Uso de medicamentos que interferem na produção de saliva (como antidepressivos, antialérgicos, relaxantes musculares e diuréticos); Radioterapia aplicada na região da cabeça e do pescoço; Envelhecimento (idosos tendem a sofrer mais com o problema).
É importante ressaltar que a ingestão de bebidas alcoólicas e o tabagismo alteram a produção salivar e também deixam a boca mais suscetível a outras doenças, como a gengivite e o câncer bucal. Os cuidados com a higiene bucal também interferem no hálito e na salivação.
Na medicina, o termo xerostomia é utilizado para designar a sensação de boca e garganta seca – que pode acontecer por diversos fatores, como desidratação, apneia do sono, respiração pela boca, hábito de fumar, consumir álcool e não cuidar da saúde bucal. Apesar de parecer inofensivo, na verdade, o quadro é preocupante.
No caso dos cálculos das glândulas salivares, as pessoas podem tomar analgésicos, beber mais líquidos, massagear as glândulas, aplicar compressas mornas e estimular o fluxo com suco de limão ou chicletes, balas azedinhas, ou uma combinação deles.
Entre os recursos que podem ser utilizados em casa para combater a boca seca estão a escovação dos dentes pelo menos três vezes ao dia com um creme dental com flúor, o uso diário de fio dental, a ingestão de água ou líquidos não açucarados nas refeições e o uso de balas ou gomas de mascar sem açúcar para estimular o ...
Saliva - Porque Eu Tenho Muita Saliva - Sialorreia
Por que não estou produzindo saliva?
Quando ocorre queda expressiva ou interrupção na produção de saliva, os termos adequados são hipossalivação ou hipossialia. Nesses casos, a boca seca pode ser sinal de doenças nas glândulas salivares, de diabetes mellitus e da síndrome de Sjögren.
O que pode causar a deficiência de B12? Sem saliva, a vitamina B12 não se liga à proteína R e a capacidade do corpo de absorvê-la é inibida. E existem centenas de medicamentos diferentes que podem causar boca seca, resultando em uma produção de saliva muito baixa.
Algumas substâncias ou tratamentos são usados para estimular a produção da saliva, desde alimentos até o uso de medicamentos. Alguns deles são: medicamentos que ajudam a melhorar a umidade da boca; estimulação física, como mascar chicletes ou chupar balas.
Os tipos de medicamento que afetam as glândulas salivares são os seguintes: Anti-histamínicos: Esta categoria de medicamento afeta a produção de saliva. Entre eles estão: Benadryl, Claritin, Zyrtec, etc. Antidepressivos: As pessoas que tomam antidepressivos também apresentam problemas de boca seca.
A gravidez pode causar uma série de problemas de sono, tais como insónia, dificuldade em adormecer, ressonar e apneia do sono. Estas duas últimas condições podem causar uma respiração de boca aberta que, por sua vez, seca a boca e torna mais difícil a produção de saliva.
Ótimas opções de chá para boca seca são o chá de gengibre ou de camomila, que devem ser ingeridos em pequenos goles, várias vezes ao dia. Estas plantas estimulam a produção de saliva e exercem ainda um efeito benéfico em dificuldades de digestão, o que pode ser um problema associado a boca seca.
Se a sensação de boca seca persiste por alguns dias, é recomendado que se consulte um médico, já que a xerostomia pode ser um sintoma de diabetes e de síndrome de Sjögren. Por ano, a Rede D'Or realiza mais de 3,4 milhões de atendimentos médicos de urgência e emergência.
As glândulas salivares são tecidos especializados na produção e secreção de saliva, que lubrifica a boca e a garganta, contém enzimas que dão início ao processo de digestão dos alimentos, contém anticorpos e outras substâncias que ajudam a prevenir infecções.
Em alguns momentos, quando sentimos o cheiro, o sabor, ou nos lembramos de algum alimento, ficamos com água na boca, mas por quê? Ao sentirmos isso, o nosso sistema nervoso estimula a produção de saliva pelas glândulas salivares.
Para diminuir os sintomas de boca seca, beba um pouco de água ao longo do dia, evite fumar e ingerir bebidas com cafeína ou álcool. Para estimular mais o fluxo de saliva, masque chicletes sem açúcar, chupe balas sem açúcar ou use um substituto da saliva recomendado pelo seu médico.
O Halitus Hidrat Spray é um substituto salivar indicado para quem tem os sintomas de boca seca. Por ser de fácil aplicação, pode ser levado na bolsa ou no bolso. Deve ser usado para proteção e conforto da mucosa bucal, ou para aliviar o desconforto causado pela secura bucal.
Alguns hábitos de vida estão muito associados à diminuição e interrupção da produção de saliva, como o tabagismo e o consumo de álcool. Para prevenir essa doença, portanto, é importante evitá-los. Além de evitar a boca seca, você contribuirá para o bem da sua saúde em geral.
O que fazer: é importante manter o corpo hidratado, bebendo pelo menos 2 litros de água por dia, em pequenos goles para manter a mucosa da boca hidratada. Além disso, no caso da menopausa, o ginecologista pode indicar o tratamento de reposição hormonal.
A boca seca pode ser causada, de forma pontual, por estresse ou momentos de grande ansiedade. Mas, quando se torna recorrente, pode ser um sintoma de algo mais complexo, como alguma doença ou o uso de certos medicamentos que favorecem o aparecimento do problema.
Por outro lado, produzir pouca saliva, conhecida como xerostomia, também pode ser preocupante. Embora seja comum sentir a boca seca em situações de ansiedade, estresse ou exposição a baixas temperaturas, se a secura persistir, pode ser um sinal de condições mais graves.
Enxaguatório bucal projetado para a boca seca : escolha um que contenha xilitol, como o Biotene Dry Mouth Oral Rinse. É um produto que também oferece proteção contra a cárie dentária. Evite usar anti-histamínicos e descongestionantes vendidos sem receita : Eles podem piorar os sintomas.
A garganta seca pode ser causada por beber pouca água durante o dia, estar em ambientes muito secos, uso excessivo da voz ou exposição a irritantes, podendo ser aliviada com medidas simples como beber bastante líquido, fazer repouso, descansar a voz e evitar substâncias irritantes, por exemplo.