O que acontece se testemunha de Jeová recebe sangue?
Com isso, os testemunhas de Jeová não aceitam a transfusão de sangue, por defenderem a ideia de que o sangue é divino e a pessoa deverá dar conta de seu sangue. A congregação, segundo Gonçalves (s/d) desassocia o membro que aceitar a transfusão de sangue, manifestando uma atitude impenitente.
Porque a testemunha de Jeová não aceitam transfusão de sangue?
Conforme pesquisa livre do motivo de as Testemunhas de Jeová não aceitarem transfusão de sangue, facilmente se evidencia que se trata de motivação eminentemente religiosa. Nesse sentido creem que os ensinamentos bíblicos os ordenam a se abster de sangue (Gênesis 9:4; Levítico 17:10; Deuteronômio 12:23; Atos 15:28, 29).
(Levítico 17:14) Então, nós evitamos tomar sangue por qualquer via não só em obediência a Deus, mas também por respeito a ele como Dador da vida. Esta abstenção de sangue traz como consequência a recusa da transfusão de sangue em procedimentos médicos, que ocasiona um confronto entre a crença e o direito à vida.
Sou médico e o paciente Testemunha de Jeová recusa a transfusão de sangue e agora?
No caso das Testemunhas de Jeová, os seguidores da religião creem que os ensinamentos bíblicos os obrigam a se abster de sangue. No caso de recusa de transfusão de sangue, fica incumbido à equipe médica buscar tratamentos alternativos que respeitem as escolhas feitas pelo paciente e que não desrespeitem a fé dele.
O que substitui a transfusão de sangue em testemunha de Jeová?
A partir da análise dos artigos científicos que abordam tratamentos alternativos à transfusão de sangue em Testemunhas de Jeová, verificou-se que na contemporaneidade são utilizadas diversas alternativas à transfusão sanguínea, como a eritropoietina ou a hemodiluição normovolêmica aguda.
Por que as testemunhas de Jeová não aceitam transfusões de sangue? #shorts
O que é proibido a Testemunha de Jeová?
Não podem falar com ex-testemunhas de Jeová, nem cumprimentar, nem manter qualquer contato, exceto o estritamente necessário. São proibidas de ler qualquer material religioso que não seja os fornecidos pela Torre de Vigia. Não podem comemorar aniversários, além de outros costumes.
O crioprecipitado é uma combinação de fatores de coagulação. Contém o Fator VIII, Fibrinogênio, Fator de Von Willebrand, Fator XIII e Fibronectina. O termo substituto do sangue ou sangue artificial tem sido utilizado para descrever soluções que promovem expansão de volume e transportem oxigênio.
Quando o paciente é Testemunha de Jeová quais os procedimentos éticos e legais referente a hemotransfusão?
1º - Se não houver iminente perigo de vida, o médico respeitará a vontade do paciente ou de seus responsáveis. 2º - Se houver iminente perigo de vida, o médico praticará a transfusão de sangue, independentemente de consentimento do paciente ou de seus responsáveis.
Qual seria a conduta médica de um paciente Testemunha de Jeová que se recusar a tomar um concentrado de hemácia?
As diretrizes são estas: “Em caso de haver recusa em permitir a transfusão de sangue, o médico, obedecendo a seu Código de Ética Médica, deverá observar a seguinte conduta: 1º— Se não houver iminente perigo de vida, o médico respeitará a vontade do paciente ou de seus responsáveis.
Onde está escrito na Bíblia que não pode comer sangue?
Levítico 17:14 Nova Versão Internacional - Português (NVI)
Por isso, eu disse aos israelitas: 'Vocês não poderão comer o sangue de nenhuma criatura, porque a vida de qualquer criatura é o seu sangue; todo aquele que o comer será eliminado'.
O que a Igreja Católica fala sobre transfusão de sangue?
Jesus também disse: “Não há maior prova de amor do que dar a vida por quem se ama”. E Ele deu o exemplo: derramou até a última gota do seu sangue por nós. Por tudo isso, minha irmã, a Igreja não pode nem poderia ser contra a transfusão de sangue. É uma prova de amor muito grande que se espelha no sacrifício de Jesus.
Com o objetivo de demonstrar fé e provocar um estado de espírito que favoreça a aproximação com Deus, algumas igrejas indicam jejuns esporádicos de bebidas e alimentos tentadores, como café, chocolate e guloseimas em geral.
Onde está escrito na Bíblia que não pode doar sangue?
Sangue é vida. Sempre foi e sempre será. A Bíblia mesmo defende essa ideia. Na bíblia encontramos proibição no que se refere a comer sangue (Levítico 7:27).
O movimento religioso conhecido como Testemunhas de Jeová é uma religião cristã. Seus adeptos seguem Jesus Cristo e adoram exclusivamente a Jeová. O nome “Testemunhas de Jeová” apoia-se em um trecho bíblico no qual Jeová pede aos fiéis que sejam suas testemunhas e que preguem suas doutrinas.
No caso do cidadão alistado ser integrante de Testemunha de Jeová, poderá requerer processo de eximição, que o dispensa do Serviço Militar, e solicitar o Certificado de Dispensa do Serviço Alternativo (CDSA).
As Testemunhas de Jeová, por outro lado, não permitem casamentos entre pessoas divorciadas, não aceitam tratamentos médicos que façam uso de transfusão de sangue e não comemoram aniversários. Essas normas têm a qualidade de tabu, e exercem, como tal, pressão violenta sobre os sentimentos coletivos.
UOL Comportamento: não existem alimentos proibidos para Testemunhas de Jeová Diferentemente do que foi publicado na matéria "Café, carne de vaca e ketchup: 10 religiões e suas restrições alimentares", não existem alimentos proibidos para as Testemunhas de Jeová.
Quais são os tratamentos sanguíneos que os Testemunhas de Jeová aceitam?
Dentre os tratamentos sanguíneos que podem auxiliar neste e em outros processos fisiológicos e que também são particularmente relevantes à questão do uso em pacientes testemunhas de Jeová, pode-se mencionar: sangue total (transfusão), hemocomponentes (plasma, hemácias, plaquetas, plasma rico em plaquetas e gel de ...
Porque as Testemunhas de Jeová não faz transfusão de sangue?
Com isso, os testemunhas de Jeová não aceitam a transfusão de sangue, por defenderem a ideia de que o sangue é divino e a pessoa deverá dar conta de seu sangue. A congregação, segundo Gonçalves (s/d) desassocia o membro que aceitar a transfusão de sangue, manifestando uma atitude impenitente.
Em Atos 15:20, Deus disse: "Abstenham-se do sangue.". A passagem mostra que os primeiros cristãos não consumiam sangue, nem mesmo para fins medicinais, este e outros textos do Novo Testamento prova que a abstenção de sangue era seguida por Jesus e seus discípulos, que não foi só uma lei dada ao povo de Israel.
A COLIH é uma comissão internacional que trabalha promovendo a interligação com os hospitais e fornecendo ajuda no estabelecimento da relação médico-pacientes Testemunhas de Jeová, já que esta comunidade religiosa não aceita transfusão de sangue alogênico (doado por outras pessoas).