No caso de um raio atingir um carro, é muito improvável que os passageiros se machuquem... mas o veículo costuma ter danos materiais: queimaduras, os pneus costumam estourar e, claro, os componentes elétricos do carro costumam ficar inutilizados. O carro ainda é um porto seguro para raios.
Exemplificando: quando um carro — a gaiola — é atingido por raios ou qualquer tipo de descarga elétrica de alta intensidade, essa energia fica acumulada na parte externa do veículo; internamente, não há perigo se a pessoa não tocar as partes metálicas.
É possível ser atingido por um raio dentro do carro?
Sim, mas só se o veículo estiver com janelas, teto solar e portas totalmente fechados, o que não se aplica a modelos conversíveis, sem capota, por exemplo. Dentro do carro, a eletricidade do raio se espalha por toda sua carroceria metálica e não atinge motorista e passageiros.
O que acontece se um raio cair em um carro elétrico?
Nada, a princípio. O carro funciona como gaiola de Faraday, ou seja, a carga elétrica vai ficar do lado de fora, então quem está dentro do carro não será afetado pelo raio.
Como sair de um carro que foi atingido por um raio?
Vai ser preciso pular do veículo e cair com os dois pés juntos, em seguida usar a pisada potencial, como o solo está energizado a corrente elétrica pode viajar entre os pés se estiverem afastados, atravessando o corpo de um pé ao outro, quanto mais afastados os pés maiores as chances de choque, então afaste do carro ...
Desligue o rádio e feche as janelas. E se vamos sair do veículo depois de ter sido atingido por um raio, é aconselhável esperar alguns minutos até que a superfície metálica, eletricamente "carregada" pelo raio, tenha conseguido descarregar no solo.
O interior do carro, sendo uma área isolada, permanece sem efeitos elétricos. A energia é desviada pela estrutura metálica externa do carro, enquanto a parte de dentro, onde os passageiros se encontram, fica livre de influências elétricas perigosas.
“Acontece uma blindagem eletrostática, e a pessoa, dentro do carro, fica protegida por essa blindagem e, em tese, não toma choque”, afirma o capitão ao Metrópoles.
O especialista Osmar Pinto Júnior, coordenador do grupo de eletricidade atmosférica do INPE, explica a sensação: "Pouco antes de um raio cair no lugar, é criado um campo elétrico muito intenso na região e esse campo elétrico faz a pele formigar, faz os cabelos ficarem arrepiados.
A recomendação é não soltar pipas e não carregar objetos, como canos e varas de pesca, além de evitar andar de bicicleta, carro sem capota (conversível), motocicleta ou cavalo. Os raios são muito perigosos, podem causar lesões e até serem fatais.
Se estiver na rua, sem um abrigo próximo e sentir seus pelos arrepiados ou sua pele coçar, indicando que um relâmpago (raio) está prestes a cair, ajoelhe-se e curve-se para frente, colocando suas mãos nos joelhos e sua cabeça entre eles. Não se deite no chão!
Hoje em dia, os aviões são concebidos de forma a que, em caso de queda de um raio, a eletricidade seja dirigida para o exterior sem causar danos aos ocupantes ou aos sensíveis componentes eletrônicos a bordo. O revestimento exterior metálico do avião funciona como uma gaiola de Faraday.
Outra opção é procurar abrigos subterrâneos, tais como metrôs ou túneis. Se não houver nenhum abrigo seguro por perto, a orientação é afastar-se de qualquer ponto mais alto e de objetos metálicos, manter os pés juntos, agachar-se até a tempestade passar, e não ficar deitado.
Como há vários locais onde os raios podem atingir, e isso depende de condições atmosféricas ideais, é muito pouco provável que dois raios sejam observados atingindo um mesmo local.
5- Ficar descalço durante tempestade atrai raios? Estar descalço, simplesmente, não é fator de atração de raios. No entanto, estar descalço em uma área aberta durante a tempestade pode favorecer um acidente com uma descarga que vem pelo chão.
O que fazer quando fio de alta tensão cai no carro?
O engenheiro eletricista diz que, em caso de queda de cabo de alta tensão, o correto é ficar dentro do carro desligado e sem tocar em nada metálico. E que, se for absolutamente necessário sair, como em caso de incêndio, tem que seguir uma regra. “Abrir a porta do carro e com os pés juntos, saltar.
O próprio corpo pode emitir sinais de alerta: a pele coçando e os pelos arrepiados podem ser sinais que um raio está perto de cair. Neste caso, os bombeiros orientam que o procedimento correto é se ajoelhar e se curvar para frente, colocando as mãos nos joelhos e sua cabeça entre eles.
Os principais sintomas que levam 10% das pessoas atingidas por um raio a morrerem é por conta da interrupção da respiração e das batidas do coração. É possível que o coração retome seus batimentos, no entanto, se a respiração também não voltar, o organismo fica sem oxigênio, e sem ele o coração vai parar novamente.
Qual a chance de sobreviver ao ser atingido por um raio?
Probabilidade média de uma pessoa morrer atingida por um raio no Brasil ao longo de toda a vida é de uma em 25.000, segundo Inpe. Veja como se cuidar durante uma tempestade. Sobreviver a um raio é o que se costuma chamar de milagre.
Caso o seu caso seja atingido por um cabo elétrico, a primeira orientação é permanecer no interior do veículo até que a concessionária faça o desligamento da rede e o aterramento da área ao redor.
A pessoa fica "colada" quando leva choque pq a musculatura da mão se contrai com a passagem da corrente. Como a musculatura que contrai é mais forte do que a que destende, a pessoa simplesmente não consegue abrir a mão --- Tio Patinhas instantâneo...
Mas não é motivo para se preocupar, não tem nada de errado com o carro, é apenas a física. O choque é resultado da eletricidade estática que é acumulada no corpo dentro do carro, gerada pelo atrito da roupa com os bancos, por exemplo.
No caso de um raio atingir um ônibus ou um carro, não ocorreria nada com os passageiros, porque a estrutura metálica do veículo funcionaria como uma Gaiola de Faraday.
Para que um raio possa ocorrer é necessário que existam cargas de sinais opostos entre nuvens ou entre nuvens e o solo, quando isso ocorre, a atração entre as cargas é tão grande que provoca a descarga elétrica.
Na floresta, procure um conjunto de árvores de altura regular e numa zona baixa, mas longe d'água. Afaste-se de troncos e raízes. Se for apanhado em céu aberto, evite árvores isoladas, Faça do corpo uma "bola com pés", acocorando-se com eles o mais junto possível. Não toque com as mãos no chão.