Quais são os tipos de pulsão?

Na história do pensamento freudiano, distinguem-se duas teorias das pulsões. A primeira, marcada pela dualidade entre pulsão sexual e pulsão de autoconservação, e a segunda, marcada pela dualidade entre pulsão de vida e pulsão de morte. A pulsão sexual é o elemento comum entre essas duas formulações.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em scielo.br

Quais são os 4 aspectos da pulsão?

Freud examina a pulsão a partir de quatro componentes: meta (ou finalidade), objeto, fonte e pressão (ou impulso). 1) Se a meta última da pulsão é a obtenção da satisfação pela via da descarga das excitações, Freud observa, por outro lado, que as pulsões podem ser inibidas em sua finalidade (FREUD, 1925/1996, p. 128).
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em isepol.com

O que é pulsão para psicanálise?

Pulsão como um conceito-limite entre o psíquico e o somático. O conceito de pulsão "como um conceito-limite entre o psíquico e o somático" está a serviço da demarcação da fronteira entre o mental e o corporal, isso parece claro.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em scielo.br

Quais são os representantes da pulsão?

A pulsão não pode ser destruída, mas uma vez tendo surgido ela busca a satisfação, mesmo que parcial. Para Freud existem dois representantes psíquicos da pulsão: a idéia e o afeto.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em eepsicanaliticos.com.br

O que é pulsão de autoconservação?

A pulsão de autoconservação intenta, como a pulsão sexual, uma “síntese da substância viva”. A pulsão de autoconservação procura alcançar sua meta dentro do indivíduo, enquanto a pulsão sexual se estende além da fronteira do individual.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em revistalacuna.com

Videoaula6: o que é pulsão?

Quais são os tipos de pulsão do inconsciente?

Pela teoria sobre pulsão e representação, como vimos, o inconsciente se constitui como o conjunto de representantes da pulsão, agrupadas em sua primeira teoria, como pulsão sexual e as de autoconservação.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em openaccess.blucher.com.br

O que é uma pulsão parcial?

A natureza sexual das pulsões parciais, cuja soma constitui a base da sexualidade infantil, define-se, num primeiro momento, por um processo de apoio em outras atividades somáticas, ligadas a zonas específicas do corpo, as quais, dessa maneira, adquirem estatuto de zonas erógenas.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em pepsic.bvsalud.org

Qual o objetivo da pulsão?

As pulsões são a origem da energia psíquica que se acumula no interior do ser humano, gerando uma tensão que exige ser descarregada. O objetivo do indivíduo seria, assim, atingir um baixo nível de tensão interna.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em pt.wikipedia.org

O que é uma pulsão?

1. Impulso. 2. [ Psicanálise ] Força no limite do orgânico e do psíquico que impele o indivíduo a cumprir uma acção com o fim de resolver uma tensão vinda do seu próprio organismo por meio de um objecto , e cujo protótipo é a pulsão sexual.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em dicionario.priberam.org

Como se caracteriza a pulsão?

Sendo assim, na condição de força que atua sobre o aparato psíquico, a pulsão é o que lhe dá mobilidade. Possui duas características essenciais: “a sua origem em fontes de estimulação dentro do organismo e seu aparecimento como força constante” (FREUD, 1996b, p. 129).
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em periodicos.uefs.br

Como Freud explica a pulsão?

Freud desenvolveu duas teorias - a primeira consistia em uma divisão das pulsões entre pulsões do ego e pulsões sexuais, enquanto a segunda propunha a existência de uma pulsão de morte, voltada à descatexização, e uma pulsão de vida, que buscava o investimento e a unificação.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em pepsic.bvsalud.org

Quem faz a pulsão?

Ele é geralmente realizada por um Médico Ultrassonografista e tem como objetivo coletar amostras de células do nódulo, que serão analisadas em laboratório por um Médico Patologista. “A punção é feita de forma segura, com o auxílio de uma aparelho que ultrassom.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em nicap.com.br

O que é pulsão libidinal?

O princípio do conceito de sexualidade para Freud é de que toda pulsão é pulsão sexual. Pulsão significa energia, são impulsos psíquicos que conduzem o comportamento humano. Energia, por sua vez, é aqui considerada como libido, que é a pulsão de vida, a energia das pulsões sexuais.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em periodicos.fclar.unesp.br

Qual é a fonte da pulsão?

