A comida espacial pode ser enlatada, embrulhada em papel alumínio, com baixa umidade, pré-cozida e desidratada. No último caso, a ESA explica que o alimento não pode ser consumido até que seja reidratado com água quente. Os astronautas têm até pequenos fornos para aquecer os alimentos até a temperatura necessária.
Como o olfato é um elemento complementar ao paladar, sua ausência faz com que o sabor dos alimentos fique comprometido. Por conta desse detalhe, os astronautas valorizam comidas com sabores fortes, comidas apimentadas, ácidas e doces.
Além de correr o risco de engasgar os astronautas com as migalhas, comer pães pode deixar pedaços capazes de danificar os equipamentos da ISS. Sal e pimenta também são banidos no espaço pelo mesmo motivo, ainda mais porque as partículas podem entrar na boca, ouvidos ou narizes da tripulação.
Vegetais e frutas que podem ser armazenadas sem refrigeração são consumidos normalmente pelos astronautas. Mas outros alimentos que não são in natura também são muito apetitosos. Há também bebidas disponíveis para a tripulação, de forma desidratada.
Portanto, os astronautas não têm peso e podem dormir sob qualquer orientação. Mas eles precisam se segurar para não flutuar durante o sono e esbarrar em um objeto delicado. Na ISS, a tripulação dorme em sacos de dormir dentro de pequenas cabines, cada uma com tamanho suficiente para acomodar apenas uma pessoa.
Atividades de higiene são realizadas com toalhas úmidas
Elas eram realizadas da mesma forma como acontece na Terra. A única diferença é a ausência de pias. Assim como o banho, essas atividades também deveriam ser realizadas mediante o uso de toalhas umidecidas.
A água flutua no espaço, então os astronautas não podem simplesmente beber direto de uma garrafa. Em vez disso, eles usam um dispositivo especial chamado squeeze bottle. Esse dispositivo é um tubo plástico com uma bolsa de água na ponta.
Nasa festeja: astronautas bebem quase 100% da própria urina - Transformação de 98% dos líquidos em água potável é marco importante rumo a futuras missões espaciais tripuladas em áreas afastadas da Terra, onde não é possível o reabastecimento.
Os dejetos são desidratados, desinfetados, compactados e armazenados para posterior remoção (após a nave aterrissar). Já os dejetos líquidos são lançados no espaço, isso mesmo, mas não se preocupe, as gotas se evaporam rapidamente, e por isso não tem perigo algum de chegarem até nós.
Então, para se limparem, os astronautas usam uma toalha umedecida com água morna misturada com sabão. A mistura fica numa garrafa estilo saquinho. Para umedecer a toalha, o astronauta aperta-o gentilmente e empurra o tecido para cima das bolinhas flutuantes de água ensaboada. Depois, é só passar pelo corpo.
Os principais métodos conhecidos hoje incluem: congelamento, desidratação ou termoestáveis. Ao embarcarem, os astronautas recebem pequenas bolsas de comida, que contém essas refeições já prontas. Empresas especializadas nesses processos elaboram os alimentos. Para preparar os alimentos, os astronautas utilizam àgua.
Os alimentos são devidamente desidratados e embalados a vácuo, para que não estraguem. Antes de comer, os astronautas precisam utilizar uma câmara de reidratação para devolver a água aos alimentos e depois aquecê-los.
O astronauta, homem ou mulher, deve sentar no vaso colocando sobre as coxas barras de estabilização, as quais estão ligadas as laterais do vaso sanitário. No momento da evacuação, como no caso da urina, e ligada à sucção que 'puxa' as fezes para o interior do vaso. Elas depois são eliminadas no espaço", comenta Thais.
Peggy Whitson detém o recorde entre os astronautas da Nasa, com 675 dias, seguida por Jeff Williams, com 534 dias. Veja os recordistas da Nasa: Peggy Whitson: 675 dias. Jeff Williams: 534 dias.
Resposta. Água é matéria, a gravidade mantém a matéria perto ou tenta atrair o máximo possível para o centro da Terra, por isso ela não vai pro espaço. Essa massa de água possui mais água que a Terra (nada menos do que a quantidade de água da Terra multiplicada em 140 trilhões de vezes).
Os astronautas acrescentam água para aquecer ou resfriar os alimentos e comê-los. E eles podem também levar uma refeição especial que relembre sua casa – e que também precisa ser cuidadosamente formulada e termoestabilizada. Mas existem alimentos que não são adequados.
Ter relações sexuais ou se masturbar: Diferentemente da regra anterior, essa é uma proibição estabelelcida pela Estação Espacial Internacional (ISS). Mesmo se quisessem, os astronautas dificilmente teriam alguma privacidade já que as rotinas de trabalho costumam ser bem intensas.
Calma, de fato o som não pode se propagar no espaço aberto —como não há moléculas no ambiente, as ondas sonoras não são transmitidas. O resultado de um grito, por exemplo, seria o silêncio.
📻 A bordo da estação, também existe um rádio Ham comunicador, onde a tripulação pode conversar com qualquer pessoa em solo terrestre. Para falar com um astronauta que esteja na ISS, basta um bom equipamento, a frequência correta e esperar que a estação orbital passe sobre a região.
Durante a sua estadia na Estação Espacial Internacional (ISS), os astronautas têm de viver e trabalhar num ambiente muito diferente do ambiente da Terra. Não obstante, os astronautas têm de fazer a higiene pessoal, ir à casa de banho, comer, beber e manter-se em forma e saudáveis.
Atualmente, na data em que esta matéria foi publicada, há 10 pessoas na órbita do planeta Terra. Entre elas, estão astronautas da Rússia, China e Estados Unidos, em diferentes estações espaciais.