Solicitar reembolso de passagem aérea Em casos de no-show involuntário, você tem direito a pedir o reembolso do valor total da passagem aérea, incluindo taxas. No entanto, é importante ter em mente que, se você decidir por essa alternativa, a companhia aérea não é obrigada a fornecer assistência material.
Em casos de no-show, o passageiro tem o direito de requerer o reembolso do valor pago pela passagem aérea e a possibilidade de garantir a realocação no próximo voo para o mesmo destino operado pela companhia aérea, seguindo a mesma programação de escalas, se aplicável.
Em geral, se perder o voo, você tem três opções: – Opção 1: Você pode se encaixar no próximo voo disponível; – Opção 2: Você pode remarcar o seu voo para outro dia; – Opção 3: Você pode cancelar a sua passagem e solicitar reembolso.
O que acontece se eu comprar uma passagem de avião e não viajar?
Taxa ou multa de reembolso
Ela deve ser cobrada, de acordo com o regulamento da companhia aérea, e pode ser fixa ou variar de acordo com o tipo de voo, por exemplo. Sendo assim, quando o valor for devolvido ao comprador, haverá um custo administrativo e essa taxa deve ser cobrada com juros.
No-show: não comparecimento ao embarque pode causar problemas para o viajante
O que acontece se não conseguir embarcar no voo?
Se você não embarcar no voo sem cancelar a reserva, pode enfrentar algumas consequências. As companhias aéreas costumam cobrar uma taxa de no-show, que pode custar até o valor da passagem. Além disso, você pode perder o direito ao reembolso e à reacomodação em voos futuros, dependendo das políticas da companhia aérea.
Taxas de embarque correspondentes ao voo de ida serão reembolsadas e a tarifa correspondente ao voo de ida não poderá ser reembolsada. Caso o passageiro não faça o aviso de não comparecimento. O trecho não voado, bem como demais trechos subsequentes constantes na mesma reserva, serão automaticamente cancelados.
Não há reembolso para quem perde o ônibus, apenas remarcação. LEI Nº 11.975/09 e Resolução ANTT Nº 4282 DE 17/03/2014. Art. 7º Os Bilhetes de Passagem terão validade máxima de um ano, a partir da data de sua primeira emissão, independentemente de estarem com data e horário marcados.
Se você preferir não viajar e solicitar um reembolso
Você poderá pedir o reembolso sem taxa em Minhas viagens. Se você usou Pontos ou Milhas LATAM Pass para resgatar sua passagem, dependendo da data do resgate, reembolsaremos o dinheiro à sua LATAM Wallet. Essa informação te ajudou?
Se você perder um voo de conexão, você deve procurar o balcão de atendimento mais próximo da companhia aérea ou um representante da companhia aérea para conversar sobre o ocorrido.
Conhecida como "skiplagging", a estratégia funciona da seguinte maneira: digamos que alguém queira voar de Boston para Houston, mas a tarifa é muito cara. A pessoa compra então uma passagem de Boston para Las Vegas com escala em Houston, porque custa menos do que o voo direto.
Tema atualizado em 22/4/2024. A cobrança de multa para o caso de desistência de viagem pelo consumidor é lícita, mas o valor não pode ser exorbitante, sob pena de violar o artigo 51, IV, do CDC.
De acordo com a Agencia Nacional De Aviacao Civil - ANAC, o passageiro pode exercer o DIREITO DE ARREPENDIMENTO no prazo de 24hrs após a compra da passagem aérea, sem multa, DESDE QUE a data do embarque seja igual ou superior a 7 dias da data data do recebimento do comprovante.
Em casos de no-show, o passageiro pode perder o valor integral da passagem ou precisar pagar uma taxa. O procedimento varia conforme a companhia aérea. A situação muda nos casos de no-show involuntário, em que o passageiro pode até receber uma indenização.
O principal motivo do No-Show acontece quando o passageiro não faz o check-in no prazo limite estipulado pela companhia, sendo o procedimento necessário para a confirmação do voo. Quando o check-in não é realizado no prazo, a companhia aérea pode vender os bilhetes para outras pessoas.
A ANAC determina que, caso o passageiro não embarque no seu voo, ele tem direito garantido por lei ao reembolso do valor da taxa de embarque. Isso porque entende-se que se o passageiro não utilizou a estrutura do aeroporto ele não precisa arcar com esses custos.
Qual é o prazo de cancelamento de passagem aérea? De acordo com Agência Nacional de Aviação Civil o passageiro pode cancelar em até 24 horas a sua viagem e ter o reembolso, em algumas companhias aéreas o cliente não sofre nenhuma penalidade e recebe o valor integral, já em outras é cobrada uma taxa.
Em circunstâncias como esta, as companhias aéreas aplicam multas para que o cliente possa remarcar seu voo, além de cobrar uma diferença tarifária. Estas multas podem ter valores superiores aos valores das tarifas o que, em alguns casos, impossibilita a remarcação da passagem.
O transportador poderá reter 10% do valor da tarifa. Para solicitar o reembolso por Direito de arrependimento ou Direito de desistência, entre em contato com nosso Contact Center.
O não comparecimento ao check-in em tempo hábil para atendimento¹ ou ao portão de embarque² é considerado como no show. Quando isso acontece o passageiro deverá pagar uma taxa de acordo com a regra tarifária específica.
Se o voo for cancelado ou reprogramado devido à pandemia por COVID-19, ou por outras razões de segurança ou de força maior, você poderá remarcar sua viagem, pedir o reembolso do valor da passagem ou contratar outros serviços da LATAM.
O que acontece se eu não embarcar no voo de volta?
Quando o passageiro não embarca e avisa com antecedência a companhia aérea, ela perde a oportunidade de vender seu assento a outro viajante. A partir disso foi criada a taxa.
Remarcação. Para embarcar no mesmo dia, você pode remarcar o voo diretamente no balcão da empresa aérea. Se o próximo embarque estiver com assentos disponíveis, você será realocado para que chegue ao seu destino ainda naquela data.
ANAC (Agencia Nacional de Aviacao Civil) permite cobrança de taxa de remarcação em percentual de 10% da tarifa já paga, devendo ser somada à diferença do valor da passagem entre o momento da compra e o da remarcação.
O que é no-show? No-show é o termo usado por companhias aéreas para designar aqueles passageiros que, sem cancelamento ou aviso prévio, não embarcam em seus respectivos voos. Ele pode acontecer quando o passageiro falha em realizar o check-in, ou até o realiza, mas não embarca.