O que causou a enchente no Rio Grande do Sul 2024?
As enchentes no Rio Grande do Sul foram causadas por fortes chuvas que começaram a atingir o estado no final do mês de abril de 2024, prolongando-se até maio. Ouça o texto abaixo!
As inundações foram reflexo da quantidade elevada de chuva que caiu no estado desde o dia 27, sob efeito do El Niño, e foram também uma das consequências dos efeitos das mudanças climáticas no mundo.
O Brasil passa por intensas questões climáticas em 2024. Chuvas devastadoras na Região Sul causaram a maior tragédia do Rio Grande do Sul com enchentes que destruíram parte da capital gaúcha e arredores.
Qual foi o motivo da tragédia no Rio Grande do Sul?
Combinação de fatores naturais e ações humanas impulsiona inundações históricas no estado. As chuvas recordes que atingiram o Rio Grande do Sul causaram uma das maiores enchentes da história do estado, expondo a fragilidade de um sistema que combina os efeitos da mudança climática com a negligência humana.
A chuva forte começou em 27 de abril em Santa Cruz do Sul, na Região dos Vales. Sem parar, se estendeu por mais de 10 dias, sobrecarregando as bacias dos rios Taquari, Caí, Pardo, Jacuí, Sinos e Gravataí, que transbordaram e a água invadiu municípios, arrasando cidades e destruindo vidas.
URGENTE! A maior ENCHENTE já vista no Rio Grande do Sul – O que causou tamanha catástrofe?
O que causou o desastre no RS?
As fortes chuvas provocadas pela passagem de um ciclone extratropical pela região Sul deixou, até o momento, 27 mortes no Rio Grande do Sul. O sistema causou ainda enchentes, destelhamento de casas, queda de árvores e quebra de pontes naquele que já é o maior desastre natural dos últimos 40 anos no estado.
De quem é a culpa da enchente no Rio Grande do Sul?
“A culpa da enchente é do planeta. Mas a culpa da tragédia é dos administradores do estado e das cidades”. Em entrevista à Agência Brasil, Reis afirmou que Porto Alegre é área de várzea, de confluência de rios na beira do Lago Guaíba, que alaga sempre que tem enchente.
Qual o nome do fenômeno que aconteceu no Rio Grande do Sul?
O Rio Grande do Sul é um dos Estados mais afetados pelos fenômenos El Niño e La Niña. O primeiro é caracterizado pelo aquecimento das águas superficiais do Oceano Pacífico em sua porção equatorial.
As enchentes podem ser causadas por meio de causas naturais ou antrópicas, sendo à falta de planejamento urbano, poluição, impermeabilização do solo e falta de preservação do meio-ambiente. Imagem mostra enchente.
Qual foi a cidade mais atingida no Rio Grande do Sul?
Eldorado do Sul figura na pior situação, com 66,7% do território afetado por deslizamentos, enxurradas e inundações. Em Porto Alegre, a marca foi de 14,5% da área urbana. O levantamento do MapBiomas fez análises levando em consideração a cobertura e o uso da terra.
As chuvas foram resultado de uma combinação de fatores, entre eles uma massa de ar quente sobre a área central do país, que bloqueia a frente fria que está na região Sul e faz com que a instabilidade fique sobre o Estado, causando chuvas intensas e contínuas.
Como a ciência explica as enchentes no Rio Grande do Sul?
"Os achados do ClimaMeter destacam que as inundações no Rio Grande do Sul foram intensificadas pela queima de combustíveis fósseis, não pelo El Niño”, ressaltou Davide Faranda, pesquisador do Instituto Pierre-Simon Laplace de Ciências do Clima e um dos autores do estudo.
No Rio Grande do Sul, este fenômeno tem causado a formação de um bloqueio atmosférico que impede o avanço das frentes frias vindas do sul do país para outras regiões. Como resultado, as nuvens dessas frentes frias permanecem estacionárias sobre o estado, descarregando volumes significativos de chuva.
Desta vez, contudo, ocorreu no estado a enchente mais forte de toda a história, que ele atribui, em parte, à mudança climática causada pelo excesso de gás carbônico na atmosfera.
As inundações são reflexo da quantidade elevada de chuva que cai no estado desde o dia 27, sob efeito do El Niño, e são também uma das consequências dos efeitos das mudanças climáticas no mundo. Já choveu o volume esperado para seis meses em algumas cidades neste curto período.
A irresponsabilidade com a população das autoridades locais, o governador Eduardo Leite (PSDB) e o prefeito Sebastião Melo (PMDB), é evidente pelas suas próprias declarações e pelos estudos de órgãos que administram, que anunciavam a tragédia que destruiu casas, pertences e parte da história de milhares de pessoas.
O que aconteceu no Rio Grande do Sul 2024 barragem?
O colapso da estrutura da barragem, que ocorreu no dia 2 de maio de 2024, agravou ainda mais a situação já crítica da região, pois a elevação do Rio das Antas, seguida do Rio Taquari por conta das fortes chuvas, alcançou mais de 30 metros de altura, ultrapassando o ponto mais alto das barragens afluentes, ...
Quem pode ser responsabilizado pelas enchentes do Rio Grande do Sul?
A responsabilidade civil da União, no contexto das enchentes no Rio Grande do Sul, é um tema de grande relevância jurídica e social. As enchentes que assolaram o Estado causam danos significativos às populações locais, afetando a vida, a saúde, a segurança e a propriedade dos cidadãos.
Como aconteceu às enchentes no Rio Grande do Sul 2024?
A enchente no Rio Grande do Sul foi o evento de cheia e transbordamento dos rios resultante de chuvas volumosas que começaram a atingir esse estado brasileiro a partir do dia 27 de abril de 2024.
A previsão para o inverno indica predomínio de chuva abaixo da média, porém não se descarta a ocorrência de chuva ligeiramente acima da média em áreas pontuais do litoral sul de São Paulo, devido a passagem de frentes frias.
Quantos metros chegou a enchente do Rio Grande do Sul?
Na madrugada desta quinta-feira (9), à 1h, o nível do rio chegou ao pico com 27,39 metros. O recorde anterior é de 6 de abril de 1956, quando o Rio Taquari em Estrela chegou a 28,86 metros. A enchente com a maior elevação ocorreu em 1941, alcançando 29,92 metros.