As causas dos tórus não estão bem definidas, mas a hereditariedade e o trauma parecem ser os fatores de maior influência. Além desses, as pesquisas sugerem que a dieta, assim como deficiências de vitaminas, consumo de peixe e dieta rica em cálcio podem colaborar para a formação do tórus palatino.
O torus palatino é um crescimento ósseo (exostose), que ocorre na linha média do palato duro. Ainda se discute se discute se sua origem é genética ou de fatores ambientais, como o estresse mastigatório1.
Quando um adulto desenvolve o tórus mandibular, geralmente está associado com o bruxismo. Esse problema, por sua vez, é ligado ao movimento da mandíbula e à força exercida na região. O bruxismo é um transtorno em que uma pessoa range ou aperta os dentes, geralmente durante o sono.
O torus palatino é um acúmulo ósseo na superfície do palato ou, como é mais comumente conhecido, céu da boca. Esse acúmulo ósseo pode ser semelhante a um nódulo duro ou um “calo” ósseo. Via de regra, é considerado benigno e, em grande parte dos casos, não necessita de remoção.
TÓRUS MANDIBULAR: CAUSAS E TRATAMENTOS (com Dr. Ramiro Murad)
Porque nasce tórus?
As causas dos tórus não estão bem definidas, mas a hereditariedade e o trauma parecem ser os fatores de maior influência. Além desses, as pesquisas sugerem que a dieta, assim como deficiências de vitaminas, consumo de peixe e dieta rica em cálcio podem colaborar para a formação do tórus palatino.
Fonte: Autores (2020). O procedimento de remoção do torus foi realizada sob anestesia por bloqueio regional bilateral dos nervos alveolar inferior e lingual, associado a infiltrações terminais para hemostasia.
CIRURGIA PARA TORUS PALATINO 82000395 10.00.508-0 R$ 167,18 Remoção de exostose em palato com finalidade pré-protética ou quando há algum impacto funcional para o paciente.
A Cirurgia é feita sob anestesia local, por via intra- oral, geralmente a recuperação é extremamente tranquila. A cirurgia consiste na remoção total do torus e regularizando o osso da região palatina... procedimento rápido e com excelente pós-operatório.
Trauma, irritação causada por restaurações dentárias e acúmulo de placa bacteriana sob a gengiva também podem contribuir para o desenvolvimento do fibroma ossificante, mas a causa precisa ainda é desconhecida.
Resultados: Tem-se o percentual de 12,7% com presença de tórus na população de estudo, com um total de 54 sujeitos, sendo a maior parte para o tórus mandibular em 41 indivíduos (75,92%), 19 participantes (35,18%) com tórus palatino e 6 sujeitos (11,11%) com tórus tórus duplo.
O diagnóstico é basicamente clínico quando se observa uma protuberância de consistência óssea em região da rafe mediana no palato duro. Os exames de imagem podem auxiliar na confirmação diagnóstica.
O que fazer quando o osso fica exposto na gengiva?
O que você pode fazer: Observação: Continue monitorando a área. Se as espículas ósseas não estão causando nenhum desconforto e a gengiva está cicatrizando normalmente, pode ser seguro aguardar e permitir que o processo de cicatrização prossiga.
O torus palatino é um crescimento ósseo no meio do céu da boca, que forma um caroço duro, liso ou irregular, e que pode crescer lentamente ao longo da vida, e atrapalhar a mordida ou a mastigação.
Para a técnica de remoção de toros palatinos podem ser utilizados vários tipos de incisões, das quais as mais conhecidas são as incisões em “Y” e “duplo Y”11,12.
Vestibular: aquela que está voltada para o vestíbulo (lábios e bochechas). Lingual: aquela que está voltada para a língua nos dentes inferiores. Palatina: aquela que está voltada para o palato nos dentes superiores.
O custo de uma cirurgia dessas varia conforme a clínica, as necessidades do paciente, o número de horas necessárias, o tipo de material que usou e o risco cirúrgico. Antes de mais nada, o ideal é fazer uma avaliação clínica para avaliar a operação. O valor da consulta tende a ser R$ 150.00 e dura 30 minutos.
“Os hospitais que atendem Componente Bucomaxilofacial e Pacientes com Necessidades Especiais são responsáveis de vários serviços, incluindo o tratamento odontológico sob sedação ou anestesia geral para as Pessoas com Necessidades Especiais.
Você deve procurar um cirurgião Bucomaxilofacial em casos de: Disfunções da mandíbula, mordida torta e dificuldades ao abrir e fechar a boca. Não consegue encostar os lábios em repouso. Ronco, não tem um sono reparador e ou sintomas de Apneia do Sono.
Em qual lugar podemos encontrar mais facilmente um tórus?
Clinicamente o tórus mandibular localiza-se, na maioria dos casos, na superfície lingual da mandíbula, sobre a linha milioidea, na região de pré-molares inferiores.
Estou com um caroço no céu da boca o que pode ser?
Um caroço no céu da boca pode ter várias causas, desde condições benignas até problemas mais sérios. As causas comuns incluem cistos mucosos, abscessos dentários, torus palatino (uma protuberância óssea natural), ou lesões causadas por traumas.
O palato, que é o céu da boca, divide-se em duas partes. A parte anterior possui sulcos e é dura (palato duro). A parte posterior é relativamente mole e macia (palato mole).