Moisés e Zípora se declaram um ao outro e vão dormir. No meio da noite, Moisés descobre que ela morreu. Ele relembra momentos que passaram juntos na vida. Moisés sofre agarrado a um lenço dela, o tempo passou e ele ainda está no luto.
no lugar de pernoite. Encontrou-o Yahweh" e procurou matá-lo. (25) E tomou Zípora uma pedra e cortou o prepúcio de seu (dela) filho e tocou os pés dele e disse: "esposo sanguinário és tu para mim." (26) E Ele o deixou.
Moisés e Zípora se casam e têm dois filhos, Gérson e Eliezer. A história mais marcante de Zípora se encontra em Êxodo 4, quando a Bíblia nos conta que no retorno de Moisés ao Egito, juntamente com a sua família, o Senhor vai ao seu encontro com a intenção de matá-lo.
A HISTÓRIA DE ZÍPORA NA BÍBLIA: QUEM FOI A ESPOSA DE MOISÉS?
Quantos filhos Moisés teve com Zípora?
E Jetro, sogro de Moisés, tomou a Zípora, a mulher de Moisés, depois que ele lha enviara, com seus dois filhos, dos quais um se chamava Gérson, porque disse: Eu fui peregrino em terra estranha; e o outro se chamava Eliézer, porque disse: O Deus de meu pai foi minha ajuda e me livrou da espada de Faraó.
Moisés demorou 40 anos para atravessar o deserto do Sinai com os israelitas, que fugiam da escravidão no Egito. Ele morreu pouco antes de entrar no seu destino, a Terra Prometida. Acontece que o Sinai ocupa uma península de apenas 200 quilômetros de largura.
Enquanto o casamento é digno de honra entre todos (cf. Hb 13.4), Deus odeia o divórcio (cf. Ml 2.16). Jesus, como supremo intérprete da Sagrada Escritura, diz que Moisés não mandou divorciar por qualquer motivo, ele permitiu por um único motivo: a dureza de coração (10.4,5; Mt 19.8).
Resumo: Na micronarrativa em Ex 4,24-26, Séfora, esposa de Moisés, se torna modelo para o protagonismo daquelas personagens que, em geral, são avaliadas como secundárias, destacando-se a fundamental importância delas para a história da salvação.
Zípora, segurando o véu que usou no seu casamento, relembra a união com Moisés. Os dois se declaram e acabam adormecendo. Ao acordar, Moisés percebe que Zípora está morta. Ele chora com ela em seus braços.
Descubra como ela conheceu Moisés, superou desafios e se tornou uma parceira corajosa em sua jornada. Aprenda sobre sua determinação ao salvar Moisés da ira de Deus e como ela desempenhou seu papel como esposa e mãe.
Aí Zípora, a sua mulher, pegou uma pedra afiada, cortou o prepúcio do seu filho e com ele tocou o pé de Moisés. E disse: — Você é um marido de sangue para mim. Ela disse isso por causa da circuncisão. E assim o SENHOR deixou Moisés viver.
O que aconteceu com os filhos de Moisés na Bíblia?
E, quanto a Moisés, homem de Deus, seus filhos foram contados entre a tribo de Levi. Foram, pois, os filhos de Moisés: Gérson e Eliézer. O filho de Gérson foi Sebuel, o chefe. E, quanto ao filho de Eliézer, foi Reabias o chefe; e Eliézer não teve outros filhos; porém os filhos de Reabias se multiplicaram grandemente.
O SENHOR Deus respondeu a Moisés: — Reúna para mim setenta homens, que você sabe que são líderes, entre os mais respeitados do povo de Israel; leve-os até a Tenda Sagrada e fique ali com eles.
Eis a explicação de Jesus: Moisés não deu qualquer permissão para divorciar. O divórcio existia muito antes do que ele. Ele somente estabeleceu regras e limites para uma situação problemática que sempre existiu e era aceita por todos. Não exigiu dos israelitas um comportamento superior ao dos outros povos.
Séfora é conhecida como a única esposa de Moisés, no entanto, no livro dos Números, nós encontramos uma passagem que diz: “Maria e Aarão criticaram Moisés por causa da sua mulher etíope.” (Números 12,1).
Zípora é um nome feminino de origem hebraica, sendo uma variante de “Séfora". O nome está associado à simbologia dos pássaros, representando características como inteligência e liberdade. Por extensão, Zípora pode ser interpretado como "mulher inteligente" ou "mulher livre".
2 – Moisés quebrou as tabuas da lei – Êxodo 32 : “E arremessou as pedras das suas mãos, e quebrou-as ao pé do monte”. Essa atitude mostra sua ira que se acendeu contra o povo de Israel, no entanto, a sua ira não justificaria a quebra das pedras da lei, uma vez que, Deus não havia lhe ordenado tal atitude.
Independentemente da interpretação exata, é claro que Zípora, esposa de Moisés, era uma midianita por etnia. Sua herança midianita é significativa por várias razões.
A expressão “uma cuxita” ( הַכֻּשִׁ֖ית ), se refere aos descendentes de Cam: “Os filhos de Cam foram: Cuxe” ( Gn 10. 6). Alguns pensaram que essa mulher etíope não era outra senão a midianita Zípora, que poderia ter sido chamada de “cuxita” em algum sentido frouxo por Miriã.