O que aconteceria se a Alemanha tivesse vencido a Segunda Guerra Mundial?
O resultado? A Alemanha com mais recursos, sairia vitoriosa, dominando o mundo inteiro. estados fascistas menores como Itália, Espanha e Portugal seriam provavelmente absolvidos pela Alemanha. Então, o mundo inteiro estaria sob domínio nazista, provavelmente até a lua teria sua bandeira.
Como seria o mundo se a Alemanha tivesse ganhado a Segunda Guerra?
“Seria um mundo de duas classes”, diz Christian Lohbauer, especialista em História Alemã da Universidade de São Paulo. Os arianos, considerados superiores, mandariam. Eslavos, negros e asiáticos virariam cidadãos de segunda classe. Outros povos, como os judeus e os ciganos, seriam exterminados.
O que aconteceria se não tivesse a Segunda Guerra Mundial?
Sem ele, não teríamos tanta consciência sobre os direitos humanos. Ideias como racismo e totalitarismo não teriam sido tão desacreditadas. E a democracia seria bem menor: não estaria em 123 dos 203 países do mundo.
Nesse mundo sem a 2ª Guerra, França e Reino Unido teriam mantido suas colônias na África e Ásia por mais tempo. Os EUA chegariam aos anos 1970 menos influentes, sem o boom econômico impulsionado pela reconstrução da Europa.
O que aconteceria se a Alemanha ganhasse a Primeira guerra?
Se a Alemanha tivesse vencido a primeira guerra mundial, não teria acontecido a segunda, já que essa foi provocada por um sentimento de vingança dos alemães pela derrota. Então, com a vitória da Alemanha, Hitler nunca teria assumido o poder e o nazismo não existiria.
Porque a Alemanha não conseguiu invadir a Inglaterra?
No entanto, apersar de tentar, a Alemanha não conseguiu derrotar a Grã-Bretanha, apesar de pesado bombardeio, pois aquele país estava protegida de um ataque terrestre pelas águas do Canal da Mancha.
Por que Portugal não foi atacado na Segunda Guerra Mundial?
Portugal, Espanha, Suécia e Suíça aderiram ao conceito de neutralidade armada e continuamente reuniram soldados para defender a soberania de sua nação de uma possível invasão. Assim, eles mantiveram o direito de se tornarem beligerantes se atacados em um estado de neutralidade.
Como a Rússia venceu a Alemanha na Segunda Guerra Mundial?
A primeira grande vitória soviética da guerra ocorreu em Stalingrado, quando no início de 1943 o ataque alemão no sul foi interrompido, contido e destruído. O que restava do 6º Exército alemão rendeu-se aos soviéticos depois de sofrer cerca de 70 mil mortes em três meses de combates brutais.
Em 9 de maio de 1945, há exatos 74 anos, a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) anunciava a vitória sobre o Exército nazista, dando fim à Segunda Guerra Mundial -- chamada pelos soviéticos de “Grande Guerra Patriótica”. A data é conhecida na Rússia como “Dia da Vitória”.
O fim da guerra possibilitou a inserção do governo social-democrata e resultou no Estado de bem-estar social na Europa, em que todos os indivíduos tinham direito a bens e serviços, que deveriam ser garantidos pelo Estado.
Qual foi o principal motivo para iniciar a Segunda Guerra Mundial?
A Segunda Guerra Mundial teve como causa direta o expansionismo da Alemanha nazista ao longo da década de 1930. O estopim para o conflito deu-se com a invasão da Polônia realizada pelos alemães, em setembro de 1939.
Porque a Alemanha não ganhou a Segunda Guerra Mundial?
Um dos principais motivos para a derrota da Alemanha foi a entrada dos Estados Unidos na guerra, após o ataque japonês a Pearl Harbor. Isso aumentou significativamente a capacidade militar dos Aliados, tanto em termos de recursos quanto de tropas. Além disso, a guerra na Rússia também acabou sendo um fator decisivo.
Quem ficou a favor da Alemanha na Segunda Guerra Mundial?
Os países do Eixo (Alemanha, Itália e Japão) e os Aliados (França, Inglaterra, EUA e, posteriormente, URSS) constituíram as alianças formadas na Segunda Guerra.
Qual foi a pior Batalha da Segunda Guerra Mundial?
A Batalha de Stalingrado foi a maior batalha travada durante a Segunda Guerra Mundial (1914-1918). Ocorreu entre os exércitos alemão e soviético de julho de 1942 a fevereiro de 1943 e resultou na morte de aproximadamente dois milhões de pessoas.
Segundo o professor e historiador Vítor Soares, a maior de todas as batalhas do conflito e de todos os tempos foi a Batalha de Stalingrado, travada entre a Alemanha e parceiros do Eixo e a União Soviética. O combate começou em 23 de agosto de 1942 e só foi acabar no ano seguinte, no dia 2 de fevereiro de 1943.
Em relação a esse ponto de vista, alguns pesquisadores analisam que a Alemanha não invadiu a Suíça, devido a diversos benefícios financeiros obtidos pelos alemães, através dos bancos suíços, como a utilização do dinheiro confiscado dos Judeus alemães e enviado aos bancos da região.
Como era o Brasil durante a Segunda Guerra Mundial?
Durante a Segunda Guerra Mundial, o Brasil, sob o regime autoritário de Getúlio Vargas, inicialmente adotou uma postura neutra, priorizando seus interesses econômicos. A entrada do Brasil na Segunda Guerra Mundial só ocorreu com o afundamento de navios mercantes brasileiros por submarinos alemães.
Por que Portugal e Espanha não entraram na Segunda Guerra Mundial?
O interesse português em manter a neutralidade do País, está relacionado, ao desejo de manter o comércio com as potências militares. E a difícil situação das Forças Armadas Portuguesas, que antes da Guerra tinha iniciado uma organização militar e o risco de uma aliança levar uma crise diplomática com a Inglaterra.
Por que o Japão era aliado da Alemanha nazista? Porque, devido às circunstâncias, ambos tinham inimigos comuns naquele momento. Do ponto de vista do Eixo, a aliança entre Japão e Alemanha tinha a vantagem de obrigar os Estados Unidos a dividirem suas forças.
Porque a Itália se rendeu na Segunda Guerra Mundial?
A Itália se manteve ao lado de Hitler na guerra, mas buscava, em segredo, negociar a paz. Os Aliados, no entanto, só aceitavam a rendição incondicional. Nas ruas da Itália, a população começou a destruir os símbolos fascistas e a exigir a liberdade dos prisioneiros condenados pelo Tribunal Especial Fascista.
Qual era o tamanho do exército alemão na Segunda Guerra Mundial?
Acredita-se que o número total de soldados que serviram na Wehrmacht durante sua existência de 1935 a 1945 tenha se aproximado de 18,2 milhões. A liderança militar alemã visava originalmente um exército homogêneo, possuindo valores militares prussianos tradicionais.