A Escala de Avaliação de Demência (Dementia Rating Scale -DRS), proposta por Steven Mattis (1988), tem sido bastante utilizada na avaliação de pacientes com demência tanto na atividade clínica como na pesquisa. Consiste de 5 subescalas: Atenção, Iniciativa/Perseveração, Construção, Conceituação e Memória.
A escala de Mattis para avaliação de demência (MDRS) (MATTIS, 1988) é composta por 36 itens, distribuídos em cinco subescalas: atenção (8 itens, total de 37 pontos), iniciação e perseveração (11 itens, total de 37 pontos), construção (6 itens, total de 6 pontos), conceituação (6 itens, total de 39 pontos) e memória (5 ...
MÉTODO: Aplicou-se a MDRS em 62 idosos normais (64-77 anos), divididos em cinco grupos, segundo a escolaridade: 15-16 anos, 11-12 anos, 8-9 anos, 4 anos, analfabetos. A MDRS abrange o estudo de 36 itens distribuídos em cinco subescalas, sendo que a soma pode representar o grau de comprometimento cognitivo.
Essa escala propõe a graduação que vai da intensidade zero (sem queixas de desconforto, sem hiperemia e ausência de dor ao toque ou infusão) à intensidade três (dor no local, eritema ou edema, formação de endurecimento, cordão fibroso palpável no trajeto da veia) (REIS, CARVALHO, 2011).
O Medical Re- search Counicil (MRC) é um instrumento simples adap- tado para a avaliação da força muscular em pacientes críticos. Neste escore, seis movimentos de membros superiores (MMSS) e membros inferiores (MMII) são avaliados.
Escala MoCA: Avaliação da memória, atenção e cognição em idosos - Montreal Cognitive Assessment
O que a escala Rass avalia?
Nos centros de terapia intensiva, por exemplo, é muito comum utilizarmos a Richmond Agitation-Sedation Scale (RASS), um escore que vai de -5 a +4 e mede o nível de sedação ou agitação (apesar de na prática o foco ser quase sempre a sedação) do paciente.
A escala de Rankin modificada foi elaborada para avaliar o grau de independência nas tarefas domiciliares, bem como a realização das atividades cotidianas de forma independente ou com ajuda.
A escala de Fugulin, totalmente implementada no HC Adulto e que atualmente segue para o Hospital Materno Infantil, é um instrumento utilizado na gestão de serviços de saúde que possibilita a distribuição de profissionais de enfermagem de acordo com o grau de dependência dos pacientes.
Foi utilizado a Escala de Risco de Queda de Downton, um instrumento validado para português onde as questões são agrupadas em 5 fatores que influenciam no risco de queda em idosos, são eles: quedas anteriores, administração de medicamentos, déficit sensorial, estado mental e deambulação.
Ela é composta por 17 itens, os quais podem ser pontuados numa escala Likert que varia entre 0 a 2 ou 0 a 4, conforme a intensidade do sintoma. O total de pontos varia entre 0 e 52 pontos. Para ser constatada a presença de depressão, os escores devem somar, no mínimo, 8 pontos, na versão original 20.
O diagnóstico do Alzheimer é feito, na maioria dos casos, pelo neurologista por meio da realização de diversos testes comportamentais que permitem avaliar a atividade do sistema nervoso, além de ser levado em consideração o teste do risco de Alzheimer e a avaliação de sinais e sintomas apresentados pela pessoa ao longo ...
A FAST é uma ferramenta que permite a avaliação detalhada e o estadiamento na doença de Alzheimer (58). É dividida em 16 estágios de progressão, desde a normalidade até a demência grave, e permite a avaliação do declínio das atividades funcionais em indivíduos acometidos pela DA.
Escala de Morse, pulseira de alerta para identificação dos pacientes que possuem risco de queda, identificação de alerta nos leitos dos pacientes que possuem risco de queda ( placa de identificação), placa de sinalização beira-leito, prontuário para registro das atividades.
Vamos falar um pouco sobre a Escala de Marshall, uma ferramenta projetada para auxiliar na categorização de lesões cranianas identificadas em tomografia. Ter esse tipo de conhecimento pode fazer uma grande diferença na sala de emergência, pois nem sempre vai ter tempo de sobra para o atendimento.
Por fim, a escala Maddox é o monitoramento da terapia intravenosa a pacientes internados. O procedimento é importante para a garantia de uma assistência de enfermagem adequada e eficaz.
A escala de Hunt e Hess foi criada para avaliação de hemorragia subaracnóidea, também chamada de HSA, geralmente apresentada como cefaleia, síncope, perda dos movimentos e da visão e rigidez nucal.
Avalia as atividades de vida diária hierarquicamente relacionadas, sendo organizado para mensurar a capacidade funcional no desempenho de seis funções: tomar banho, vestir- se, ir ao banheiro, transferir-se, ter continência e alimentar-se.
A avaliação na Escala de Ramsay é realizada com base em observações clínicas e comportamentais do paciente. A equipe médica avalia o nível de sedação considerando o grau de agitação, ansiedade e responsividade aos estímulos verbais e físicos.
O escore de alerta precoce modificado (MEWS-Modifield Early Warning Score), constitui um instrumento que interpreta precocemente as alterações de parâmetros fisiológicos vitais e o declínio clínico (Figura 1)6 , permitindo a resposta rápida da Page 5 Comissão Permanente de Protocolos de Atenção à Saúde da SES-DF - ...
A escala de Braden é um recurso utilizado nas UTIs para medir o risco dos pacientes críticos desenvolverem lesões por pressão. A partir do registro, os enfermeiros conseguem aplicar medidas preventivas e promover um tratamento mais eficaz, além de oferecer mais bem-estar para os pacientes.
A escala de Fisher prevê o risco de vasoespasmo em pacientes com hemorragia subaracnóidea aneurismática com base na distribuição radiográfica da hemorragia.
A escala Pré-Hospitalar de Cincinnati serve para classificar o AVC, são avaliados três achados físicos visíveis em menos de um minuto. Sendo eles: queda facial, debilidade dos braços e alteração da fala.
A escala de AVC do NIH (NIHSS) é um instrumento que tem como objetivo avaliar os déficits neurológicos relacionados com o Acidente Vascular Cerebral agudo. 11- extinção ou desatenção. A NIHSS é um dos instrumentos de medida clínica em AVC que apresenta maior validade e reprodutibilidade.