Quando for feito o alinhamento de direção e detectado que as medidas do cáster estão em desacordo com as medidas especificadas pelo fabricante do veículo; Quando a direção estiver pesada; Quando as rodas tiverem dificuldade para retornar à posição inicial após qualquer deslocamento.
Mas o que é o caster, afinal? O caster nada mais é do que o ângulo que se forma entre o pino mestre da roda do carro em relação ao plano vertical visto de lado. Ele é fundamental para a estabilidade do carro, aderência dos pneus e velocidade final do veículo.
O cáster é a regulagem da inclinação do pino-mestre, que faz a ligação da roda com a suspensão. Nem todos os carros a admitem. Essa regulagem tem como objetivo proporcionar estabilidade direcional.
Para quem tem carro, fazer o caster pode ser um procedimento fundamental. Essa prática está diretamente ligada a aspectos muito importantes do funcionamento do veículo, como segurança e conforto na hora de dirigir.
REGULAGEM DE CASTER, O QUE É? QUANDO FAZER? Entenda a regulagem - Projeto HILUX CAR UP #6
O que causa cáster?
Quando for feito o alinhamento de direção e detectado que as medidas do cáster estão em desacordo com as medidas especificadas pelo fabricante do veículo; Quando a direção estiver pesada; Quando as rodas tiverem dificuldade para retornar à posição inicial após qualquer deslocamento.
Cáster é um ângulo que correspondente a posição da coluna de suspensão para frente ou para trás do veículo, ajudando na estabilidade do veículo, na aderência dos pneus com o piso e na velocidade final do mesmo.
Camber é o grau que mede a inclinação da roda em relação a um plano vertical quando se está em contato com o solo, o que controla a rolagem das rodas. Já o caster se refere a inclinação entre o pino mestre da roda em relação ao plano vertical.
Olhe a parte da frente do seu veículo, os pneus devem estar o mais perto possível do ângulo reto, ou seja, 90º, este seria o ângulo ideal, pois um lado nunca pode estar mais inclinado que o outro. A grande maioria dos veículos não possuem regulagem de cambagem, há casos em que estão fora dos padrões de fábrica.
Você mesmo pode identificar alguma anomalia aparante que pode indicar a necessidade de ajustar a cambagem. A dica é verificar se há um desgaste maior na parte interna da banda de rodagem do pneu; neste caso o problema é a cambagem negativa.
Dessa forma, a cambagem é indicada quando o veículo sofreu algum tipo de dano no conjunto de suspensão e está fora de seu ângulo ideal, o que pode causar desgaste irregular dos pneus, desestabilização do automóvel, vibrações no volante e em casos que o carro está puxando para um lado ou outro.
Quais comportamentos no veículo o ângulo de cáster proporciona?
Caster é o ângulo de inclinação da suspensão da roda com relação a um plano vertical. Pode ser negativo (para frente) ou positivo (para trás) e é responsável por proporcionar a estabilidade direcional do veículo.
Os valores para o serviço de cambagem podem variar a depender da quantidade de rodas a serem consertadas, a gravidade do problema, a sua localidade, os profissionais, dentre outros fatores. Em média, este serviço custa entre R$260 e R$550 – ou seja, cerca de R$100 por roda.
O caster é uma das medidas de estabilidade de um carro, que indica o ângulo formado pelos eixos dianteiro e traseiro. Ele é importante para a estabilidade do veículo em movimento e também para a manutenção da direção, pois é o que garante que as rodas estejam sempre paralelas entre si.
O ângulo de caster influencia diretamente na dirigibilidade de uma moto, pois é ele quem dá elasticidade a ciclística, em motos custom (estradeiras), o ângulo de caster é maior, proporcionando melhor estabilidade em altas velocidades, porém dificultando as manobras e a pilotagem em baixa velocidade.
Antes de qualquer coisa precisamos explicar a origem da expressão: “camber” é um ângulo que as rodas possuem em relação ao eixo perpendicular ao solo, logo, “cambagem” é como se chamou o processo para ajustar este ângulo.
R$208,00. O caster é um ângulo formado entre a coluna de direção e o plano vertical. É um dos três ângulos de alinhamento, juntamente com a convergência e a cambagem. O caster ideal é especificado pelo fabricante do veículo.
Especialmente desenvolvida para soldar componentes e Placas de Circuito Impresso em geral. A qualidade da solda CAST, considerada uma das melhores do mundo, é um item crucial na soldagem e ressoldamento elétrico e eletrônico, garantindo sempre uma excelente qualidade da soldagem e perfeito contato elétrico.
Não é possível fornecer valores gerais para a geometria e o balanceamento do veículo, visto que pode haver modificação de preço de acordo com a região onde está o motorista e também por conta do modelo do veículo. Esses serviços, em geral, podem custar de R$120 a R$250 reais.
Qual é a cambagem correta? A cambagem correta é a nula, quando a banda de rodagem de todos os pneus do veículo está reta em relação ao solo, no ângulo de 90º.
Pode ser amortecedor, mola, manga de eixo ou qualquer outra peça da suspensão que tenha sido afetada. A cambagem não existe, não está prevista em nenhum manual de montadora.
É normal que o Uno “abra” um pouco a suspensão traseira quando carregado, por causa do sistema de feixe de molas. Ainda mais o Way, que é 2cm mais alto que os demais. Uno-sx 1984.