Anita Malfatti nasceu em 02 de dezembro de 1889, na cidade de São Paulo. Seu pai era um engenheiro italiano e sua mãe, uma pintora estado-unidense. O convívio com a mãe contribuiu para o seu interesse pela arte. No entanto, a menina tinha uma atrofia no braço direito.
Anita Catarina Malfatti nasceu na cidade de São Paulo em 2 de dezembro de 1889. Era filha de imigrantes – um engenheiro italiano e uma pintora estadunidense. Ela tinha uma deficiência física: o braço e a mão direita nasceram atrofiados, isto é, não completamente desenvolvidos.
Na sua fase final, em seu período de reclusão, afirmou que estava pintando à vontade e que fazia “arte popular brasileira". Anita morreu na cidade de São Paulo, aos 75 anos.
Qual foi a obra de Anita Malfatti que causou polêmica na Semana de Arte Moderna?
Pintura mais conhecida de Anita Malfatti, o Homem Amarelo, assim como toda a obra da artista, foi causador de muitas controvérsias. Anita foi alvo de inúmeras críticas pelo fato de seu trabalho fugir ao convencional, conforme propunham as vanguardas modernistas.
“Eu pinto aspectos da vida brasileira, da vida do povo”, dizia a artista que sempre defendeu o fazer da arte popular brasileira. Anita Malfatti tem um posto incontestável na história da arte do Brasil.
A pintora viveu por mais de dez anos em Diadema, acompanhando a emancipação da cidade, em dezembro de 1958. O livro Anita Malfatti no Tempo e no Espaço, de Marta Rossetti Batista, traz reprodução do trecho de uma carta que ela escreveu a outro modernista, Mário de Andrade, no qual ela relatava os encantos de Diadema.
O ato de educar é algo que Anita aprendeu com sua mãe, que também ensinava pintura como forma de sustento e ensinou o básico para a artista quando ela era criança. Além de dar aulas, fazia exposições e participou de grupos importantes da Família Artística Paulista e Sindicato de Artistas Brasileiros.
Qual artigo acabou atrapalhando a performance de Anita Malfatti em 1917?
Sobre a exposição de Anita Malfatti, em 1917, que muito influenciaria a Semana de Arte Moderna, Monteiro Lobato escreveu, em artigo intitulado Paranóia ou Mistificação: Há duas espécies de artistas.
O que Anita Malfatti fez de importante na história?
Anita Malfatti foi uma artista do modernismo brasileiro, estilo de época inaugurado na Semana de Arte Moderna de 1922. Esse movimento realizou uma quebra com a arte tradicional, isto é, a arte acadêmica, com o intuito de criar uma arte independente e nacional.
Ele se mostra oprimido. A ansiedade do homem pode ser sentida através de sua expressão tensa e de seus olhos que perscrutam acima do ombro direito. Seu rosto, voltado para a direita, deixa à vista apenas uma pequenina parte da orelha do mesmo lado. As vestes do homem amarelo também revelam a sua apreensão.
A ideia de se retratar a “boba”, envolvia uma aposta no retratismo um tipo de reciprocidade que a sociabilidade europeia não engendraria nesse gênero, algo capaz de trazer para o campo da pintura uma teatralidade complexa e contigua a elementos ditos congeniais das vanguardas, no Brasil.
Onde e como ocorreu a exposição de Anita Malfatti?
A Exposição de Pintura Moderna - Anita Malfatti, realizada em São Paulo, entre 12 de dezembro de 1917 e 11 de janeiro de 1918, é considerada um marco na história da arte moderna no Brasil e o "estopim" da Semana de Arte Moderna de 1922, nos termos do historiador Mário da Silva Brito.
Na vida pessoal, Anitta assumiu o namoro com produtor musical Murda Beatz em junho de 2022. Ourtas relações já assumidas foram com o apresentador Gui Araújo, em 2020, mas a relação só durou dois meses. Já foi apontada como affair do fotógrafo e artista plástico Lucas Omulek.
Anitta nasceu em Honório Gurgel, no Rio de Janeiro, Brasil, em 30 de março de 1993. Ela é a filha mais nova da artesã paraibana Miriam Macedo com o vendedor mineiro Mauro Machado. Seu irmão, Renan Machado, trabalha como seu produtor artístico. Seu pai divorciou-se de sua mãe Miriam quando Anitta ainda era pequena.
A Semana de Arte Moderna de 1922, um dos marcos culturais da história do Brasil, começou há exatos 100 anos. E após um século, o atrito entre Monteiro Lobato e Anita Malfatti, dois dos principais artistas da época, ainda é lembrado por quem estuda o tema.
Seu pai, o italiano Samuel Malfatti, era engenheiro. Sua mãe, dona Elisabete, de nacionalidade americana, era pintora, desenhista, falava vários idiomas e tinha uma sólida cultura, cuidando pessoalmente da educação da filha.
Anita Malfatti (considerada a precursora do movimento modernista no Brasil com sua exposição inovadora individual em 1914, antes mesmo da Semana de Arte Moderna), Zina Aita (pintora, desenhista e ceramista), Regina Graz (artista têxtil) e Guiomar Novaes (pianista).