Caso a atualização não seja realizada corretamente, pode ocorrer a perda de dados ou até mesmo danificar o hardware do seu sistema. Conclusão: A atualização de BIOS é um procedimento importante que pode garantir o bom funcionamento do seu sistema e aprimorar suas funcionalidades.
Se o seu computador estiver funcionando corretamente, não recomendo a atualização, um procedimento errado, uma simples queda de energia pode inutilizar seu computador.
Do ponto de vista da segurança do dispositivo, não atualizar o BIOS pode tornar seu dispositivo incapaz de resistir a novos ataques que evoluíram ao longo do tempo, como ataques ao firmware do BIOS. A relação entre o BIOS e o sistema é semelhante à relação entre o sistema e outros aplicativos.
Quando você deve atualizar o BIOS? A atualização do BIOS não é rotineira, diferente da atualização de aplicativos ou drivers de vídeo. É recomendável iniciar uma atualização somente quando o fabricante do seu PC ou placa-mãe sugerir ou se você descobriu um erro de atualização do Windows que precisa ser corrigido.
Sem os dados da BIOS a placa mãe não consegue fazer o POST. E, se você tiver um no-break, o risco é reduzido consideravelmente. Esse problema de ser "arriscado" atualizar a BIOS deve-se ao fato de que se houver queda de energia no computador no momento da atualização os dados se corrompem.
A atualização de BIOS é um procedimento arriscado porque pode falhar e deixar a placa-mãe fora de uso. Isso pode acontecer, por exemplo, se durante o processo de atualização a energia elétrica faltar. Além disso, o arquivo de atualização pode estar corrompido ou uma versão de BIOS errada ser baixada.
Melhorias de desempenho: Algumas atualizações de BIOS podem oferecer melhorias de desempenho, como aprimoramento de velocidade de inicialização do sistema, otimização de energia ou aumento de eficiência do processador.
O BIOS, em PCs modernos, inicializa e testa os componentes de hardware do sistema e carrega um carregador de inicialização de um dispositivo de memória em massa (não-volátil), o qual inicializa um sistema operacional.
Insira uma unidade flash USB vazia em uma porta disponível no segundo computador. Acesse a página Download de software e drivers HP. Navegue até a página de produto para o seu computador. Selecione BIOS na lista exibida e examine as atualizações disponíveis do BIOS.
Atualizar o BIOS pode causar o risco de não inicializar. Faça backup de seus dados antes de atualizar o BIOS. 2. Os modelos mais antigos da placa-mãe podem ter uma interface de usuário ligeiramente diferente.
O que acontece se desligar o PC enquanto atualiza a BIOS?
Desligar o computador durante a atualização do BIOS causa danos irreparáveis à placa de sistema (placa-mãe) do computador. Para saber mais sobre como atualizar o BIOS em um computador Dell, consulte o artigo Atualizações do BIOS da Dell da base de conhecimento Dell.
Como identificar a versão da BIOS de sua placa-mãe
Há uma etiqueta no chip da BIOS, que exibe a versão padrão da BIOS. Se a sua BIOS nunca foi atualizada, então a versão exibida na etiqueta é a versão atual da sua BIOS: Quando seu computador estiver inicializando, pressione F2 para entrar na configuração da BIOS.
Ela é segura se vc fizer utilizando no PC um nobreak porque se faltar energia no meio do processo de atualização sua placa irá prá o espaço. Também há o caso de se pegar o arquivo de atualização correto, já li casos aqui mesmo no Fórum de gente que atualizou o bios da placa com o arquivo de outra e acabou dando pau.
Pode atualizar a BIOS direto para a última versão?
Sim, é possível atualizar direto para a última versão da BIOS, leia atentamente as instruções do fabricante antes de realizar a atualização para evitar danos a placa-mãe.
Ele irá ligar, iniciar o hardware e em seguida, irá buscar um sistema operacional nos discos e demais dispositivos definidos como boot devices (pode ser o CD, USB, ou até a rede)… e não encontrando nada, irá simplesmente parar.
Não se recomenda atualizar a bios se o PC está funcionando normalmente, pois é uma atualização voltada a correções de bugs com determinadas peças ou situações, não traz melhora alguma no desempenho. Veja a lista dos bugs consertados... As vezes é só atualização na compatibilidade de algum novo processador.
1Gerenciar a comunicação entre o sistema operacional e o hardware. 2Manter as configurações de data e hora do sistema. 3Carregar e iniciar o sistema operacional.
Quando a BIOS está corrompida, pode causar uma série de problemas, como falha na inicialização do sistema, erros de hardware e perda de funcionalidade. A corrupção da BIOS pode ocorrer devido a várias razões, como atualizações mal-sucedidas, falhas de energia, vírus ou falhas de hardware.
A combinação de teclas CTRL + ESC pode ser usada para acionar a recuperação do BIOS em computadores em que o teclado externo é o principal método de entrada.
O BIOS é um firmware, que está presente nas placas-mãe e tem um formato parecido com um chip. Ele é responsável principalmente pela inicialização do computador e reconhecimento dos componentes ligados a ele, entre outras funções.
Atualizar a BIOS pode oferecer os seguintes benefícios: Melhoria na estabilidade e desempenho do sistema. Adição de suporte para novos componentes de hardware, como CPUs, GPUs ou módulos de memória.
Ligue o computador e acesse o menu de inicialização, pressionando a tecla F12 na tela inicial quando o computador inicializar. Em OTHER OPTIONS, selecione BIOS Flash Update. Na tela de atualização, usando o ponteiro do mouse (se disponível) ou a tecla Tab, realce o nome do arquivo do BIOS.
Caso você tenha dúvidas ainda, pode tentar entrar em contato com o suporte da marca para entender melhor como atualizar a BIOS da placa mãe do seu PC. Em seguida, na maior parte dos casos, você só precisa reiniciar seu computador e quando ele estiver reiniciando, apertar o comando F2/F10/F12/DEL para entrar na BIOS.