A fonte ("Quelle") da pulsão é o processo somático que dá origem à pulsão. O alvo ("Ziel", também traduzido como finalidade, fim, objetivo ou meta) é a suspensão da estimulação na fonte, mas também são alvos as etapas intermediárias que possam levar a este alvo último.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em scielo.br

Qual a diferença entre pulsão e compulsão?

Portanto, de maneira sucinta, podemos dizer que compulsão é uma pulsão com mais intensidade, a apresentação, por excelência, de um fator econômico. Essa "com+pulsão", quando investida em uma inscrição psíquica, determina uma trilha a ser seguida, os destinos que levam à repetição.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em pepsic.bvsalud.org

Quais são as 4 características da pulsão descritas por Freud em 1915?

Freud recordou, inicialmente, o caráter limítrofe (entre o psíquico e o somático) da pulsão, representante psíquico das excitações provenientes do corpo e que chegam ao psiquismo. Em seguida, descreveu as quatro características da pulsão: a “força” ou “pressão”, o “alvo”, o “objeto” e a “fonte”.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em pepsic.bvsalud.org

O que são pulsões na psicanálise?

A pulsão seria, para Freud, uma exigência de trabalho. Um impulso que tem como objetivo, a conservação e o alívio das tensões. O autor diferencia alguns tipos de pulsão, mas todos eles teriam a missão de apaziguar uma falta originária que é motivo de angústia.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em sbpi.org.br

Para que serve a pulsão?

“Punção ou biópsia é o procedimento médico em que se retira uma parte ou fragmentos de uma lesão, que pode ser feito com agulha fina ou core-biópsia.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em institutoavancadodeimagem.com.br

O que então Lacan fala sobre o conceito de pulsão?

Em Lacan a pulsão, portanto, não é mais um conceito de articulação entre o biológico e o psíquico mas sobretudo um conceito que articula o significante e o corpo.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em laznik.fr

Qual o objetivo da atividade de punção?

TRABALHAR COM PUNÇÃO, CONSISTE EM PERFURAR O PAPEL, LEMBRANDO O MOVIMENTO DE UMA "PINÇA". COM ESTA ATIVIDADE A CRIANÇA TAMBÉM DESENVOLVE A MOTRICIDADE. REFORÇA A MUSCULATURA, FORÇA, HABILIDADE DE "PEGAR" E MANEJAR UM PALITO/LÁPIS/ FERRAMENTA DE PUNÇÃO.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em campobonito.pr.gov.br

Qual a diferença entre instinto e pulsão?

De acordo com a Fisiologia, instinto é um estímulo que vem do mundo externo para um tecido nervoso, e é descarregado para fora do corpo através de ação motora. Freud faz uma relação entre instinto e estímulo, inclui o conceito de instinto no de estímulo. A “pulsão” seria um estímulo para a psique.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em apsicanalise.com

Quais os destinos da pulsão de Freud?

Freud (1915/1996), em seu célebre artigo metapsicológico sobre a pulsão e seus destinos, define quatro destinos pulsionais, a saber, recalque, sublimação, retorno em direção ao eu e reversão no contrário.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em scielo.br

Quais são os tipos de pulsão?

Na história do pensamento freudiano, distinguem-se duas teorias das pulsões. A primeira, marcada pela dualidade entre pulsão sexual e pulsão de autoconservação, e a segunda, marcada pela dualidade entre pulsão de vida e pulsão de morte. A pulsão sexual é o elemento comum entre essas duas formulações.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em scielo.br

Porque fazer pulsão?

A principal indicação da punção de um nódulo ou cisto é para determinar a natureza da lesão, confirmando ou descartando malignidade. Além disso, esse procedimento possibilita fazer a dosagem de hormônios em lavados da agulha com o soro fisiológico, tais como calcitonina, tireoglobulina e PTH.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em dreduardoendocrino.com.br

O que significa pulsão aspirativa?

A biópsia aspirativa, conhecida como punção aspirativa com agulha fina (PAAF), é o método ambulatorial usado para o diagnóstico de lesões nodulares em órgãos. O exame visa identificar lesões expansivas, ou nodulares, localizadas em regiões superficiais.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em clinicaceu.com.br