O que deixar no imóvel após a venda?

Se no contrato constam somente os dados do imóvel, sem quaisquer detalhes, o antigo proprietário “entenderá” que poderá retirar os lustres, ar condicionado, persianas, chuveiros, além de todo o mobiliário do imóvel. Não há qualquer irregularidade nisto, pois de fato, tais objetos não integram o imóvel.
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O que fazer após a venda de um imóvel?

Os primeiros passos
  1. Reunir todos os documentos necessários. O primeiro passo, logo depois de fechar a compra, é reunir todos os documentos importantes sobre você – o dono titular- e sobre o imóvel. ...
  2. Fazer o contrato. ...
  3. Escritura de imóvel. ...
  4. Registro de Imóvel.
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Quanto tempo posso ficar na casa após a venda?

Você pode fazer esse comunicado por escrito ou por meio de canais eletrônicos, como e-mail ou WhatsApp, desde que registre o aviso. A desocupação de imóvel deve ocorrer em até 30 dias, a contar do dia em que o comunicado foi feito. Além disso, a propriedade deve ser entregue nas mesmas condições em que foi alugada.
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O que fazer depois da escritura de compra e venda?

É imprescindível que após a lavratura e assinatura da Escritura Pública de Compra e Venda do Imóvel, o título seja encaminhado ao registro perante ao Cartório de Registro de Imóveis da região onde se localiza o imóvel, pois ao contrário do que muitos pensam, a propriedade só se consolida pelo registro.
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Quando posso pegar as chaves do imóvel?

No dia do recebimento das chaves, é assinado um termo que confirma que o imóvel passa para a posse de quem o comprou. Esse documento é chamado de Termo de Entrega de Chaves, que encerra relação contratual entre cliente e construtora e, por isso, só é assinado depois da última vistoria do apartamento.
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Como é o processo de Compra e Venda de imóveis ?

Como funciona a entrega das chaves do imóvel?

O que é a entrega de chaves

A entrega de chaves é o ato formal de transferir a posse ou propriedade de um imóvel do vendedor ou locador para o comprador ou locatário. Em outras palavras, é nesse momento que as chaves físicas de uma casa ou apartamento são oficialmente entregues de uma parte para a outra.
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O que é pago na entrega das chaves?

Até a entrega das chaves de um imóvel, geralmente é responsabilidade do proprietário ou da construtora/empreendedora arcar com as despesas de condomínio.
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Qual o valor da taxa de registro de imóvel no cartório?

Registro: A taxa de registro é cobrada diretamente pelo Cartório de Registro de Imóveis e também pode variar de acordo com as leis de cada estado. Em média, custa aproximadamente 1% do valor venal do imóvel. Portanto, para um imóvel com valor de R$ 300 mil, você deverá pagar em média 3 mil reais pela taxa de registro.
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Qual o prazo para registrar o imóvel no cartório?

188 da Lei de Registro Públicos, que fixa o prazo de 30 dias para que o Cartório de Registro de Imóveis proceda ao registro de um determinado título.
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O que acontece se não registrar o imóvel em 30 dias?

Não vai ter uma sanção expressa. O fato é que não há prazo para esse registro. Você pode demorar 1 dia, 1 semana ou 10 anos, mas quanto mais demorar é pior pois você pode simplesmente perder a propriedade do imóvel.
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Como comunicar a saída de um imóvel?

Ainda é preciso seguir os passos:
  1. Avisar a imobiliária com 30 dias de antecedência;
  2. Entregar o imóvel nas mesmas condições;
  3. Apresentar a quitação de luz, água, gás e condomínio;
  4. Entregar as chaves.
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Qual a garantia de um imóvel usado?

Imóveis usados também têm garantia? Sim! Tanto a aquisição de imovel usado quanto a do novo são cobertas pela garantia de cinco anos, de acordo com o Código de Defesa do Consumidor. No entanto, vale ressaltar que a vigência começa a valer a partir do momento em que o proprietário recebe a casa ou o apartamento pronto.
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Quanto tempo guardar contrato de compra e venda?

Contratos em geral precisam ser conservados até que o vínculo entre as partes seja desfeito, segundo o Procon-SP.
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O que fazer depois de assinar a escritura?

Após fazer a escritura, é necessário registrá-la para que ocorra a transferência do imóvel. A escritura deve ser registrada no cartório de registro de imóveis no qual se encontra o imóvel. O registro da escritura altera o histórico do imóvel dizendo quem é seu novo proprietário.
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Quem vende um imóvel tem que declarar imposto de renda?

Passo a passo para declarar venda de imóveis

É só preencher os dados pessoais do comprador e o valor da venda no campo “Discriminação”. Porém, é preciso zerar o saldo. Caso parte do dinheiro da venda do imóvel tenha sido usada para o pagamento de outro, o contribuinte deve inserir no campo “Discriminação” da casa nova.
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Quem paga a documentação na venda de um imóvel?

Ocorre que o Código Civil, em seu art. 490, traz dispositivo explícito sobre quem deve arcar com estes custos: o vendedor, com exceção das certidões em nome do comprador e seu cônjuge, conforme observa-se no transcrito abaixo: “Art. 490.
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Qual o valor para fazer escritura do imóvel em 2023?

Quanto custa para passar um imóvel para o meu nome 2023? O custo para passar um imóvel para o seu nome pode ficará normalmente entre 3% e 5% do valor total do imóvel. Por exemplo se uma casa tem o valor de R$300 mil, os custos para essa mudança serão de R$9 mil a R$15 mil.
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O que pode impedir o registro de um imóvel?

Alguns dos principais impedimentos para o registro de um imóvel incluem documentação irregular, dívidas ou ônus pendentes sobre a casa ou apartamento, problemas de titularidade, falhas nas certidões, inconsistências nas informações cadastrais e até questões judiciais em andamento relacionadas à propriedade, por exemplo ...
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O que vem primeiro pagamento ou escritura?

Antes de fazer a escritura do imóvel é preciso pagar o ITBI, o Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis. Ele é calculado através de um percentual sobre o valor total do bem, definido pelas prefeituras de cada município.
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O que é mais caro escritura ou Registro de Imóveis?

Escritura: R$ 7.080,00* ITBI: R$ 8.000,00* Registro: R$ 5.140,00*
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Quanto fica a escritura de um imóvel de 200 mil?

Em geral, é cobrado um percentual definido entre 2% e 3% do valor venal ou real do imóvel. Para saber ao certo o valor venal de seu imóvel, o ideal é consultar diretamente a Prefeitura. Se um imóvel vale R$ 200 mil, por exemplo, e a taxa é de 3%, o registro irá custar R$ 6 mil.
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Qual é o documento mais importante de uma casa?

O documento de compra e venda de um imóvel mais importante é o comprovante de identidade, que pode ser o RG ou a CNH. Com esses documentos, é possível identificar quem está comprando o imóvel e assim garantir a segurança da transação.
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Quem assina o recibo de entrega das chaves?

O termo de entrega de chaves é o documento assinado entre vendedor e comprador, ou entre locador e locatário, que formaliza por escrito o ato jurídico solene de transmissão da posse do imóvel.
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Quem entrega as chaves?

As chaves, assim como o documento de entrega de chaves, costumam ser entregues ao novo proprietário, mas também podem ser entregues a um representante autorizado legalmente.
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Quem assina o termo de entrega de chaves?

Após a vistoria final e a resolução de quaisquer pendências, o inquilino entrega as chaves do imóvel ao representante do proprietário ou da imobiliária. E o termo de entrega de chaves é então assinado por ambas as partes.
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