O que aconteceria se as abelhas deixassem de existir?
Por isso, sua ausência pode acabar com espécies como café, maçãs, amêndoas, tomates, cacau, entre outros alimentos. Com o desaparecimento da espécie e, portanto, de algumas plantas, uma gama de herbívoros, como os insetos, coelhos e veados, também passariam fome e, por consequência, seriam extintos.
Quais seriam as consequências se as abelhas desaparecessem?
A importância delas vai muito além da produção de mel. Na verdade, se as abelhas desaparecessem, os nossos dias na terra também poderiam estar contados. Existe uma frase atribuída a Einstein, onde ele comentaria que se as abelhas desaparecessem, a humanidade só sobreviveria por mais quatro anos.
Como consequência, o desaparecimento das abelhas pode impedir ou reduzir drasticamente a reprodução de muitas espécies de plantas, levando ao desequilíbrio dos ecossistemas e a perda da biodiversidade. A produtividade agrícola também está em risco, podendo ocasionar forte impacto à economia global.
Através da polinização, cerca de 80% das plantas se reproduzem. Sem as abelhas, a vida em geral sofreria, já que a vegetação seria completamente reduzida. Insetos de grande importância ambiental, as abelhas afetam a vida humana diariamente sem que ninguém perceba.
A morte das abelhas tem consequências para nós. Uma frase atribuída ao cientista Albert Einstein previa que: “se as abelhas desaparecerem da face da Terra, a humanidade terá apenas mais quatro anos de existência.
Por isso, sua ausência pode acabar com espécies como café, maçãs, amêndoas, tomates, cacau, entre outros alimentos. Com o desaparecimento da espécie e, portanto, de algumas plantas, uma gama de herbívoros, como os insetos, coelhos e veados, também passariam fome e, por consequência, seriam extintos.
Como a extinção das abelhas coloca em risco o futuro da humanidade?
A extinção completa das abelhas poderia mudar a produção alimentícia e alterar a dieta de milhões de pessoas, além de afetar financeiramente o dia a dia de muitas famílias.
1. Abelhas. Não é segredo que as abelhas são vitais para o planeta, e foram, inclusive, declaradas a espécie mais importante na Terra pela Royal Geographic Society, um instituto de geografia do Reino Unido. Como os principais polinizadores do mundo, elas são fundamentais no ciclo de vida de muitas espécies de plantas.
As abelhas são responsáveis pela polinização de plantas e são amplamente reconhecidas como as mais importantes para essa função em escala global”, explica Carolina Matos, ecóloga do Centro de Agroecologia e Serviços Ambientais (DSA/CATI).
O que a sociedade pode começar a fazer para que as abelhas não sejam extintas?
Entre essas medidas, podemos citar a proibição de pesticidas nocivos, a adaptação às mudanças climáticas, o incentivo à agroecologia, a criação e o resgate de abelhas em situação de vulnerabilidade. Além disso, outras formas sustentáveis de proteção devem ser decididas por meio de democracia direta.
Desequilíbrio ambiental. Não seriam apenas os humanos a sentir a falta das abelhas. Elas —e, novamente, outros insetos que também têm importância nessa função— também ajudam a polinizar vegetais que produzem frutas que alimentam outros animais. Além de impactar animais silvestres, a pecuária seria afetada.
As abelhas são importantes polinizadoras e contribuem fortemente para a produção de boa parte de nossos alimentos. Portanto sua preservação é fundamental! São animais que estão ameaçadas de extinção [43].
A coordenadora estadual de Pequenos Animais da Emater-MG, Márcia Portugal, alerta sobre as consequências da redução drástica na população de abelhas no mundo: "Com a extinção das abelhas, em quatro ou cinco anos teríamos uma queda quase total da produção de alimentos.
“Se não tivéssemos os insetos, não teríamos alimentos suficientes por conta da falta de polinização que alguns deles fazem. Muitos animais também sofreriam ou seriam extintos porque os insetos servem de alimento para eles.
O que aconteceria se as abelhas desaparecessem do planeta?
Alguns frutos que dependem quase totalmente da polinização animal são a maçã, o maracujá e o cacau. "Se as abelhas forem extintas, podemos ter a redução e até mesmo o sumiço dessas frutas. Ou vai ser caro demais ou não vai ser mais possível obtê-las", diz Maria Teresa.
As abelhas possuem grande importância ecológica, sendo fundamentais para a reprodução de uma grande variedade de angiospermas. Esses insetos são animais polinizadores, ou seja, garantem o transporte de pólen de uma planta para outra e, desse modo, promovem a reprodução da planta.
As abelhas têm importante papel na manutenção e desenvolvimento da biodiversidade, além de contribuírem na produção de alimentos, portanto, preservá-las é essencial para a humanidade. Para preservá-las também é essencial conhecer seu universo.
Sabemos hoje que o primeiro ser vivo foi provavelmente muito semelhante aos micro-organismos procariontes modernos, classificados como bactérias e arqueias.
Qual é o animal mais inteligente do mundo inteiro?
Chimpanzé Com um DNA que se diferencia muito pouco do homem, o chimpanzé é conhecido por ser o animal mais inteligente em terra. Esse mamífero pode ser encontrado em regiões da África Central e Ocidental.
As abelhas são fundamentais para garantir a existência de grande parte dos alimentos que chegam à nossa mesa e o mel está longe de ser a grande contribuição desses insetos para a humanidade. Sem as abelhas, metade das gôndolas de alimentos dos supermercados fica vazia.
O que a sociedade pode fazer para que as abelhas não sejam extintas?
Pratique técnicas agrícolas sustentáveis; combata o desmatamento; plante corredores de flora apícola; e amplie a biodiversidade nos campos de monocultivo. Questione as autoridades sobre o problema do desaparecimento e morte das abelhas e como elas irão atuar e se posicionar a respeito.