 15 minutos, e o processo deve ser repetido 3 vezes por dia.
Quais os sinais e sintomas diante de uma infiltração no dente? Sensibilidade a alimentos frios, quente ou ácidos é um sintoma comum associado aos dentes com infiltrações cariosas. O mau hálito também pode estar presente nesses quadros de infiltração dentária.
Os sintomas desse problema são muito parecidos com o de uma sinusite comum, como dores de cabeça, no rosto, tosse e febre. No entanto, não basta o uso de antibióticos para curar os sintomas e sim tratar a infecção no dente ou até mesmo, em casos mais graves, optar pela remoção.
Ibuprofeno e Naproxeno: São eficazes em casos de dor e inflamação após tratamentos de canal, pois atuam como analgésicos e anti-inflamatórios. Dipirona e Paracetamol: Esses analgésicos podem ser úteis em casos de dor de dente causada por sensibilidade dentária, como exposição da raiz ou retração gengival.
Em geral, seu valor varia entre R$ 250 e R$ 1.500. Os materiais utilizados no procedimento, como anestesia local e coroas dentárias, também podem variar em preço e qualidade, impactando o custo total.