A pesquisa também identificou que quem dormia antes das 22h teve 24% de chances de desenvolver problemas cardiovasculares. Outro estudo realizado por cientistas chineses mostrou que dormir tarde aumenta as chances de insuficiência cardíaca.
Um estudo publicado pela revista científica European Heart Journal-Digital Health e pela Universidade de Harvard revelou que as pessoas que vão dormir entre as 22 e as 23 horas dormem melhor e podem ter menos probabilidade de desenvolver doenças cardíacas do que aquelas que o fazem mais cedo ou mais tarde.
Dormir tarde pode acarretar em diversos prejuízos à saúde, como por exemplo: você pode não dormir horas suficientes para o corpo descansar, tende a ficar mais sedentário e pode ter mais riscos de desenvolver doenças cardiovasculares e diabetes.
Dormir depois da meia-noite faz mal? Sim! Dormir de madrugada pode ser um problema. Pesquisas indicam que o melhor horário para dormir é entre as 22h e 23h.
Dormir bem não se resume apenas ao tempo dedicado ao descanso, mas também ao horário em que nos entregamos ao sono. Um estudo realizado pela Universidade de Harvard indica que o horário entre 22h e 23h é crucial para garantir uma boa noite de sono e promover a saúde cardiovascular.
Dormir entre 22h e 23h reduz risco de doenças cardíacas
Qual é o melhor horário para dormir à noite?
De acordo com os cientistas, quem consegue descansar melhor é quem vai dormir entre às 22h e 23h. Este, segundo o estudo, é o horário ideal para garantir as melhores horas de sono. Além disso, quem dorme neste horário também tem menos probabilidade de desenvolver doenças cardíacas.
Cientistas do Reino Unido indicam que o melhor horário para dormir é entre as 22h e 23h. Cair no sono depois desse horário aumenta em até 25% as chances de desenvolver doenças cardiovasculares.
Qual é o tempo ideal para dormir? Um estudo da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, indica que dormir entre as 22 e 23 horas pode reduzir significativamente os riscos de problemas cardíacos quando comparado com horários mais cedo ou mais tarde.
O estudo aponta que a melhor hora para despertar é as 6h44 da manhã, mas a pessoa não deve sair da cama até exatamente 7h12, este tempo é para acordar, espreguiçar.
Em tese, isso acontece porque, durante a noite circadiana biológica — depois da meia-noite para a maioria das pessoas — há mudanças neurofisiológicas no cérebro que alteram a maneira como interagimos com o mundo. Estas alterações impactariam nossa capacidade de controlar os impulsos e processar informações.
— Se vamos dormir muito tarde, provavelmente vamos comer em horários que o nosso metabolismo não será o mesmo de comer durante o dia. Assim, a tendência é engordar — disse à Agência Einstein.
Não jantar pode ser prejudicial para diversos organismos, pois, a alimentação noturna, contribui para a manutenção de um metabolismo saudável, que possui um papel fundamental na regulação do sono. Além disso, a prática fornece nutrientes para produção de hormônios relacionados a um sono adequado.
Estudo publicado em 2022 na revista científica JAMA Internal Medicine, mostrou que o aumento de 90 minutos de sono por noite foi capaz de reduzir em 270 Kcal a ingestão calórica diária, o que, a longo prazo, pode resultar em perda de peso significativa.
O que acontece com o corpo quando dormimos demais?
Uma pessoa que dorme mais ou menos do que um período entre seis e oito horas por noite aparentemente apresenta mais risco de desenvolver problemas como pressão alta, diabetes e complicações cardiovasculares.
Uma pessoa saudável gasta, em média, cerca de 80 calorias por hora de sono, no entanto esse valor mostra que somente dormir não emagrece, mas dormir bem auxilia a perda de peso de outras forma.
Adultos de 18 a 60 anos devem ter 7 ou mais horas de descanso por noite; indivíduos de 61 a 64 anos, entre 7 e 9 horas; e pessoas com mais de 65 anos de idade, cerca de 7 ou 8 horas, segundo os CDC.
As células na retina percebem a variação da iluminação no ambiente; portanto, quando o dia amanhece, capturamos comprimentos de luz próximos ao tom de azul, cujo pico ao meio dia, provocam em nosso corpo uma sensação de despertar e ativar.
Quais são os benefícios da soneca para a saúde? Pesquisas demonstram que sonecas regulares fazem bem para a saúde do cérebro a longo prazo. Cochilos habituais podem ajudar a manter o cérebro maior por mais tempo.
Se observarmos o céu durante toda a madrugada, perceberemos que a hora mais escura da noite acontece justamente antes do amanhecer. Esse momento profundamente escuro é o grande responsável por preparar e destacar o esplendor dos primeiros raios de sol da manhã. Assim também é a nossa vida.
Por que isso acontece?" Esse problema pode ter diversas causas. A mais comum é o que os especialistas chamam de cronoruptura, ou seja, a quebra do ritmo circadiano do corpo. Esse ciclo nada mais é do nosso relógio biológico, responsável por nos dizer quando devemos dormir ou acordar.
Dormir do lado esquerdo é recomendado para a maioria das pessoas, mas existem certos casos em que a posição deve ser evitada: indivíduos com problemas cardíacos ou que tenham sofrido acidente vascular cerebral (AVC) devem optar pela direção oposta, ou seja, para a direita.
É normal dormir muito e continuar com sono? Geralmente não é normal dormir muito e continuar com sono, pois isso pode ser um sinal que algo não está bem com a sua saúde.