O que fazer após a venda de um imóvel?
Os primeiros passos
- Reunir todos os documentos necessários. O primeiro passo, logo depois de fechar a compra, é reunir todos os documentos importantes sobre você – o dono titular- e sobre o imóvel. ...
- Fazer o contrato. ...
- Escritura de imóvel. ...
- Registro de Imóvel.
Quanto tempo posso ficar na casa após a venda?
Você pode fazer esse comunicado por escrito ou por meio de canais eletrônicos, como e-mail ou WhatsApp, desde que registre o aviso. A desocupação de imóvel deve ocorrer em até 30 dias, a contar do dia em que o comunicado foi feito. Além disso, a propriedade deve ser entregue nas mesmas condições em que foi alugada.O que fazer depois da escritura de compra e venda?
É imprescindível que após a lavratura e assinatura da Escritura Pública de Compra e Venda do Imóvel, o título seja encaminhado ao registro perante ao Cartório de Registro de Imóveis da região onde se localiza o imóvel, pois ao contrário do que muitos pensam, a propriedade só se consolida pelo registro.Quando posso pegar as chaves do imóvel?
No dia do recebimento das chaves, é assinado um termo que confirma que o imóvel passa para a posse de quem o comprou. Esse documento é chamado de Termo de Entrega de Chaves, que encerra relação contratual entre cliente e construtora e, por isso, só é assinado depois da última vistoria do apartamento.Como é o processo de Compra e Venda de imóveis ?
Como funciona a entrega das chaves do imóvel?
O que é a entrega de chavesA entrega de chaves é o ato formal de transferir a posse ou propriedade de um imóvel do vendedor ou locador para o comprador ou locatário. Em outras palavras, é nesse momento que as chaves físicas de uma casa ou apartamento são oficialmente entregues de uma parte para a outra.
O que é pago na entrega das chaves?
Até a entrega das chaves de um imóvel, geralmente é responsabilidade do proprietário ou da construtora/empreendedora arcar com as despesas de condomínio.Qual o valor da taxa de registro de imóvel no cartório?
Registro: A taxa de registro é cobrada diretamente pelo Cartório de Registro de Imóveis e também pode variar de acordo com as leis de cada estado. Em média, custa aproximadamente 1% do valor venal do imóvel. Portanto, para um imóvel com valor de R$ 300 mil, você deverá pagar em média 3 mil reais pela taxa de registro.Qual o prazo para registrar o imóvel no cartório?
188 da Lei de Registro Públicos, que fixa o prazo de 30 dias para que o Cartório de Registro de Imóveis proceda ao registro de um determinado título.O que acontece se não registrar o imóvel em 30 dias?
Não vai ter uma sanção expressa. O fato é que não há prazo para esse registro. Você pode demorar 1 dia, 1 semana ou 10 anos, mas quanto mais demorar é pior pois você pode simplesmente perder a propriedade do imóvel.Como comunicar a saída de um imóvel?
Ainda é preciso seguir os passos:
- Avisar a imobiliária com 30 dias de antecedência;
- Entregar o imóvel nas mesmas condições;
- Apresentar a quitação de luz, água, gás e condomínio;
- Entregar as chaves.
Qual a garantia de um imóvel usado?
Imóveis usados também têm garantia? Sim! Tanto a aquisição de imovel usado quanto a do novo são cobertas pela garantia de cinco anos, de acordo com o Código de Defesa do Consumidor. No entanto, vale ressaltar que a vigência começa a valer a partir do momento em que o proprietário recebe a casa ou o apartamento pronto.Quanto tempo guardar contrato de compra e venda?
Contratos em geral precisam ser conservados até que o vínculo entre as partes seja desfeito, segundo o Procon-SP.O que fazer depois de assinar a escritura?
Após fazer a escritura, é necessário registrá-la para que ocorra a transferência do imóvel. A escritura deve ser registrada no cartório de registro de imóveis no qual se encontra o imóvel. O registro da escritura altera o histórico do imóvel dizendo quem é seu novo proprietário.Quem vende um imóvel tem que declarar imposto de renda?
Passo a passo para declarar venda de imóveisÉ só preencher os dados pessoais do comprador e o valor da venda no campo “Discriminação”. Porém, é preciso zerar o saldo. Caso parte do dinheiro da venda do imóvel tenha sido usada para o pagamento de outro, o contribuinte deve inserir no campo “Discriminação” da casa nova.