Os fins justificam os meios: Maquiavel não disse essa frase, mas ela foi atribuída à sua obra por estar alinhada com o seu pensamento. Um bom governante, para manter o governo e a ordem social, precisa tomar medias impopulares e até cruéis às vezes.
FRASES MARCANTES DE MAQUIAVEL: “Melhor ser temido do que ser amado”. “Quem quiser praticar sempre a bondade em tudo o que faz, está fadado a sofrer, entre tantos que não são bons.” “O primeiro método para estimar a inteligência de um governante é olhar para os homens que tem à sua volta”.
Cada um de nós vê o mundo com os olhos que tem – e os olhos veem o que querem. “Cada um de nós vê o mundo com os olhos que tem, e os olhos veem o que querem”: assim escrevia o português José Saramago, Nobel de Literatura e autor de “Ensaio sobre a Cegueira”, entre outras obras-primas.
Os olhos então, funcionam como uma máquina fotográfica. A luz refletida pelos objetos atravessa a córnea, a pupila, o cristalino e chega a retina, onde células especializadas codificam a imagem e o nervo óptico leva o estímulo para o cérebro.
Quando a luz chega à parte de trás do olho, viaja ao longo dos nervos da retina que estão juntos num feixe. Estas imagens depois percorrem todo o caminho até ao cérebro através dos nervos óticos. Quando o seu cérebro processa esta informação, volta a virar as imagens para que não veja o mundo de cabeça para baixo.
“Tente mover o mundo, mas comece movendo a si mesmo.” “Não eduques as crianças nas várias disciplinas recorrendo à força, mas como se fosse um jogo, para que também possas observar melhor qual a disposição natural de cada uma.” “Muitos odeiam a tirania apenas para que possam estabelecer a sua.”
Ele é, de fato, considerado o "pai da moderna teoria política". Maquiavel defende a ideia de que um estado forte depende de um governante eficaz, e para que ele seja bom, ele deve ter boas habilidades políticas. Para ele, são características relevantes de um bom príncipe, ser bondoso, caridoso, religioso e ter moral.
Tudo parece extremamente real, mas, na verdade, não passa de ilusões ; nesse caso, criadas pelo cérebro. De memórias da infância a imagens registradas no dia a dia, o que as pessoas veem e sentem quase nunca é o que parece. Poucos sabem, por exemplo, que quatro horas do dia útil são passadas em total cegueira.
Nossa percepção é uma mistura complicada de sinais obtidos por nossos sentidos e da interpretação desses estímulos por nosso cérebro, que se baseia em distintos filtros, moldados ao longo da nossa vida: expectativas, suposições, experiências e sentimentos para citar alguns.
Resumo. O que percebemos nem sempre é o que vemos. Partindo tanto das informações capturadas pelos olhos como também do conteúdo armazenado anteriormente, o cérebro elabora a percepção, e consegue lidar com situações de obstrução, ruído e ambiguidade. O que percebemos nem sempre é o que vemos.
Em vida, Maquiavel não conheceu problemas com a Igreja. Muito pelo contrário, frequentava o meio cristão, tinha amigos clérigos e viu, inclusive, A Mandrágora, sua principal peça teatral, ser apresentada na corte do papa Leão X – Giovanni di Medici.
Ao passo que ser amado (ou bajulado) nada lhe garantiria, além da ingratidão dos que lhes cercam em momentos difíceis. Nas palavras de Maquiavel: “Os homens têm menos escrúpulo em ofender um que se faz amar do que um que se faz temer” (MAQUIAVEL, 2017, p. 195).
Por fim, sua morte em Florença, no ano de 1527, se deu devido a uma apendicite. Maquiavel morreu na pobreza e afastado do poder. Niccolò di Bernardo dei Machiavelli viveu na transição do século XV para o XVI, período com diversas transformações radicais nas estruturas sociais.
Seu pensamento político orientou-se pelos fatos que vivenciou e em suas interpretações com base em circunstâncias históricas, afastando-se, assim, de abstrações ou idealizações. Nicolau Maquiavel é entendido como o inaugurador da vertente realista em política.
“O homem é, por natureza, um animal político.” “O homem é um animal de linguagem.” “O menor desvio inicial da verdade multiplica-se ao infinito na medida em que avança.” “O sábio nunca diz tudo o que pensa, mas pensa tudo o que diz.”
A pomba possui até cinco tipos diferentes de cones, logo percebe mais cores do que um ser humano. A borboleta possui quatro tipos diferentes de cones. Um tipo de camarão tem pelo menos doze classes de células sensíveis à cor e provavelmente seja o animal que mais cores percebam.
Por causa da curvatura da Terra, nosso olho é capaz de enxergar, no máximo, até 5 km de distância. Mas isso, claro, depende de diversos fatores, como saúde ocular, luminosidade, obstáculos visuais etc.
Apesar de muitas pessoas acreditarem que sim, os cães não enxergam tudo em preto e branco. Eles são capazes de identificar algumas cores, porém não veem tão colorido quanto os humanos. Devido a formação ocular, os cachorros conseguem enxergar, principalmente, os tons azulados e os amarelados acinzentados.