Os orgulhosos não aceitam facilmente conselho ou repreensão (ver Provérbios 15:10; Amós 5:10). Usam uma atitude defensiva para justificar e racionalizar suas fraquezas e falhas (ver Mateus 3:9; João 6:30–59). Os orgulhosos dependem do mundo para lhes dizer se têm valor ou não.
O orgulho leva a pessoa à destruição, e a vaidade faz cair na desgraça. É melhor ter um espírito humilde e estar junto com os pobres do que participar das riquezas dos orgulhosos. Quem presta atenção no que lhe ensinam terá sucesso; quem confia no SENHOR será feliz.
Para Deus, ser orgulhoso, é o mesmo que se afastar de tudo que nos liga a Ele. Isso porque, o orgulho representa a superioridade entre os irmãos, o que não demonstra em nada os ensinamentos dEle para nós. “O orgulho vem antes da destruição; o espírito altivo, antes da queda” (Provérbios 16, 18).
O orgulho pode separar-nos de Deus e das outras pessoas. A Bíblia diz em Lucas 18:14: “Digo-vos que este desceu justificado para sua casa, e não aquele; porque todo o que a si mesmo se exaltar será humilhado; mas o que a si mesmo se humilhar será exaltado.”
O orgulhosos acredita que todos devem lhe obedecer até mesmo Deus e, por isso, se afasta do caminho que leva a Deus e cai. O outro exemplo é do jovem rico que narra o Evangelho. Acredita ser bom e fazer tudo que Deus quer, mas não é desapegado, não é livre e ao se afastar de Deus, fica triste.
Pessoas que são muito orgulhosas, tendem a ter uma postura de não-aceitação e muitas vezes são vistas como teimosas e cabeças-duras. Elas não dão o braço a torcer, mesmo que saibam que isso pode prejudicá-las. É muito comum perceber isso, em uma discussão de casal.
Das profundezas do seu coração, Deus odeia o orgulho: “ Tu repreendes os orgulhosos; malditos os que se desviam dos teus mandamentos ” (Sl 119.21). “ O Senhor dos Exércitos o planejou para abater todo orgulho e vaidade e humilhar todos os que tem fama na terra ” (Is 23.9).
O cerne do orgulho é a inimizade para com Deus e para com nossos semelhantes. O orgulho é um pecado muito mal compreendido, e muitos pecam por ignorância (ver Mosias 3:11; 3 Néfi 6:18). Nas escrituras, o orgulho nunca é considerado justo — sempre é pecado.
O orgulho é considerado o mal supremo. Ao lado dele os outros vícios – falta de castidade, raiva, avareza, vaidade – se tornam pequenos. É pelo orgulho o diabo se tornou diabo. A presunção leva aos outros vícios.
Sejam todos humildes uns para com os outros, porque “Deus se opõe aos orgulhosos, mas concede graça aos humildes”. Portanto, humilhem‑se debaixo da poderosa mão de Deus, para que ele os exalte no devido tempo. Lancem sobre ele toda a sua ansiedade, porque ele cuida de vocês.
As diversas formas do orgulho se manifestam de maneira sutil e nem sempre são facilmente reconhecíveis. Alguns exemplos incluem arrogância, prepotência, vaidade, teimosia, ressentimento, falta de empatia e julgamento.
Pessoas que sempre tem razão, não ouvem a opinião alheia, não aceitam estar erradas, se sentem superiores aos demais, são autoritárias, arrogantes e insensíveis, essas são algumas das características de uma pessoa orgulhosa.
Psicólogos acreditam que pessoas orgulhosas possuem conflitos internos originados da infância ou de experiências traumáticas em outros momentos da vida. A negligência parental costuma ser o principal motivo para a necessidade desesperadora de compensar qualquer falha ou comportamento negativo.
O orgulho é a raiz de todo pecado, não importa qual pecado. O orgulho tirou satanás do céu. E Deus rejeita e odeia o orgulho porque, quem é orgulhoso está dizendo para si mesmo e para os outros: "Eu sou Deus e não preciso de Deus". A Bíblia ensina que o orgulho vem antes da destruição.
O orgulho é ilusório, rancoroso, amargo. Na sua raiz, declara: “Eu não quero que Deus seja Deus! Eu quero ser Deus! Prefiro que alguém ou qualquer coisa seja Deus, exceto o próprio Deus!” O orgulho é arrogante – isto é, o orgulhoso atribui a si próprio o status, os direitos e méritos de outro.
O SENHOR detesta todos os orgulhosos; eles não escaparão do castigo, de jeito nenhum. Quem é bom e fiel recebe o perdão do seu pecado, e quem teme o SENHOR escapa do mal.
Já, o orgulho, se alimenta de um desejo mais perverso que todos os mencionados anteriormente: o desejo que alimenta o orgulho é o de superioridade. O orgulhoso deseja sentir-se superior aos demais.
Eis algumas maneiras pelas quais você pode saber se tem problemas com o orgulho: se você tem opinião sobre tudo, se julga as pessoas, se não se permite ser corrigido, se você se rebela contra a autoridade, se quer levar todo o crédito para si ou se diz “Eu” com muita frequência, esses são sinais de orgulho.