Olá, os efeitos que você apresenta podem ser devido a interrupção do uso contínuo de Sertralina, principalmente se for uma dose maior. Nesses casos,a retirada imediata pode causar sintomas de retirada, como náuseas, tontura, cefaléia e até mesmo uma disforia (sensação de inquietude, aflição e angústia) importante.
Quais os sintomas quando paramos de tomar sertralina?
A abstinência pode surgir entre 24 e 72 horas após a interrupção do tratamento, apresentando efeitos como ansiedade, insônia, irritabilidade, explosões de choro, distúrbios de humor e sonhos vívidos, além de sintomas neurológicos e motores como tonturas, vertigens, cefaleia, falta de coordenação motora, alterações de ...
A suspensão abrupta dos antidepressivos como a Sertralina pode ter como consequência sintomas de retirada, que são parecidos com os de abstinência, incluindo dor de cabeça, náuseas, tonturas, mal-estar geral, distúrbios de consciência, palpitações, ansiedade, etc.
Os sintomas que você está descrevendo, como sensação de ouvido trancado, pigarra na garganta e falta de apetite, comumente podem ocorrer quando há interrupção e reinício do uso de Sertralina. É importante lembrar que qualquer ajuste na medicação deve ser feito sob a orientação de um médico psiquiatra.
Depende do quanto de sertralina estava usando, do que considera sintomas de abstinência e do uso ou não de outras medicações. No geral em uma semana isso se reduz bastante.
Sertralina: pra que serve, efeitos colaterais, vantagens e desvantagens
Como aliviar abstinência de sertralina?
O tratamento da síndrome de abstinência é óbvio: basta reiniciar a droga cuja retirada intempestiva foi responsável por ela. Com o reinício do tratamento os sintomas começam a melhorar já nas primeiras 24 horas.
Quando você voltou a tomar a sertralina regularmente após um período de uso irregular, seu corpo pode estar se ajustando novamente ao medicamento, o que pode causar sintomas como ansiedade aumentada, sudorese e dificuldades para dormir.
A interrupção da sertralina e outros inibidores da receptação de serotonina por até 48-72h não costuma provocar efeitos adversos: Após esse período alguns sintomas como cefaleia, náuseas, dor no corpo, tontura, podem ocorrer. Sugiro reintroduzir a medicação o quanto antes.
Os efeitos colaterais mais comuns da sertralina são insônia, sonolência, tontura, dor de cabeça, náusea, vômito, diarreia, má digestão, alterações no apetite, pesadelos, tremor, zumbido no ouvido, dor nas articulações ou palpitações.
A Sertralina, um tipo de antidepressivo, normalmente leva em torno de 5 a 6 dias para ser completamente eliminada do corpo após a última dose, considerando sua meia-vida de aproximadamente 24 a 26 horas. Este período pode variar um pouco de acordo com fatores individuais como metabolismo e saúde hepática e renal.
Outro ponto importante é que a sertralina não causa dependência. Converse com seu médico, suspender a medicação é possível, desde que realizada no tempo correto e da forma correta! Os antidepressivos ,como a Sertralina, não causam dependência.
O médico deve dar uma dose suficiente para eliminar todos os sintomas. Uma vez eliminados os sintomas, a medicação é mantida nesta dose por alguns meses, pelo menos. Em seguida, o médico pode tentar diminuir a dose, lentamente e observar qual é a dose mínima eficaz para que os sintomas não retornem.
Tontura por causa da redução de sódio no sangue, enjoo, dores de cabeça, falta de apetite, sonolência, aumento do suor, disfunções sexuais e diarreia são as reações adversas mais comuns.
Não é comum a sertralina "não fazer mais efeito". O que pode ocorrer é que a pessoa necessite de doses maiores e a que toma não seja suficiente para segurar todos os sintomas, ao longo do tempo, visto que os transtornos tratados com sertralina podem sofrer períodos de piora, ao longo dos anos.
Quais os sintomas de quem para de tomar sertralina?
Olá, os efeitos que você apresenta podem ser devido a interrupção do uso contínuo de Sertralina, principalmente se for uma dose maior. Nesses casos,a retirada imediata pode causar sintomas de retirada, como náuseas, tontura, cefaléia e até mesmo uma disforia (sensação de inquietude, aflição e angústia) importante.
Ao elevar a quantidade de serotonina disponível nos circuitos cerebrais, a sertralina ajuda a restaurar o equilíbrio químico do cérebro. Assim, o medicamento trabalha para melhorar o equilíbrio emocional, ajudando a reduzir os sintomas dos problemas para os quais é indicado.
Cloridrato de sertralina deve ser ingerido em dose única diária, podendo ser pela manhã ou à noite, independentemente da alimentação. Procure tomar sempre no mesmo horário.
Várias referências sugerem que a descontinuação seja feita de forma gradual e num período de 2 a 4 semanas com reduções lineares até a dose terapêutica mínima ou metade da menor dose terapêutica antes da completa retirada.
Assim, muitas vezes o tratamento é contínuo, assim como acontece com um paciente hipertenso ou diabético. Se o paciente tem uma boa resposta e adaptação com a sertralina, e necessita utilizar por mais tempo pelo risco de recaídas, não há nada que contraindique seu uso por tempo prolongado até o momento.
A sertralina pode, de fato, trazer alguns efeitos colaterais no início do tratamento ou quando aumentadas as doses. Os sintomas de fraqueza e formigamento são alguns exemplos. A sensação de cabeça oca precisaria ser detalhada para que pudéssemos avaliar melhor.
Seu uso deve ser sob supervisão médica e com uma retirada gradual quando for o momento adequado de acordo com a avaliação. O psiquiatra deve orientar esse processo para que ele ocorra de uma forma mais tranquila, pois pode haver efeitos colaterais quando reduz a dose da medicação de uma forma inadequada.
Sim, a Sertralina tem um meia vida de 26 horas. Então com o uso diário após cerca de uma semana, ela estará no seu organismo o dia todo. Vale ressaltar que isto não é sinônimo de efeito terapêutico, este pode demorar um pouco mais para aparecer.