O que acontece se eu pagar todas as parcelas do consórcio e não for contemplado?
Quando o grupo de consórcio chegar ao fim, todas as parcelas pagas pelos participantes que não foram contemplados são normalmente devolvidas a eles. No entanto, isso pode levar algum tempo, já que depende do prazo do grupo de consórcio.
O que acontece se eu não for sorteado no consórcio?
O que acontece se você der lance no consórcio e não for contemplado? Se você der um lance em um consórcio e não for contemplado, basicamente, o valor oferecido no lance não é perdido ou cobrado. O lance é apenas uma oferta para tentar antecipar a contemplação da sua cota.
O que acontece se pagar todas as parcelas do consórcio?
Quitar todo o consórcio significa apenas se livrar da sua dívida e das correções de crédito anuais, o que por sinal já é uma grande vantagem. Porém, isso não garante que você será contemplado(a) imediatamente. O que você pode fazer é utilizar o valor para fazer uma boa oferta de lance.
Quantas parcelas tenho que pagar para ser contemplado no consórcio?
Todas as pessoas que participam de um consórcio contam com a mesma chance de serem contempladas, desde que não estejam devendo nenhuma parcela. Assim, uma maneira de ser contemplado é por meio dos sorteios que ocorrem todos os meses durante as assembleias e são feitos pela Loteria Federal.
Quando deixa de pagar um consórcio, o que acontece?
Ao deixar de pagar uma parcela, você estará sujeito a juros e multas por atraso. A taxa de juros pode variar conforme o contrato, mas é uma despesa adicional que pode dificultar ainda mais a regularização dos pagamentos.
Consórcio: O que acontece se você não for Contemplado?
Qual valor é devolvido no final do consórcio?
Lei do consórcio devolução dos valores pagos
De acordo com a Lei do Consórcio (Lei 11.795/2008), o consorciado cancelado tem o direito de receber o valor correspondente ao fundo comum da carta em espécie, desde que tenha sido sorteado como cota cancelada ou tenha aguardado o término do grupo.
Por fim, outra “pegadinha” do consórcio é a falta de garantia. Ao contrário de um investimento, onde seu dinheiro rende ao longo do tempo, no consórcio, o valor que você paga não é garantido. Se a empresa de consórcio falir, você pode perder todo o dinheiro investido.
Passo a passo para vender consórcio não contemplado
Para vender consórcio não contemplado, saiba que o processo é bem simples. Na maioria das vezes, é possível realizar a transferência dessa cota em andamento. O ideal é que ela já tenha um percentual mínimo de 30% pago.
Essas parcelas incluem principalmente a taxa de administração, o fundo de reserva e o fundo comum. Ao final do período do consórcio, você receberá apenas o crédito disponível do fundo comum. Esse montante pode ser utilizado para adquirir um bem, como um imóvel ou um veículo, ou até mesmo solicitado em espécie.
Quitar um consórcio antes do término do contrato pode resultar em descontos atrativos. Isso acontece porque, ao antecipar o pagamento, você reduz o período de administração do consórcio, o que pode levar a uma economia nos custos associados.
Quando a administradora conta esse pagamento antecipado como lance você já pode garantir a sua carta de crédito antes do previsto. Seja como for, antecipar parcelas no consórcio é uma forma interessante de se manter ativo na modalidade de crédito e aumentar as suas chances de contemplação!
Como resgatar o dinheiro do consórcio que parei de pagar?
Para recuperar parte do dinheiro do seu consórcio cancelado de forma rápida e prática, basta encontrar alguém que compra consórcios cancelados e que tenha a disposição de comprar a sua cota. Uma condição importante para tal, é que essa cota esteja com 30% do valor do consórcio pago.
Independentemente de qualquer coisa, se a pessoa quiser desistir do consórcio de uma forma ou de outra, ainda assim, terá direito a ter o dinheiro de volta.
O que acontece se eu não usar todo o valor da carta de crédito?
Outra curiosidade é que você não precisa usar todo o valor da carta de crédito na compra do seu carro ou moto. Por exemplo, se o valor do carro que você escolheu é menor do que a carta, a diferença pode ser convertida em crédito para liquidar algumas parcelas do consórcio.
Para isso, você precisa ter quitado o saldo devedor da cota em um período de até 180 dias da contemplação, além de esperar esse prazo para poder receber os valores. Mas é importante fazer uma avaliação cautelosa para garantir uma tomada de decisão inteligente e evitar se arrepender depois.
O que acontece se quitar o consórcio e não for contemplado?
Se você parou de pagar as parcelas de um consórcio que ainda não foi contemplado, o seu nome não vai para o SPC ou para o Serasa, mas ainda sim existem algumas penalidades. Você não vai mais poder participar dos sorteios e nem mesmo ofertar lances.
No final da contemplação do seu consórcio, você receberá o crédito disponível, podendo ser utilizado para faturar algum bem, como imóvel ou veículo, ou até mesmo solicitando esse valor em espécie, de acordo com o regulamento da administradora.
Estou em um consórcio, fui contemplado e não aprovaram o crédito. O que fazer?
Nesse caso, fique atento à solicitação da administradora. Caso esteja faltando alguma documentação importante, faça o novo envio, conforme pedido. Dessa forma, será feita uma reanálise.
Uma carta de crédito para a compra de um automóvel de 100 mil reais pode variar entre R$ 1.400,00 mensais — com prazo de 93 meses — até R$9.000,00 — com prazo de 12 meses.
Como vender minha carta de crédito não contemplada?
Para vender seu consórcio não contemplado é simples. Na maior parte das Administradoras é possível realizar a transferência dessas cotas em andamento. O importante é ela já ter um percentual pago acima de pelo menos 30%. As cotas com porcentagem paga menor são de difícil negociação.
O que acontece se eu der o lance e não for contemplado?
Por isso mesmo, cada consorciado pode tentar a sua oferta de lance quantas vezes quiser. Pode, sim, acontecer de você tentar uma oferta e não ser contemplado. Nesse caso, não se preocupe: seu valor não é debitado e você pode tentar nos meses seguintes.
É possível pegar o dinheiro de volta do consórcio?
Quem cancela um consórcio tem o direito de pegar o dinheiro de volta desde que siga o que está definido em contrato junto à administradora ou corretora da modalidade.
Quais são os riscos de entrar em um consórcio? Os riscos incluem o longo prazo para contemplação, incerteza na contemplação, taxas administrativas e comprometimento financeiro a longo prazo.