Hebreus 10: 25. A primeira característica que identifica que uma ovelha está se perdendo, é o isolamento. Ela se separa do convívio do aprisco, passa a caminhar sozinha e nunca está onde o rebanho está.
Assim como o pastor quis salvar a ovelha perdida, Jesus quer salvar aqueles que pecam. Jesus disse que era por isso que estava conversando com os pecadores. E assim como o pastor ficou feliz quando encontrou a ovelha perdida, Jesus fica muito feliz quando nos arrependemos.
De acordo com Mateus 18:10–14 e Lucas 15:1–7, um pastor deixa seu rebanho a fim de encontrar uma ovelha que se perdeu. Esta parábola é a primeira de uma trilogia sobre a redenção que Jesus conta após os fariseus e os líderes religiosos terem-No acusado de receber e fazer suas refeições com "pecadores".
VEJA O QUE ACONTECE QUANDO UMA OVELHA SE AFASTA DO PASTOR! - Momento com Deus
Qual é o significado da ovelha perdida?
Todos nós conhecemos a imagem do Bom Pastor que leva nos ombros a ovelha perdida. Este ícone sempre representou a preocupação de Jesus para com os pecadores e a misericórdia de Deus que não quer perder ninguém.
As ovelhas perdidas são os crentes egocêntrico que seguem Cristo pelo que Ele pode lhes dar. Honram Deus com os lábios, mas o coração está longe. Assim como eram os fariseus hipócritas nos tempos de Jesus.
Ou qual a mulher que, tendo dez dracmas, se perder uma dracma, não acende a candeia, e varre a casa, e busca com diligência até a achar? E, achando-a, convoca as amigas e vizinhas, dizendo: Alegrai-vos comigo, porque já achei a dracma perdida.
A ovelha perdida ainda que longe, reconhece a voz do pastor, mas talvez ferida e limitada não é capaz de retornar a ele. É por isso que o pastor vai ao seu encontro. A ação de colocá-la nos ombros retrata a intimidade com a qual o pastor trata as suas ovelhas.
Com maior visão periférica, alcançando quase 300 graus, o importante para esse animal é notar a presença do predador e se proteger. Ainda assim, a visão frontal é um pouco prejudicada, por isso, necessita da ajuda de cães ou dos seres humanos para sua proteção ou para ser guiada.
Então Jesus contou esta parábola: — Se algum de vocês tem cem ovelhas e perde uma, por acaso não vai procurá-la? Assim, deixa no campo as outras noventa e nove e vai procurar a ovelha perdida até achá-la. Quando a encontra, fica muito contente e volta com ela nos ombros.
Qual é a diferença entre o filho pródigo e a ovelha perdida?
A diferença da ovelha perdida, da dracma e do filho pródigo, é que a ovelha e a dracma se perderam, o filho pródigo não. Vá atrás da ovelha, procure a dracma perdida, mas aguarde a volta do filho pródigo. Existe diferença entre se perder e ir embora por conta própria.
A ovelha, no Cristianismo é um símbolo cristão usado para designar os seguidores de Deus no Cristianismo, as almas salvas por Cristo. Também significa esperança e conforto. Seu significado deriva dos tempos antigos, na antiga Galileia, na atual Israel, onde o pastoreio de ovelhas era uma atividade econômica comum.
Como explicar a parábola da ovelha perdida para crianças?
Explique para as crianças que esta parábola é uma metáfora, uma história que ilustra a nossa relação com Deus. Ele é o nosso pastor e nós, muitas vezes, somos como as ovelhas, que nos afastamos dEle, de Sua vontade ou do bem. Contudo, Cristo sempre nos procurará e cuidará das nossas feridas.
o termo 'dracma' designa uma moeda grega que equivale ao denário romano, que era equivalente a um dia de salário de um trabalhador agrícola, e que quando se considera que aquela mulher tinha somente dez moedas, tratava-se de uma perda significativa; a alegria "diante dos anjos de Deus" é a alegria do próprio Deus.
Então, Jesus lhes contou esta parábola: ― Qual de vocês que, possuindo cem ovelhas e perdendo uma, não deixa as noventa e nove no campo e vai atrás da ovelha perdida, até encontrá‑la? E, quando a encontra, coloca‑a alegremente nos ombros e vai para casa.
Porque o pastor deixou as 99 ovelhas para procurar uma que se perdeu?
O pastor era muito bom e carinhoso. Protegia as ovelhas dos animais selvagens e as vigiava à noite. Certo dia, uma das ovelhas se perdeu. O pastor deixou as outras 99 ovelhas num lugar seguro e saiu em busca da que estava faltando.
Jesus enviou os Doze com as seguintes instruções: “Não vão aos gentios nem aos samaritanos; vão, antes, às ovelhas perdidas do povo de Israel. Vão e anunciem que o reino dos céus está próximo.