Uma embreagem quebrada resulta em dificuldade extrema ou impossibilidade de engatar as marchas. Torna, portanto, a condução do veículo quase impraticável. O disco de embreagem começa a patinar. Dessa forma, não está agarrando corretamente o volante do motor.
O que acontece quando a embreagem do carro quebra?
O desgaste e a falta de lubrificação são grandes vilões para essa peça, podendo causar sua quebra. Por isso, muitas vezes, a substituição do cabo pode ser suficiente. Entretanto, é importante consultar um mecânico, pois o problema pode ser de empenamento do platô, devido a um superaquecimento.
Pressione o pedal apenas um pouco e veja se ele começa a descer com menor resistência. Caso o pedal volte devagar e não fique na posição original, é sinal de problemas com o atuador. Em caso de emergência, é possível se deslocar com o veículo.
Ou seja, faça as seguintes ações somente em caso de emergência ou como último recurso, pois utilizar o motor de partida para movimentar o carro e dirigir sem embreagem não só gerará desgaste excessivo no sistema de transmissão, mas também pode ser muito perigoso, principalmente se você nunca fez isso antes.
Solte o pedal lentamente ao mesmo tempo que termina o movimento de passagem de marcha. Nos semáforos, ponto morto: Em qualquer parada que demore alguns minutos, desengate a marcha, coloque a alavanca em ponto morto e apoie o pé no assoalho do carro (não mantenha a embreagem pressionada).
E se o cabo de embreagem quebrar, o pedal ficará totalmente no “chão”. Na prática, impossibilitará a troca de marchas. Se isso acontecer, não tem outro jeito: será necessária a substituição do cabo da embreagem.
Normalmente, é vendido um kit com o platô e o disco de embreagem, que pode custar de R$ 250 a R$ 1000 dependendo do modelo. Já o rolamento varia de R$ 50 a R$ 80, enquanto o cabo da embreagem pode custar de R$ 20 a R$ 50.
Normalmente, com a troca de kit de embreagem (disco e platô), rolamentos e cabo flexível, limpeza e engraxamento, custará entre R$ 200 e R$ 400 reais de mão de obra, mais R$ 300 a mil reais em peças.
Primeiramente, uma embreagem desgastada ou desregulada dificulta a troca de marchas, o que pode resultar em situações perigosas no trânsito. A incapacidade de trocar marchas suavemente compromete manobras essenciais como ultrapassagens e frenagens emergenciais, aumentando o risco de acidentes.
Pode ser ocasionada por uma tensão excessiva ou desregulada do cabo de embreagem. E esse, se romper, você vai ficar na rua – ou ter de passar a marcha do carro “no tempo”, o que nunca é bom. O pedal duro da embreagem pode indicar também uma folga exagerada dos cilindros de embreagem.
A embreagem pode ficar deslizando ou patinando devido ao desgaste ocasionado pelo uso ou pelo excesso de líquidos, como óleo e graxa. Esse problema interfere na segurança do carro, já que o componente não consegue ser freado pelo platô. Portanto, merece atenção imediata. A solução é simples: troca do kit completo.
Se o seu veículo perdeu potência, especialmente quando está em rodovias e em alta velocidade, isso pode ser um indício de que algo não está bem com a embreagem do seu carro. Quando a peça está ruim, o carro fica mais fraco, e isso pode ser consequência dos danos no disco do sistema, o que desregula o volante do motor.
O que pode ocasionar a quebra de um disco de embreagem?
As origens são diversas: desde a instalação inadequada dos discos até desgaste nos suportes da transmissão. Danos no cubo da embreagem e resíduos de óleo ou graxa também podem aumentar o atrito, interferir no funcionamento dos discos e resultar em tremores quando o pedal da embreagem é acionado.
Ela acontece quando o disco de embreagem é excessivamente aquecido, resultando em danos e desgaste prematuro. Esse problema pode ser causado por diversos fatores, como uma condução inadequada, falta de manutenção ou até mesmo um defeito no sistema de embreagem.
Se sentir que precisa fazer mais força do que o normal para pisar no pedal, este pode ser um sinal de que a embreagem está desgastada. Esse problema pode surgir devido ao envelhecimento dos componentes, o que leva a uma maior resistência ao movimento.
O preço médio de kit embreagem depende do que o produto oferece. Em média, um usuário conseguirá achar kit embreagem por valores entre R$ 301,89 e R$ 4.384,95.
A durabilidade de um kit de embreagem depende de diversos fatores, como a condição da via, modo de condução e se o uso é severo (urbano) ou não. De maneira geral um kit de embreagem pode durar em média de 60 mil até 80 mil quilômetros rodados.
Quanto tempo o mecânico demora para trocar a embreagem?
Quando o conserto da embreagem envolve a substituição completa do kit de embreagem, que inclui o disco, o platô e o rolamento, o tempo médio vai de 4 a 8 horas de trabalho. Esse é um procedimento relativamente comum e pode ser concluído em um dia de trabalho em uma oficina mecânica.
Caso o condutor não acione o pedal de embreagem até o fim no momento de troca das marchas, é possível que ela tenha dificuldades para se encaixar, fazendo um som como se estivesse arranhando. Porém, se esse ruído persistir mesmo com o pedal acionado completamente, é sinal de que o sistema não está bom.
Como saber se o disco de embreagem do carro está ruim?
O funcionamento está inadequado quando o motorista pisa no pedal de embreagem e nota que o curso do movimento e o esforço estão menores que o usual. Não é normal a transmissão fazer barulho áspero no momento do engate de marchas. O incômodo “arranhão” indica defeitos na embreagem.
Conduzir com o pé na embreagem pode prejudicar a dirigibilidade do veículo. A pressão constante no pedal pode resultar em trocas de marcha imprecisas, trancos e dificuldade em controlar o automóvel. Esses fatores aumentam o risco de acidentes, colocando em perigo tanto o motorista quanto os outros usuários das vias.
Quando pisa na embreagem o carro cai a rotação da marcha lenta ou "morre", normalmente é provocado por folga no mancal, e quando isso ocorre, não tem pouca folga. Pode ser que tenha também problemas com excesso, gotejamento de combustível...