O texto multimodal, também presente nos manuais de montagem e em bulas de medicamentos, é o que se compõe de, pelo menos, duas formas de comunicação: a imagem e o (texto) escrito, mas pode ser integrado por outros componentes como som, fala, movimentos gestuais, entre outros.
Quais são as características de um texto multimodal?
Um texto multimodal apresenta um repertório variado de recursos semióticos (escritos, orais, visuais, gestuais, entre outros)geradores de sentidos, mobilizados organizadamente em contextos de produção.
São exemplos de textos multimodais: os infográficos, os anúncios, os cartuns, as propagandas, as tirinhas e as charges. São chamados de multimodais pois são textos que utilizam mais de uma modalidade de forma linguística sua composição.
Eles nos servem nos mais diversos contextos e nos convidam a olhar através deles para nos aproximar de suas finalidades comunicativas. Digo no plural porque os textos em nosso cotidiano são múltiplos: podem ser sons, palavras e imagens, estáticas ou em movimento.
1- O que é Transporte Multimodal de Cargas? Transporte Multimodal de Cargas é aquele que, regido por um único contrato, utiliza duas ou mais modalidades de transporte, desde a origem até o destino, e é executado sob a responsabilidade única de um Operador de Transporte Multimodal – OTM.
A utilização de textos que apresentam diversas formas ou linguagens presentes no mesmo contexto, como texto escrito, imagens e gráficos é classificado como um texto multimodal (MAZDZENSKI, 2008).
A Linguagem Multimodal estimula diferentes respostas sensoriais e aumenta o engajamento dos alunos. Porém, a multimodalidade transcende o uso da tecnologia. Ela pode ser aplicada por meio de gestos, danças e outras ações práticas.
Qual é uma das estratégias para a leitura de textos multimodais?
No ato da leitura é importante identificar e destacar os elementos que aparecem no texto e o que eles sugerem. O trabalho de leitura multimodal deve abrir espaço para analisá-los, bem como suas finalidades, visto que há muitos textos em que as imagens, sons ou cores dizem mais que as palavras.
No dizer de Dionísio (2005; 2011), a multimodalidade refere-se às mais distintas formas e modos de representação utilizados na construção linguística de uma dada mensagem, tais como: palavras, imagens cores, formatos, marcas/ traços tipográficos, disposição da grafia, gestos, padrões de entonação, olhares etc.
Dos principais deles, podemos destacar o rodoviário, o marítimo, o aéreo e o ferroviário. Em poucas palavras, o transporte multimodal é aquele em que dois ou mais desses modais são empregados em uma mesma operação.
Os estudos sobre multimodalidades surgiram no final do Século XX e estão relacionados aos vários modos semioticamente possíveis de produção textual que ultrapassam os limites da linguagem verbal para atingirem outros meios semióticos, tais como imagens, som, leiaute.
a mistura de diferentes linguagens (como texto escrito, imagens, cor, formas). diferentes sequências tipológicas, por exemplo, a narrativa e a argumentativa. Algumas mídias impressas e digitais divulgam as descobertas mais recentes da área científica e tecnológica, por meio de textos de divulgação científica.
O texto multimodal, também presente nos manuais de montagem e em bulas de medicamentos, é o que se compõe de, pelo menos, duas formas de comunicação: a imagem e o (texto) escrito, mas pode ser integrado por outros componentes como som, fala, movimentos gestuais, entre outros.
Mesmo que muitas outras estratégias apresentem-se importantes e eficazes no processo de ensino-aprendizagem de leitura, os Parâmetros Curriculares Nacionais – PCNs (BRASIL, 1997,1998), orientam que são quatro as principais: seleção, antecipação, inferência e verificação.
Isto também se aplica aos programas de exercício multimodal, os quais se caracterizam por incorporarem atividades que procuram influenciar diversas dimensões do ser humano - físico-motora, cognitiva, afetiva e social.
Qual a importância dos textos multimodais na coleta de informações?
Os textos multissemióticos possibilitam ao leitor ter disponível, além do texto verbal, recursos visuais que colaboram no processo de atribuição de sentido. Essa junção entre vários elementos semióticos cria um novo formato discursivo, ligando imagem e texto verbal e constituindo formas textuais multimodais.
São aqueles que envolvem o uso de diferentes linguagens. Neste sentido, a maioria dos gêneros que circulam socialmente são multissemióticos, pois envolvem no mínimo a linguagem verbal e a visual (fotos, ilustrações, cores). Um poema visual, por exemplo, configura-se como um texto verbo-visual.
Os textos multimodais são de grande importância para a comunicação, isso porque é por meio destes que duas ou mais modalidades de formas linguística podem ser empregadas.
Dessa maneira, a estratégia multimodal prioriza cinco componentes-chave que favorecem a mudança de práticas e comportamentos, quais sejam: mudança no sistema, que está relacionado à infraestrutura da insti- tuição; educação e formação dos profissionais de saúde; avaliação e feedbackda Higienização das Mãos; lembretes ...
A educação multimodal é uma abordagem que reconhece que as pessoas aprendem de maneiras diferentes e se relaciona intimamente com a teoria dos estilos de aprendizagem, oferecendo uma variedade de opções e recursos adaptados às preferências e necessidades individuais.