Quais são as consequências de não perdoar?
Seja qual for a razão, perdoar não é só uma decisão, ou um gesto de amor, mas um ato que revela a preocupação com a saúde. Isso mesmo! Estudos comprovam que a falta de perdão pode desencadear em doenças emocionais e físicas como depressão, dores musculares, hipertensão e até câncer.Quais são as consequências da falta de perdão?
Outros estudos também apontam que a falta de perdão pode desencadear em sérias doenças emocionais e físicas como depressão, dores musculares, hipertensão, reações alérgicas, enxaquecas, dores no corpo e até câncer. A falta de perdão nos faz sentir torturados.O que acontece com uma pessoa que não consegue perdoar?
Quando o sujeito diz que não consegue se perdoar, ele está revelando a existência de uma divisão em sua personalidade: de um lado, a parte que cometeu o ato inadequado e, do outro, a parte que olha para a primeira e diz: “Isso é imperdoável”. Freud chamou essa segunda parte de “superego”.O que a Bíblia diz sobre quem não perdoa?
O Senhor ensinou: “Deveis perdoar-vos uns aos outros; pois aquele que não perdoa a seu irmão suas ofensas está em condenação diante do Senhor; pois nele permanece o pecado maior. Eu, o Senhor, perdoarei a quem desejo perdoar, mas de vós é exigido que perdoeis a todos os homens” (D&C 64:9–10).COMO PERDOAR ALGUÉM - Pastor Antonio Junior
Como se chama uma pessoa que não perdoa?
inexcitável,insensível,imperturbável,inabalável,seco,frio,indiferente,inalterável,inalterado,insuscetível;de sangue frio,forte,intrépido,inteiro,desapaixonado,impassível,descuidoso,estoico,conservador,platônico,filosófico,calmo,sereno,desafogado,sorridente,impávido,moderado;submisso;pacífico,bonançoso,plácido,tranquilo ...O que a falta de perdão causa no mundo espiritual?
A falta de perdão, tem sido forte motivo de paralisia espiritual, imaturidade emocional e desenvolvimento de doenças físicas e emocionais. Existem pessoas que ficam presas no cativeiro da falta de perdão sendo atormentadas em suas vidas durante anos.Porque não perdoar faz mal?
Além disso, quando você não perdoa, você é tomado por diversos sentimentos negativos e prejudiciais. O ressentimento desgasta física e emocionalmente. Aliás, é um sentimento que pode levar à distúrbios mentais e emocionais.Como perdoar uma pessoa que te magoou?
Como perdoar alguém que te magoou
- Preste atenção aos padrões. Comece a perceber os padrões de relacionamentos que fazem parte da sua vida e as atitudes repetidas que estão te magoando. ...
- Cuidado com as interpretações. ...
- Aprenda a lidar com os erros. ...
- Perdoe-se. ...
- Desenvolva sua Inteligência Emocional.
Quem não perdoa não será perdoado?
Mateus 6:14-15 Nova Versão Internacional - Português (NVI)― Pois, se perdoarem as transgressões uns dos outros, o Pai celestial também perdoará vocês. Mas, se não perdoarem uns aos outros, o Pai celestial não perdoará as transgressões de vocês.
Quais são os sintomas da falta de perdão?
Diferente do ato de perdoar, a falta do perdão pode trazer consequências negativas, tais como: Carregar ressentimento dentro de si: o ressentimento origina diversos sentimentos negativos, como amargura, tristeza, raiva e baixa autoestima.Quais são as doenças causadas pela mágoa?
Danos cardiovasculares e enfermidades autoimunes estão entre as possíveis sequelas; além disso, há o risco de a pessoa magoada cometer alguma transgressão no futuro. Desde a infância, nós somos ensinados a pedir desculpas e a perdoar. Mas, conforme crescemos, as decepções são mais doloridas e complicadas de superar.O que a psicologia diz sobre a falta de perdão?
A psicologia reconhece o perdão como um processo de cura emocional, tanto para a pessoa que perdoa quanto para a pessoa que busca ser perdoado. Afinal, como mencionado anteriormente, ele ajuda a liberar emoções negativas, como raiva, ressentimento e mágoa, proporcionando alívio e bem-estar emocional.O que fazer quando não conseguimos nos perdoar?
Para facilitar as desculpas, veja a seguir seis dicas:
- Não encare como fraqueza. Esqueça a ideia de que pedir perdão é uma atitude de fraqueza. ...
- Entenda que toda história tem dois lados. ...
- Tente ver lado humano. ...
- Pense nas consequências em longo prazo. ...
- Dê uma chance para explicações. ...
- Perdoe-se primeiro.