Com 370 metros de diâmetro, o Apophis tem o potencial de causar uma catástrofe global caso colida com o nosso planeta. Para fins de comparação, a força do impacto seria equivalente a 1.150 megatons de TNT, desencadeando tsunamis, terremotos e incêndios de ocorrências gigantescas.
Caso Apophis colidisse com a Terra, liberaria uma energia estimada em mais de mil megatons de TNT, causando destruição em um raio de centenas de quilômetros.
O ponto mais próximo da trajetória do Apophis será a 38.000 quilômetros de distância da Terra. Apesar disso, sobre os possíveis efeitos do desprendimento desses materiais, Winter explica que estudos iniciais indicam que essas partículas não irão atingir diretamente o nosso planeta.
É verdade que o meteoro vai cair na Terra em 2029?
Espera-se que Apophis se aproxime da Terra em 2029, 2036 e 2068, e observações de radar e análise de órbita mostraram que não atingirá nosso planeta em nenhum desses casos.
Com um diâmetro estimado de 290 metros, o 2024 ON é um dos maiores asteroides a se aproximar da Terra, superando 99% dos corpos celestes que circulam nas proximidades. Viajando a uma velocidade de 40.000 km/h, sua última passagem ocorreu em 2013, e o próximo encontro com o nosso planeta está previsto para 2035.
É verdade que vai cair um meteoro na Terra em 2024?
Pela primeira vez encontrado em 1812, o “Cometa do Diabo” vai chegar no ponto mais perto da Terra em 2024. Os descobridores oficiais do meteoro foram os cientistas Jean-Louis Pons e William Robert Brooks. Corpos celestes como esses são formados por gelo, poeira e pequenas pedras, cercados por uma nuvem de gases.
Que dia o asteroide vai passar perto da Terra em 2024?
O projeto chamado Telescópio Virtual identificou que um asteroide chamado 2024 ON terá aproximação expressiva da Terra no dia 17 de setembro. O serviço é prestado pelo Observatório Astronômico Bellatrix, na Itália. A rocha tem entre 220 e 480 metros.
Hoje o Apophis é um asteroide da família Atenas, um tipo de NEO (objeto próximo à Terra) que tem uma órbita em torno do Sol mais curta que a do nosso planeta.
Descoberto em 2004 e apontado como uma das rochas espaciais mais perigosas que poderiam impactar a Terra, o asteroide 99942 Apophis não vai colidir com o planeta por pelo menos 100 anos, conforme revelado pela NASA e noticiado pelo Olhar Digital.
Theia é o nome dado ao planeta que, de acordo com a Hipótese do grande impacto, colidiu com a Terra, dando assim origem à Lua. Segundo esta hipótese, Theia formou-se por acreção planetária dentro da mesma órbita da Terra, mas a aproximadamente 150 milhões de quilómetros (1 UA), no ponto lagrangiano L4.
O asteroide Apophis vai se aproximar da Terra em 2029 e parecia ter uma pequena chance de se chocar com nosso planeta, mas um estudo publicado em 2021 mostrou isso não vai acontecer. Mas o que aconteceria se o Apophis colidir com outros objetos no espaço?
A colisão de um asteroide possui três principais perigos: danos ao solo devido à explosão; um tsunami se ele cair na água e efeitos climáticos globais, que podem variar de acordo com o tamanho do asteroide.
Embora Apophis atualmente não represente nenhum perigo, a passagem próxima apresenta uma oportunidade rara. Os astrônomos acreditam que um asteroide desse tamanho se aproxime tanto da Terra apenas uma vez a cada 5 mil a 10 mil anos.
As chances de um asteroide não detectado desviar Apophis são extremamente baixas. Wiegert calculou que as probabilidades são aproximadamente uma em dois bilhões para um impacto direto em 2029 e menos de uma em um milhão para um impacto posterior.
1. Asteroide Bennu. Descoberto em 1999, o Bennu é considerado uma das maiores ameaças à Terra. Com 490 metros de diâmetro e 67 milhões de toneladas, ele tem uma chance de 1 em 2.700 de colidir com a Terra em 24 de setembro de 2182.
O que acontece se o asteroide Deus do Cão atingir a Terra?
Com 370 metros de diâmetro, o Apophis tem o potencial de causar uma catástrofe global caso colida com o nosso planeta. Para fins de comparação, a força do impacto seria equivalente a 1.150 megatons de TNT, desencadeando tsunamis, terremotos e incêndios de ocorrências gigantescas.
A Terra caminha para registrar em 2024 o ano mais quente da história da humanidade, segundo dados divulgados nesta quinta-feira (8) pelo Serviço de Mudanças Climáticas Copernicus (C3S), sistema de observação da União Europeia.
É provável que nosso mundo superaquecido ultrapasse um marco de temperatura importante pela primeira vez nos próximos anos, preveem os cientistas. Os pesquisadores acreditam que há 66% de chance de passarmos do limite de 1,5°C de aquecimento global entre hoje e 2027.
Asteroide Apophis passará perto da Terra em 2029 e será visível a olho nu. Estamos a apenas cinco anos de um evento astronômico que pode ficar gravado na memória coletiva da Humanidade.
O que acontece se o Cometa do Diabo atingir a Terra?
Esse processo cria visões impressionantes no céu, que já foram comparadas a chifres de diabo ou mesmo naves espaciais de ficção científica. Mas, fique tranquilo, apesar da aproximação com o nosso planeta, os especialistas dizem que o Cometa do Diabo não representa riscos para a Terra.
O “Cometa do Diabo”, cujo nome técnico é 12P/Pons-Brooks, poderá se tornar visível da Terra nas próximas semanas, particularmente no hemisfério norte, e a partir do dia 21 de abril no hemisfério sul e no Brasil. Nesse dia, o cometa chegará mais perto do Sol, momento chamado de periélio.
Essa explosão cometária também distorceu a coma [nuvem ao redor do cometa] em forma de ferradura ou chifres e, por isso, muitos meios de comunicação apelidaram o objeto de 'Cometa do Diabo'”, disse Filipe Monteiro.