O que não pode faltar no PPP da escola?
O projeto político pedagógico precisa ter o caráter de um documento formal, mas também deve ser acessível a todos os integrantes da comunidade escolar. Ele determina, em linhas gerais, quais os grandes objetivos da escola, que competências ela deve desenvolver nos alunos e como pretende fazer isso.Quais são os itens que compõem o PPP?
Um Projeto político-pedagógico deve conter necessariamente as seguintes partes: identificação, diagnóstico do estabelecimento de ensino (marco situacional), princípios didático-pedagógicos (marco conceitual) e planejamento das ações da escola (marco operacional).Quais são os três eixos indispensável na proposta do PPP?
Segundo Vasconcellos (2010) o PPP está estruturado em três marcos, são eles: Marco Situacional, Marco Conceitual e Marco Operacional. De início é preciso analisar o contexto em que a instituição está inserida, isto é a delimitação da situação atual, e para tal análise nos amparamos nos estudos.O que deve constar na apresentação do PPP?
Segundo especialistas, a elaboração do projeto político-pedagógico precisa contemplar a missão, a clientela, dados sobre aprendizagem, relação com as famílias, recursos, diretrizes pedagógicas, plano de ação da escola.Projeto Político Pedagógico [AULA 01] - PPP ATUALIZADO
O que precisa constar no PPP?
Certo. Com o PPP – ou os PPP's em mãos – uma das primeiras coisas a serem avaliadas é conferir se seus dados pessoais estão corretos, tais como nome completo, número da carteira de trabalho, data de nascimento, data de admissão na empresa, dentre outros.Quais os 5 princípios do PPP?
De acordo com Veiga (1991, p. 82), os princípios do PPP são: igualdade, qualidade, gestão democrática, liberdade/autonomia e valorização do magistério. Esses possuem um caráter permanente e fundamentado nas ações pedagógicas.Quais os 3 pilares do PPP?
Quais são os pilares do PPP?
- Pilar 1: Projeto. O documento deve reunir diferentes projetos que vão ser realizados em um período definido. ...
- Pilar 2: Político. ...
- Pilar 3: Pedagógico. ...
- Identificação da escola. ...
- Missão. ...
- Contexto das famílias das crianças. ...
- Outros elementos importantes.
O que é mais importante no PPP?
É importante lembrar que o planejamento do PPP, diferentemente do plano pedagógico, foca principalmente em ações de longo prazo. Por isso, o mais relevante aqui é definir as estratégias e ações perenes, que continuarão sendo adotadas por muito tempo, a não ser que uma grande mudança no cenário aconteça.Quais os principais pontos do PPP?
Os principais assuntos que devem estar presentes no PPP são:
- Missão da escola;
- Contexto da instituição;
- Projeto pedagógico;
- Currículo escolar;
- Forma de avaliação;
- Composição do corpo docente e administrativo;
- Composição do conselho de pais e mestres;
- Planos de ação específicos;
O que deve constar no PPP da educação infantil?
Para que o PPP seja redigido de maneira precisa, ele deve conter uma visão geral sobre a instituição, especificando quais são as suas particularidades, que competências quer desenvolver nos alunos e como deseja fazê-lo.Quantos anos dura o PPP?
Certas estratégias facilitam a preparação, a revisão e o acesso da equipe ao projeto político-pedagógico: - Não é preciso refazer a missão todo ano. Geralmente, ela dura de dois a cinco anos.O que o PPP deve refletir?
Uma das principais características do PPP é que o documento precisa refletir a realidade da escola. Por isso, é preciso olhar para o panorama atual da instituição a cada avaliação para entender se ajustes serão necessários para atender a situação atual.De quem é a responsabilidade do PPP escolar?
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), em seus artigos 12, 13 e 14, atribui aos estabelecimentos de ensino a incumbência de elaborar e executar, de forma democrática, seus Projetos Pedagógicos.De quem é a responsabilidade de elaborar o PPP?
Este é um serviço do(a) Instituto Nacional do Seguro Social .Como resumir um PPP?
Assim, é preciso descrever as atribuições do corpo docente, dos alunos e da comunidade na qual a escola está inserida. Portanto, precisa elencar objetivamente o resumo das exigências sociais e legais da instituição, além dos indicadores e expectativas de toda a comunidade acadêmica.O que o PPP tem que ter?
O que é um Projeto Político Pedagógico? O Projeto Político Pedagógico (PPP), ou Projeto Pedagógico, é um documento que reúne os objetivos, metas e diretrizes de uma escola. Ele deve ser elaborado obrigatoriamente por toda instituição de ensino, segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB).Como deve ser elaborado o PPP?
O PPP, ao ser elaborado, deve contemplar os riscos informados no PPRA (Programa de Proteção dos Riscos Ambientais) e o resultado dos exames do PCMSO (Programa de Controle Médico da Saúde Ocupacional).Quais são os três marcos do projeto político pedagógico?
O texto do Projeto Político- Pedagógico precisa ser elaborado materializando três aspectos: marco situacional, marco conceitual e marco operacional.Quais são os sete elementos básicos do PPP?
A autora aponta como elementos básicos: as finalidades da escola, a estrutura organizacional, o currículo, o tempo escolar, o processo de decisão, as relações de trabalho e a avaliação.Quem é responsável pela elaboração do projeto político pedagógico?
Normalmente quem está envolvido nesse processo é o coordenador pedagógico. Ele ajuda na coordenação das reuniões que listarão os principais pontos que devem estar presentes no PPP. Ele deve ajudar para que o documento seja elaborado de forma colaborativa, dando voz a todos os envolvidos.Como elaborar um projeto político pedagógico de uma escola?
Como fazer um Projeto Político Pedagógico nas escolas?
- 1 – Envolva a comunidade. ...
- 2 – Utilize linguagem simples. ...
- 3 – Análise e diagnóstico. ...
- 4 – Objetivos e metas. ...
- 5 – Respeite as diretrizes legais. ...
- 6 – Faça um plano de ação. ...
- 7 – Defina as prioridades.