A Guerra Austro-Prussiana – também conhecida como Guerra das Sete Semanas – ocorreu em 1866 e opôs o fortalecido reino prussiano contra o império austríaco pela disputa dos territórios dos ducados de Schleswig e Hosltein, que ambos os países haviam conquistado da Dinamarca, em 1864, durante a Guerra dos Ducados.
16 de abril: Forças aliadas cruzam o rio Paraná e iniciam a invasão do Paraguai. 2 de maio: Batalha de Estero Bellaco (Guerra do Paraguai). 24 de maio: Batalha de Tuiuti, a maior da história latino-americana: 32.000 soldados da Tríplice Aliança derrotam 24.000 soldados paraguaios, com 16.000 baixas.
1866 (MDCCCLXVI, na numeração romana) foi um ano comum do século XIX do Calendário Gregoriano, da Era de Cristo, e a sua letra dominical foi G (52 semanas), teve início numa segunda-feira e terminou também numa segunda-feira.
Nessa mesma data, em 1886, ocorreu uma grande manifestação de trabalhadores na cidade de Chicago, nos Estados Unidos. Em Chicago, milhares de trabalhadores protestavam contra a enorme carga horária pela qual eram submetidos, ou seja, 13 horas diárias. A proposta era reduzir para 8 horas diárias.
14 de fevereiro: A Sociedade Médico-Cirúrgica é fundada no Rio de Janeiro. 27 de março: A Comissão Geográfica e Geológica de São Paulo é criada. 2 de julho: A Sociedade Promotora de Imigração é criada em São Paulo. 23 de julho: A República de Cunani, localizada no atual Amapá, é proclamada.
No dia 1º de Maio de 1886, na cidade de Chicago, nos Estados Unidos da América, milhares de trabalhadores foram às ruas, com a paralisação dos serviços em protesto por melhores condições de trabalho, sobretudo a redução de jornada de trabalho.
A data escolhida foi homenagem aos Mártires de Chicago, os cinco líderes operários anarquistas executados nos Estados Unidos por participarem dos protestos pela jornada de trabalho de oito horas, iniciados três anos antes, no 1º de maio de 1886.
O resultado foi a morte de doze protestantes e dezenas de pessoas feridas. Foram dias marcantes na história da luta dos trabalhadores por melhores condições de trabalho.
A população mundial atinge o primeiro bilhão de pessoas. Alessandro Volta inventa a bateria eléctrica. É eleito o Papa Pio VII. É inaugurada a Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos em Washington, DC.
Em 6 de fevereiro de 1899, teve fim o breve conflito entre a Espanha e os Estados Unidos. A guerra foi desencadeada em decorrência dos ímpetos expansionistas dos Estados Unidos na região que encontraram resistência nas tradicionais políticas coloniais da Espanha.
21 de março: Início da Guerra Grande. 4 de abril: Escola de Farmácia é criada em Ouro Preto, Minas Gerais. 24 de julho: A República Juliana é um estado republicano proclamado no atual estado de Santa Catarina. 1 de agosto: Rendição da cidade de Caxias aos balaios.
A Restauração Meiji foi um processo político e militar que ocorreu no Japão, em 1868, e marcou o fim do poder dos xoguns, do sistema feudal e da fragmentação do Japão. Durante o xogunato dos Tokugawa o Japão se fechou para o comércio externo e era caracterizado por ser um país agrário.
7 de janeiro: Criação dos Voluntários da Pátria e destacamento de contingentes da Guarda Nacional para lutar na Guerra do Paraguai. 17 de janeiro: O ministro brasileiro declara guerra ao Solano López do Paraguai. 27 de janeiro: Batalha do Jaguarão (Guerra do Uruguai). 20 de fevereiro: Fim da Guerra contra Aguirre.
25 de julho de 1877: ocorre a chamada Batalha do Viaduto, um dos mais sangrentos confrontos grevistas do século XIX nos EUA. Há 146 anos, ocorreu a chamada Batalha do Viaduto, um dos mais sangrentos confrontos grevistas do século XIX nos EUA.
Hoje na História: 1847 - Começa a Batalha de Buena Vista, parte da guerra entre México e EUA. O dia 22 de fevereiro de 1847 marcou o início da Batalha de Buena Vista, que durou dois dias e foi mais um episódio da guerra entre Estados Unidos e México.
A Guerra de Canudos foi um confronto bélico entre o exército brasileiro e a comunidade liderada pelo religioso Antônio Conselheiro, em Canudos, interior da Bahia. O conflito aconteceu entre 7 de novembro de 1896 e 5 de outubro de 1897.
A Conferência de Berlim é um evento histórico muito mencionado em estudos sobre o imperialismo do século 19. Em sua grande maioria, esses trabalhos apresentam o encontro como o momento no qual as nações da Europa se reuniram para, em 1885, partilhar entre si o continente africano.
Qual foi o motivo da luta dos trabalhadores em 1886?
Nesta época, uma onda de movimentos trabalhistas surgiu para lutar contra a precarização do trabalho após a Revolução Industrial. Entre as reivindicações, estavam: Redução de jornada (de 13 horas para 8 horas) Aumento de salários.
A data foi estabelecida em 1889 pela Segunda Internacional Socialista, um congresso realizado em Paris que reuniu os principais partidos socialistas e sindicatos de toda Europa.
O que aconteceu em Chicago em 1886 que influenciou a criação desta data comemorativa?
A data se relaciona principalmente com o movimento de trabalhadores de Chicago, que, em 1886, decidiu organizar uma greve geral em 1º de maio do ano citado para garantir a redução da jornada de trabalho. Não pare agora...
No dia 1º de maio de 1886, em Chicago (EUA), houve uma grande greve nas fábricas dessa cidade, que, à época, já era um grande centro urbano e industrial dos Estados Unidos. Essa greve foi duramente reprimida pelo aparato policial da cidade.
Essa greve paralisou os parques industriais da cidade de Chicago (EUA), no dia 1º de maio de 1886. Para compreendermos os motivos que levaram os trabalhadores a tal greve e o porquê da escolha desse dia como marco de memória, é necessário conhecer um pouco do contexto do período.
A eleição presidencial dos Estados Unidos de 1868 foi a vigésima-primeira eleição presidencial do país. Foi a primeira eleição após a Guerra de Secessão, durante o período conhecido como Reconstrução.