Os eventos importantes que ocorreram em 16 de agosto na história. Hoje em 16 de agosto de 1858, o presidente dos Estados Unidos, James Buchanan, teve o primeiro telegrama oceânico com a rainha Vitória da Inglaterra.
É descoberta a fita de Möbius, por August Ferdinand Möbius. William Parker Foulke descobre o primeiro esqueleto de hadrossauro. Chegada dos Imigrantes alemães para a Colônia Dom Pedro II em Juiz de Fora.
Em 1858, houve mais uma, dessa vez com parte da população da cidade tomando as ruas e ecoando o grito de “carne sem osso e farinha sem caroço”. O episódio, que ficou conhecido como Revolta da Farinha, ocorreu em 28 de fevereiro de 1858.
A produção mecanizada já tinha destruído o trabalho na maioria dos países da Europa e nos E.U.A. Grandes fábricas capitalistas surgiam todos os dias em todos os ramos da indústria. Inovações tecnológicas importantes estavam a transformar a economia destes países.
Em 1º de setembro de 1859, uma explosão no Sol liberou energia equivalente a 10 bilhões de bombas atômicas em direção à Terra, provocando o caos nas máquinas de telégrafo, que apresentaram falhas em várias partes do mundo.
No ano de 1859 foi dado o mais radical dos golpes contra a "ordem mundial divina". O cientista inglês Charles Darwin publicou Sobre a origem das espécies através da seleção natural, obra na qual havia trabalhado por 20 anos.
Três EMCs de 8 de maio atingiram a Terra em 10 de maio de 2024, causando uma tempestade geomagnética severa a extrema com auroras brilhantes e de longa duração. As auroras poderam ser vistas da Europa em latitudes tão a Sul como Portugale Espanha imediatamente após o pôr do sol e até mesmo na Croácia.
Em 1845, o parlamento inglês aprovou uma lei, a Lei Bill Aberdeen, que dava poderes para a esquadra britânica prender e punir qualquer navio negreiro encontrado pelos mares do mundo.
A Guerra de Canudos (1896-1897) foi um dos principais conflitos do período de transição para o sistema republicano, ocorreu no arraial de Canudos e envolveu o Exército contra Antonio Conselheiro e seus seguidores.
Em 6 de fevereiro de 1899, teve fim o breve conflito entre a Espanha e os Estados Unidos. A guerra foi desencadeada em decorrência dos ímpetos expansionistas dos Estados Unidos na região que encontraram resistência nas tradicionais políticas coloniais da Espanha.
A relação social fundamental era a escravidão, o que gerava um mercado interno diminuto. A partir de 1850, o desenvolvimento, impulsionado pela expansão da cultura cafeeira, esbarrava na escassez de crédito para o financiamento da atividade agrícola. Tem então início a atividade bancária privada.
A Guerra Austro-Prussiana – também conhecida como Guerra das Sete Semanas – ocorreu em 1866 e opôs o fortalecido reino prussiano contra o império austríaco pela disputa dos territórios dos ducados de Schleswig e Hosltein, que ambos os países haviam conquistado da Dinamarca, em 1864, durante a Guerra dos Ducados.
Quais eventos importantes ocorrem no ano de 1850 no Brasil?
1848 a 1850 – Aconteceu a Revolução Praieira, de caráter liberal e federalista, na província de Pernambuco. 1850 – Foi decretada a Lei Eusébio de Queiróz que proibia o tráfico de escravos. 1854 – Em 30 de abril foi inaugurada a primeira ferrovia brasileira, pelo empresário Barão de Mauá (1813 – 1889).
O Grande Fedor (em inglês: Great Stink) foi um evento ocorrido no centro da cidade de Londres em julho e agosto de 1858, durante o qual o clima quente exacerbou o cheiro de dejeto humano não tratado e efluentes industriais presentes nas margens do Rio Tâmisa.
Na noite de 14 de janeiro de 1858, Napoleão e a Imperatriz escaparam ilesos de uma tentativa de assassinato. Um grupo de conspiradores jogou três bombas na carruagem imperial que se dirigia para a ópera. Oito membros da escolta e espectadores foram mortos e mais de cem pessoas ficaram feridas.
A Proclamação da República aconteceu em 15 de novembro de 1889 e foi motivada pela insatisfação de diferentes grupos da sociedade, sobretudo os militares, com a monarquia. A crise da monarquia fez com que civis e militares organizassem um golpe para derrubar a monarquia, em 15 de novembro de 1889. Ouça o texto abaixo!
Com a lei Eusébio de Queirós, de 1850, o tráfico atlântico de escravos foi proibido no Brasil. A Lei Eusébio de Queirós foi decretada em setembro de 1850, durante o reinado de d. Pedro II, e decretou a proibição definitiva do tráfico negreiro no Brasil.
A Guerra de Canudos foi um confronto bélico entre o exército brasileiro e a comunidade liderada pelo religioso Antônio Conselheiro, em Canudos, interior da Bahia. O conflito aconteceu entre 7 de novembro de 1896 e 5 de outubro de 1897.
Em 1898 os Estados Unidos emergiram como grande potência, e um século depois ainda se mantinham como tal, alcançando uma hegemonia unipolar. Seu primeiro feito de destaque foi a derrubada dos últimos bastiões espanhóis na América (Cuba e Porto Rico) e na Ásia (Filipinas).
A Primeira Revolução Industrial situou-se entre 1760 e 1850, tendo se restringido à Inglaterra. Destacou-se pela organização dos trabalhadores na unidade fabril e pelo advento da maquinofatura, com o surgimento da máquina a vapor, dos teares mecânicos e da máquina de fiar.
No dia 8 de março de 1857, trabalhadores de uma indústria têxtil de Nova Iorque fizeram greve por melhores condições de trabalho e igualdades de direitos trabalhistas para as mulheres. O movimento foi reprimido com violência pela polícia.
Segundo o professor e pesquisador Peter Becker, da Universidade George Mason, em Virgínia, nos Estados Unidos, poderemos ter um 'apocalipse da internet' já em 2024. De acordo com o profissional, o acontecimento seria por conta de uma forte tempestade solar.
Uma tempestade solar pode causar um "apagão" na internet do mundo em 2024. O fenômeno foi previsto pelo pesquisador da Universidade George Mason, Peter Becker (Virgínia, Estados Unidos), autor de um sistema de detecção de atividade solar.