Quando o coxim do amortecedor está quebrado, os ruídos vindos da suspensão aumentam e aumenta o desgaste nos pneus. Além disso o motorista pode sentir vibrações no volante. Insistir em rodar com essa peça danificada pode acarretar problemas em outros componentes da suspensão e colocar sua vida em perigo.
Coxins quebrados geram barulhos muito altos. Além disso, desgastam os pneus do carro, diminuem a capacidade de condução do motorista e fazem vibrar diversos componentes do veículo, inclusive o volante.
Normalmente, o coxim possui uma vida útil de dois a três anos, variando de acordo com o modelo do automóvel e, é claro, os cuidados diários durante o funcionamento. Quanto mais for exigido do componente, menos tempo ele dura.
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Pode andar com o coxim do motor quebrado?
Quando o coxim do amortecedor está quebrado, os ruídos vindos da suspensão aumentam e aumenta o desgaste nos pneus. Além disso o motorista pode sentir vibrações no volante. Insistir em rodar com essa peça danificada pode acarretar problemas em outros componentes da suspensão e colocar sua vida em perigo.
Como é natural a qualquer outro componente mecânico, essas peças também sofrem com o desgaste causado pelo uso. Ao longo do tempo, os coxins podem ressecar e ganhar rachaduras, perdendo sua capacidade de manter o motor silencioso e “discreto”.
Nos carros populares são utilizados três coxins. Já nos veículos importados, no intuito de praticamente zerar a vibração do motor, são implementadas até cinco peças.
Carro vibrando muito: Um coxim ruim pode fazer com que a vibração da peça que ele apoia passe para a estrutura do carro, então esse é o primeiro sintoma, muito comum nos coxins de escapamento e motor.
O coxim desgastado pode também alterar ângulos da geometria da direção, fazendo com que eles se alterem e comprometam a dirigibilidade, principalmente em condição de pisos irregulares. O principal sintoma de coxim desgastado é o ruído.
O preço médio de coxim amortecedor depende do que o produto oferece. Em média, um usuário conseguirá achar coxim amortecedor por valores entre R$ 44,37 e R$ 1.030,30.
Carros populares têm peças mais baratas e custam, em média, R$80 reais. Modelos de carros importados, com motores mais potentes e maiores, como as SUVs, em geral, têm peças mais caras, podendo ultrapassar fácil os R$160.
O que pode acontecer quando o coxim do motor quebrar?
Ignorar um coxim do motor quebrado pode resultar em consequências indesejadas, como danos aos componentes do motor, ao sistema de escapamento e até mesmo ao chassis do veículo. Além disso, a falta de amortecimento adequado das vibrações pode tornar a condução desconfortável e comprometer a segurança.
Função do Coxim Amortecedor é dar apoio ao conjunto da suspensão do monobloco do veículo, promovendo a absorção de ruídos, choques e vibrações. Além disso, o coxim amortecedor é composto de um rolamento que tem a função de garantir o movimento giratório das rodas dianteiras, transmitido pela direção do veículo.
Em média, o coxim do motor deve ser trocado a cada 30 mil quilômetros ou 3 anos, mas esse tempo pode diminuir caso o motorista não tenha cuidado ao passar em valetas, lombadas, acelere o carro com muita veemência ao sair de um farol ou mesmo do trânsito.
A substituição de itens como coxins, batentes e coifas pode até ser necessária. Contudo, vários componentes como buchas de suspensão e de subchassi e terminais de bandeja são importantes na revisão, mas normalmente são projetados para durar 60.000 km.
O coxim fixa o conjunto do amortecedor no carro e evita que as trepidações do pavimento cheguem até a carroceria. Já o batente evita o famoso “final de curso” na movimentação do amortecedor.
Desgaste natural: Como qualquer peça do veículo, o coxim do motor tem uma vida útil (ou tempo de durabilidade). A constante vibração e os impactos que absorve ao longo dos anos causam desgaste natural, levando à sua falha.
Como forma preventiva, mesmo sem os sinais e sintomas apresentados, é recomendável que se faça a substituição do coxim do motor a cada três anos, pois dificilmente a peça apresentará um funcionamento regular após esse período.
O coxim, assim como qualquer peça de um veículo, apresenta danos com o passar do tempo, mas alguns fatores podem acelerar esse desgaste natural, como, por exemplo, falta de revisão periódica, negligência com a manutenção automotiva, passagem em ruas muito esburacadas e sem estrutura, alta velocidade em lombadas e ...
O principal sintoma de coxim desgastado é o ruído, especialmente, ao trafegar por pisos irregulares. A recomendação é que o usuário fique atento a esses sinais e se notar qualquer irregularidade como as descritas acima procure um profissional habilitado para fazer o diagnóstico e correção do problema.
Desse modo, é possível encontrar o coxim em outras partes do seu veículo além do motor, como no escapamento, na suspensão e no câmbio. E, mesmo variando o local onde pode estar instalado o coxim, o objetivo da peça não muda: evitar as vibrações excessivas no chassi do automóvel.
O que acontece quando o coxim do câmbio está ruim?
Isso pode ser problema no coxim do câmbio. Às vezes ele fica desgastado com o tempo, e daí prejudica a alavanca. Outra coisa que um coxim de câmbio quebrado pode causar é um barulho estranho no motor. Além disso, um radiador furado ou um vazamento de água também são coisas que tem que chamar a atenção, viu?