Por isso, sua ausência pode acabar com espécies como café, maçãs, amêndoas, tomates, cacau, entre outros alimentos. Com o desaparecimento da espécie e, portanto, de algumas plantas, uma gama de herbívoros, como os insetos, coelhos e veados, também passariam fome e, por consequência, seriam extintos.
Uma frase atribuída ao cientista Albert Einstein previa que: “se as abelhas desaparecerem da face da Terra, a humanidade terá apenas mais quatro anos de existência. Sem abelhas não há polinização, não há reprodução da flora, sem flora não há animais, sem animais, não haverá raça humana”.
Através da polinização, cerca de 80% das plantas se reproduzem. Sem as abelhas, a vida em geral sofreria, já que a vegetação seria completamente reduzida. Insetos de grande importância ambiental, as abelhas afetam a vida humana diariamente sem que ninguém perceba.
O que você acha que aconteceria se as populações de abelhas do mundo sumissem?
As previsões de um desaparecimento em massa das abelhas significaria que teríamos dificuldade em produzir comida. Animais que também se alimentam de frutos e, por conseqüência, os animais carnívoros sofreriam com isso, gerando um impacto na cadeia alimentar como um todo. Seria o colapso dos ecossistemas!
As abelhas são importantes polinizadoras e contribuem fortemente para a produção de boa parte de nossos alimentos. Portanto sua preservação é fundamental! São animais que estão ameaçadas de extinção [43].
Como consequência, o desaparecimento das abelhas pode impedir ou reduzir drasticamente a reprodução de muitas espécies de plantas, levando ao desequilíbrio dos ecossistemas e a perda da biodiversidade. A produtividade agrícola também está em risco, podendo ocasionar forte impacto à economia global.
1. Abelhas. Não é segredo que as abelhas são vitais para o planeta, e foram, inclusive, declaradas a espécie mais importante na Terra pela Royal Geographic Society, um instituto de geografia do Reino Unido. Como os principais polinizadores do mundo, elas são fundamentais no ciclo de vida de muitas espécies de plantas.
Por isso, sua ausência pode acabar com espécies como café, maçãs, amêndoas, tomates, cacau, entre outros alimentos. Com o desaparecimento da espécie e, portanto, de algumas plantas, uma gama de herbívoros, como os insetos, coelhos e veados, também passariam fome e, por consequência, seriam extintos.
A importância delas vai muito além da produção de mel. Na verdade, se as abelhas desaparecessem, os nossos dias na terra também poderiam estar contados. Existe uma frase atribuída a Einstein, onde ele comentaria que se as abelhas desaparecessem, a humanidade só sobreviveria por mais quatro anos.
Disseram que, quando se mata uma abelha, ela solta uma toxina, um cheiro próprio. Se as outras perceberem, invadem o local e vão atrás da que foi morta", diz Lecidia.
Qual é a importância das abelhas para a vida na Terra?
Nem todos sabem a extensão da importância das abelhas. Muitos acreditam que sua principal função é produzir mel e produtos como própolis e cera, mas, na realidade, sua principal atividade reside na manutenção e no desenvolvimento da biodiversidade, além de serem essenciais para a produção de alimentos.
O que a sociedade pode começar a fazer para que as abelhas não sejam extintas?
Entre essas medidas, podemos citar a proibição de pesticidas nocivos, a adaptação às mudanças climáticas, o incentivo à agroecologia, a criação e o resgate de abelhas em situação de vulnerabilidade. Além disso, outras formas sustentáveis de proteção devem ser decididas por meio de democracia direta.
Porque as abelhas são os animais mais importantes do mundo?
E os polinizadores contribuem diretamente para a segurança alimentar. Segundo especialistas em abelhas da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), um terço da produção mundial de alimentos depende das abelhas.
Qual é a importância das abelhas para a humanidade?
São um agente polinizador importante, sendo que 75% das espécies agrícolas cultivadas para alimentação estão dependentes do processo de polinização. São responsáveis pela produção de mel, um alimento importante para a subsistência dos povos que dependem da floresta e das populações dos países em desenvolvimento.
O que aconteceria se as abelhas desaparecessem do Planeta?
Alguns frutos que dependem quase totalmente da polinização animal são a maçã, o maracujá e o cacau. "Se as abelhas forem extintas, podemos ter a redução e até mesmo o sumiço dessas frutas. Ou vai ser caro demais ou não vai ser mais possível obtê-las", diz Maria Teresa.
Desequilíbrio ambiental. Não seriam apenas os humanos a sentir a falta das abelhas. Elas —e, novamente, outros insetos que também têm importância nessa função— também ajudam a polinizar vegetais que produzem frutas que alimentam outros animais. Além de impactar animais silvestres, a pecuária seria afetada.
O tenente do Corpo de Bombeiros, Hellyson Guedes, enfatiza que em nenhuma hipótese as pessoas devem tentar matar uma abelha dentro do enxame, pois ela vai liberar o odor, atraindo outras abelhas. “Se for uma colmeia isolada, o ideal é evitar barulho, tentar mexer, capturar ou exterminar e ligar para o 193”.
Com mais de 20 mil espécies pelo mundo, as abelhas são polinizadoras essenciais para a biodiversidade e para a produção de alimentos. Saiba mais sobre esses insetos, quais riscos eles correm e como preservá-los.
Os olhos do inseto são equipados com um campo de visão de 280 graus, mais de duas vezes e meia os 100 graus que formam o campo de visão humano. Isso quer dizer que as abelhas conseguem perceber mais de três quartos do ambiente que as envolve.
As abelhas possuem grande importância ecológica, sendo fundamentais para a reprodução de uma grande variedade de angiospermas. Esses insetos são animais polinizadores, ou seja, garantem o transporte de pólen de uma planta para outra e, desse modo, promovem a reprodução da planta.
Sabemos hoje que o primeiro ser vivo foi provavelmente muito semelhante aos micro-organismos procariontes modernos, classificados como bactérias e arqueias.
Cerca de 73% deles é polinizado pelas abelhas, responsáveis por garantir a geração e perpetuação das plantas. Sem esse serviço, o alimento gerado para a população mundial atual e para os animais seria insuficiente. Com isso, percebemos que, sem esses animais, muitos frutos existiriam em pouquíssima quantidade.
Qual é o animal mais inteligente do mundo inteiro?
Chimpanzé Com um DNA que se diferencia muito pouco do homem, o chimpanzé é conhecido por ser o animal mais inteligente em terra. Esse mamífero pode ser encontrado em regiões da África Central e Ocidental.