Qual o motivo de uma casa rachar?
A variação térmica é a causa mais comum das fissuras ativas. As diferenças de temperatura causam dilatação e contração dos materiais e, quando não são feitas as juntas de dilatação, surgem as fissuras. É possível notar esse tipo de patologia nas paredes, e principalmente no teto onde a incidência e a área são maiores.Qual o motivo da fissura?
A movimentação térmica, que é originada pela dilatação e contração do material com a variação de temperatura. Essa movimentação é uma das principais causas de fissuras. Esse fenômeno acontece, pois, quando a estrutura se dilata ou contrai, é criada uma zona de concentração de esforços.É normal fissuras em casa nova?
É comum verificar em residências rachaduras em volta de portas e janelas, isso ocorre pois na construção não foram observados alguns elementos construtivos fundamentais para estabilidade da construção.Quando a fissura é perigosa?
Fissuras e trincas não representam alertas graves. Isso porque, não são sinais de comprometimento na estrutura do imóvel. Entretanto, se evoluírem com o tempo, aí sim, se tornam preocupantes. Já as rachaduras na parede são, em geral, perigosas quando se manifestam de forma diagonal.Rachadura, Fissura ou Trinca nas PAREDES, como entender se elas são GRAVES?
Como saber se a casa vai cair?
Veja abaixo os sinais que devem ser observados:
- Trinca nas paredes.
- Água empoçando no quintal.
- Portas e janelas emperrando.
- Rachaduras no solo.
- Água minando da base do barranco.
- Inclinação de poste ou árvores.
- Muros e paredes estufados.
- Estalos.
O que causa fissura em paredes?
A fissura é um corte na parede, causado por falhas no projeto da construção, materiais errados ou execução da obra. Como os tipos de fissuras em paredes são variados, é preciso entender cada situação para saber como resolver e manter a sua casa mais segura.Como saber se a estrutura da casa está comprometida?
Preste atenção na direção das rachaduras, quando apresentadas na diagonal saindo dos cantos de portas, janelas e outras aberturas, também são um forte indício que a estrutura está danificada, o mesmo se aplica para trincas.Como eliminar pequenas fissuras nas paredes?
Uma rachadura na parede simples pode ser consertada em poucas horas. Seja cobrindo com uma camada de massa corrida, gesso ou tinta, é indicado respeitar o tempo de secagem de cada produto. Isso vale especialmente para superfícies que vão receber tinta, pois a umidade dos materiais pode gerar novas rachaduras no futuro.É normal trincar o reboco?
à quantidade de cimento: grandes quantidades de cimento no reboco em relação aos outros agregados faz com que haja maior contração ou quantidade insuficiente de cimento pode diminuir a resistência da argamassa, fatores que também podem provocar fissuras ou trincas.Como saber se a fissura é estrutural?
Direção e profundidade. A direção para onde a rachadura cresce também pode ser um sinal de alerta. Rachaduras inclinadas da diagonal e profundas indicam problemas na estrutura do imóvel. No caso de rachaduras com esse aspecto, é possível que a casa tenha problemas na fundação ou por excesso de peso.O que causa fissura em concreto?
Eles são causados pela rápida perda de água da superfície do concreto antes que endureça. Essas fissuras são geralmente paralelas, rasas e não atingem a borda da laje. A adição de água ao concreto, altas temperaturas, baixa umidade e velocidade do vento são as principais causas de rachaduras plásticas.Como tratar fissuras em paredes de concreto?
Como tratá-las?
- Quando a fissura for menor ou igual a 1mm de largura, deve-se tapar com um tipo de massa flexível, recomendada para pequenas fissuras.
- Quando a fissura for maior que 1 mm de largura, deve-se tapar com um reparo estrutural flexível de maior penetração, recomendado para as fissuras mais críticas.
Qual tipo de rachadura e perigosa?
Uma rachadura na parede se torna perigosa quando começa a comprometer a integridade do imóvel e a segurança dos moradores. Quando elas são superficiais, o principal problema é de ordem estética, já que uma rachadura na parede interna prejudica a pintura e traz um aspecto desagradável para o imóvel.Qual a diferença entre rachadura e fissura?
Trinca: São aberturas mais profundas, possuindo de 1 até 3 mm de espessura. É mais perigosa que uma fissura, pois, além do fato de que é maior, pode acabar impactando a estrutura da construção. Rachadura: É o tipo de abertura mais sério e perigoso dentre os três, necessitando de cuidados urgentes.O que fazer para evitar fissuras na parede?
6 formas de evitar aberturas na parede
- Tenha cuidado com os materiais utilizados para evitar as retrações. ...
- Observe trepidações ou vibrações. ...
- Fique atento às infiltrações. ...
- Evite construir em terrenos instáveis. ...
- Observe a incidência de insetos na sua residência. ...
- Chame um profissional.
É normal pequenas rachaduras na parede?
As rachaduras nas paredes são bastante comuns, mas não podem ser ignoradas, um problema superficial pode se tornar um risco mais grave. Por isso, é sempre bom ficar atento à estrutura da sua casa e corrigir qualquer sinal de trinca que aparecer.Como acabar com fissuras na parede?
Suvinil Selatrinca preenche as trincas de paredes de alvenaria por meio de partículas emborrachadas, que combate infiltrações. É um produto com elasticidade, que acompanha a movimentação natural das trincas e fissuras. Repara Trinca Quartzolit é uma massa acrílica elástica para a correção de fissuras e trincas.Quais são os tipos de fissura?
Quais os tipos de fissuras?
- Fissuras Verticais. As fissuras verticais geralmente são resultado da falta de resistência na argamassa ou no bloco. ...
- Fissuras Horizontais. Estes tipos de fissuras normalmente se formam próximos ao teto ou à base da parede, ou seja, ao chão. ...
- Fissuras Diagonais. ...
- Fissuras em elementos estruturais.