O que realmente estraga a vida de uma pessoa e, sem dúvida, a afasta de Deus, é sua conduta desnorteada, marcada por males praticados contra o próximo: injustiças, roubos, assassinatos, adultérios e tantos outros pecados (cf. Mc 7,21-23). Tais coisas realmente tornam o ser humano “impuro”, ou seja, distanciado de Deus.
Certamente há varias razões para afastar-se da vontade de Deus, mas no mínimo há três tipos de pecado, que são: a rebeldia, imaturidade ou fraqueza espiritual e a ignorância. Rebeldia, e uma atitude mostrada em pensamentos, sentimentos, palavras e atos.
I Coríntios 9: 27. Nem os problemas internos nem as dificuldades externas podem nos separar do amor de Cristo. A única coisa que nos afastará do Senhor é o pecado não confessado.
O SENHOR Deus diz: “Eu amaldiçoarei aquele que se afasta de mim, que confia nos outros, que confia na força de fracos seres humanos. Ele é como uma planta do deserto que cresce na terra seca, no chão salgado, onde não cresce mais nada.
Existem sete coisas que o SENHOR Deus detesta e que não pode tolerar: o olhar orgulhoso, a língua mentirosa, mãos que matam gente inocente, a mente que faz planos perversos, pés que se apressam para fazer o mal, a testemunha falsa que diz mentiras e a pessoa que provoca brigas entre amigos.
FUJA DE TUDO O QUE TE AFASTA DE DEUS! (SAIBA PORQUÊ)
O que afasta o Espírito Santo?
– Gritaria; – Blasfêmias; – Malícia. Divertimentos que são impróprios: “Mais que qualquer outra coisa, estão os divertimentos contribuindo para anular a operação do Espírito Santo, e o Senhor é ofendido” (Conselhos aos Professores, Pais e Estudantes, p.
O que realmente estraga a vida de uma pessoa e, sem dúvida, a afasta de Deus, é sua conduta desnorteada, marcada por males praticados contra o próximo: injustiças, roubos, assassinatos, adultérios e tantos outros pecados (cf. Mc 7,21-23). Tais coisas realmente tornam o ser humano “impuro”, ou seja, distanciado de Deus.
Muitas pessoas estão se afastando de Deus. Afastamo-nos de Deus como se ele não merecesse mais nossa atenção, nosso respeito, nosso louvor e nossa oração. Afastamo-nos de Deus assim como muitos filhos ou filhas se afastam de seus pais.
Deus se aborrece das pessoas que sentem prazer em praticar o pecado. Há pessoas que desejam a todo momento fazer algo que desagrada o Criador. Ao contrário, Ele se agrada de pessoas que buscam a presença do Espírito Santo.
Contudo, há uma coisa que não está na lista: o pecado. “O pecado é a única coisa capaz de nos separar da presença de Deus”, explica o Bispo Sergio Corrêa, responsável pelos obreiros da Universal no Brasil.
As vaidades nos afastam, muitas vezes, da graça de Deus, do Seu Reino e da oportunidade de sermos bons para com os outros. “Tomai cuidado contra todo tipo de ganância, porque, mesmo que alguém tenha muitas coisas, a vida de um homem não consiste na abundância de bens” (Lucas 12,15).
A ira, a mentira, o egoísmo, o orgulho, o abuso em todas as suas dimensões, a indiferença para com as necessidades do cônjuge e o divórcio.” Este versículo não está na Bíblia. Apenas aproveitei o estilo do escritor de Provérbios (Pv 6.16-19).
Entretanto, todo pecado desagrada a Deus. Nesta passagem do livro de Provérbios, Deus mostra que alguns são mais graves que outros. Os pecados capitais são: orgulho, inveja, ira, preguiça, avareza, glutonaria e sensualidade.
16 Estas seis coisas o Senhor odeia; sim, sete a sua alma abomina: 17 Olhos altivos, língua mentirosa, e mãos que derramam sangue inocente, 18 O coração que maquina pensamentos viciosos, pés que se apressam a correr para o mal, 19 A testemunha falsa que respira mentiras, e o que semeia contendas entre irmãos.
“Efatá” palavra do aramaico, significa “Abra-se” em português. Segundo o Evangelho de Marcos (Mc 7, 34), foi uma palavra usada carinhosamente por Jesus para curar um surdo- mudo. As pessoas presentes ficaram admiradas e diziam: “Tudo o que faz, Ele faz bem” Mc (7,37). A fé do homem foi fundamental para sua cura.
Com isso, tudo vai ficando difícil e o tempo torna-se escasso. A pessoa que está se afastando de Deus não tem tempo para evangelizar e ajudar o próximo, frequenta a Igreja para manter as aparências, arruma desculpa para pecar, em suma, as coisas de Deus se tornam um verdadeiro fardo para ela.
Todos aqueles que estão desviados da fé apresentam sinais. A falta de meditação, de oração, embora a pessoa cumpra os ministérios dentro da igreja, são alguns desses sinais. Você pode estar servindo, perseverando nos ministérios, contribuindo generosamente na igreja, mas o amor pelo Senhor estar enfraquecido.
O esfriamento espiritual pode ser causado por muitos fatores: práticas pecaminosas, decepções com lideranças religiosas, falta de contato com o sadio ensino das Escrituras, excesso de trabalho, consumo exacerbado de conteúdo negativo, negligência na comunhão com Deus, entre outros.
Blasfemar é um pecado contra o Espírito Santo. Por que a blasfêmia contra o Espírito Santo é imperdoável? Em que sentido entendê-la? Santo Tomás de Aquino responde que se trata de um pecado «imperdoável por sua própria natureza, porque exclui aqueles elementos graças aos quais é concedida a remissão dos pecados».